Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouIvandro Batista de Queiroz Alterado mais de 5 anos atrás
1
Mediador : Ivandro Batista de Queiroz Professores da área de Ciências da Natureza (Biologia, Química)
2
Humanizando a prática docente
3
Vamos refletir... O que fazer para “humanizar” a prática ? O processo de ensino e aprendizagem só acontece em um ambiente extremamente disciplinado ? Podemos brincar e, ao mesmo tempo, aprender seriamente ? Ambientação
4
Mudança na estratégia de ensino! Expositiva dialogada BrainstormingEstudo dirigidoRes. de problemas Estudo de casoFórumAula prática
5
Humanizando a prática confiança trabalho em equipe solidariedadeautonomiaRespeito Regras de convivência
8
Aprendizagem ativa – Learning by doing
9
Vamos refletir... O tema estudado deve surgir a partir das necessidades dos alunos(as). Da curiosidade ingênua para a curiosidade científica (Paulo Freire). Contextualizar os temas e estruturá-los numa sequência lógica (objetivos).
11
Pirâmide da aprendizagem
12
Propostas de atividades ExperimentosBlogs Dia de demonstração Debate Passa ou repassa
13
Aprendizagem colaborativa Aprender a dividir o saber, o valor da solidariedade e de valores éticos como norteadores das ações.
14
Vamos refletir... Como organizar na prática a aprendizagem colaborativa ? Quais os benefícios de aprender e ensinar em colaboração ? Quais as dificuldades de trabalhar com a aprendizagem colaborativa ?
15
Brainstorm – Tempestade de ideias Temas propostos : Célula Bioma caatinga População mundial
16
Grupos de trabalho Formar grupos pequenos (entre 5 ou 6 pessoas), dividindo a classe por igual. Observar sempre o desempenho dos alunos ao formar os grupos. Dar um nome e identidade ao grupo. Cada aluno(a) deve dedicar-se a um tópico, depois debater com a equipe. Os alunos(as) com temas específicos devem se reunir para compartilhar informações. Ao final, todos alunos são avaliados pelas informações de cada equipe.
17
DESAFIO : Uma aula diferente. Temas 1- EVOLUCIONISMO E ANIMAIS 2- PLANTAS E ECOSISTEMAS 3- RECICLAGEM E CONSUMO CONSCIENTE
19
Pedagogia Waldorf A Pedagogia Waldorf é uma abordagem baseada na filosofia da educação do austríaco Rudolf Steiner. A pedagogia procura integrar de maneira holística o desenvolvimento físico, espiritual, intelectual e artístico dos alunos. O objetivo é desenvolver indivíduos livres, integrados, socialmente competentes e moralmente responsáveis. As escolas e professores possuem grande autonomia para determinar o currículo e a metodologia.
20
Método de Maria Montessori O Método Montessori é o resultado de pesquisas científicas e empíricas desenvolvidas pela médica italiana Maria Montessori. A criança é o centro do método montessoriano e o professor tem o papel de acompanhador do processo de aprendizado. Ele guia, aconselha, mas não dita e nem impõe o que vai ser aprendido pela criança. O material criado por Montessori tem papel preponderante no seu trabalho educativo partindo do concreto (o material didático) para o pensamento abstrato. A criança literalmente vê e sente através do material didático preparado, o tema a ser aprendido.
21
Recursos digitais PodcastsApps Mídias sociais VídeosSoftwaresBlogsE-books
22
... FIM
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.