A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Mediador : Ivandro Batista de Queiroz Professores da área de Ciências da Natureza (Biologia, Química)

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Mediador : Ivandro Batista de Queiroz Professores da área de Ciências da Natureza (Biologia, Química)"— Transcrição da apresentação:

1 Mediador : Ivandro Batista de Queiroz Professores da área de Ciências da Natureza (Biologia, Química)

2 Humanizando a prática docente

3 Vamos refletir...  O que fazer para “humanizar” a prática ?  O processo de ensino e aprendizagem só acontece em um ambiente extremamente disciplinado ?  Podemos brincar e, ao mesmo tempo, aprender seriamente ? Ambientação

4 Mudança na estratégia de ensino! Expositiva dialogada BrainstormingEstudo dirigidoRes. de problemas Estudo de casoFórumAula prática

5 Humanizando a prática confiança trabalho em equipe solidariedadeautonomiaRespeito Regras de convivência

6

7

8 Aprendizagem ativa – Learning by doing

9 Vamos refletir...  O tema estudado deve surgir a partir das necessidades dos alunos(as).  Da curiosidade ingênua para a curiosidade científica (Paulo Freire).  Contextualizar os temas e estruturá-los numa sequência lógica (objetivos).

10

11 Pirâmide da aprendizagem

12 Propostas de atividades ExperimentosBlogs Dia de demonstração Debate Passa ou repassa

13 Aprendizagem colaborativa Aprender a dividir o saber, o valor da solidariedade e de valores éticos como norteadores das ações.

14 Vamos refletir...  Como organizar na prática a aprendizagem colaborativa ?  Quais os benefícios de aprender e ensinar em colaboração ?  Quais as dificuldades de trabalhar com a aprendizagem colaborativa ?

15 Brainstorm – Tempestade de ideias  Temas propostos :  Célula  Bioma caatinga  População mundial

16 Grupos de trabalho  Formar grupos pequenos (entre 5 ou 6 pessoas), dividindo a classe por igual. Observar sempre o desempenho dos alunos ao formar os grupos.  Dar um nome e identidade ao grupo.  Cada aluno(a) deve dedicar-se a um tópico, depois debater com a equipe.  Os alunos(as) com temas específicos devem se reunir para compartilhar informações.  Ao final, todos alunos são avaliados pelas informações de cada equipe.

17 DESAFIO : Uma aula diferente.  Temas  1- EVOLUCIONISMO E ANIMAIS  2- PLANTAS E ECOSISTEMAS  3- RECICLAGEM E CONSUMO CONSCIENTE

18

19 Pedagogia Waldorf  A Pedagogia Waldorf é uma abordagem baseada na filosofia da educação do austríaco Rudolf Steiner. A pedagogia procura integrar de maneira holística o desenvolvimento físico, espiritual, intelectual e artístico dos alunos. O objetivo é desenvolver indivíduos livres, integrados, socialmente competentes e moralmente responsáveis. As escolas e professores possuem grande autonomia para determinar o currículo e a metodologia.

20 Método de Maria Montessori  O Método Montessori é o resultado de pesquisas científicas e empíricas desenvolvidas pela médica italiana Maria Montessori.  A criança é o centro do método montessoriano e o professor tem o papel de acompanhador do processo de aprendizado. Ele guia, aconselha, mas não dita e nem impõe o que vai ser aprendido pela criança.  O material criado por Montessori tem papel preponderante no seu trabalho educativo partindo do concreto (o material didático) para o pensamento abstrato. A criança literalmente vê e sente através do material didático preparado, o tema a ser aprendido.

21 Recursos digitais PodcastsApps Mídias sociais VídeosSoftwaresBlogsE-books

22 ... FIM


Carregar ppt "Mediador : Ivandro Batista de Queiroz Professores da área de Ciências da Natureza (Biologia, Química)"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google