Eu, cientista? Como iniciar uma pesquisa no Ensino Médio

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Eu, cientista? Como iniciar uma pesquisa no Ensino Médio"— Transcrição da apresentação:

1 Eu, cientista? Como iniciar uma pesquisa no Ensino Médio
Palestra: Prof. Dr. Marcelo Oliveira Local: CTI, do IF Baiano campus Catu Data: 25/04/2018 (quarta-feira) Horário: 13:30

2 Porque fazer pesquisa no ensino médio?
Feira: FEBRACE – São Paulo Projeto: Potencial do algodão de seda no tratamento da verrugas em bovinos. Orientadores: Saulo Luís Capim e Alexandra Souza de Carvalho; Autores: Klayton Valverde Sobral Caio Vitor Falcão do Nascimento e Lucas Falcão do Nascimento Premiações: – Prêmio Instituto 3M (cada participante recebeu um kit da 3M); – Prêmio Feira Nordestina de Ciência e Tecnologia – FENECIT; – 2º Lugar em Ciências Agrárias

3 Porque fazer pesquisa no ensino médio?
Feira: MOSTRATEC – Rio Grande do Sul Projeto: Avaliação dos Impactos Sociais da Indústria Petrolífera no Município de Catu-Ba Autores: Amando P. dos Santos Neto, Daniel Dias, Gabriel Dias. Orientador: Marcelo Souza Oliveira Premiação 3º Lugar na categoria Ciência Sociais e Humanas Direito de representar o Brasil na Milset América Latina (International Movement for Leisure Activities in Science and Technology), em Medelim, Colômbia.

4 Porque fazer pesquisa no ensino médio?
Feira: Genius Olympiad – Nova Iorque-USA Projeto: Reciclar como ferramenta de educação e arte ambiental em escolas públicas localizadas em nossa cidade Orientador: Saulo Luis Capim Autores: Ronaldo Pinto dos Santos e Ysla Malena Carvalho Barretto,   PREMIAÇÃO: 3º Lugar, medalha de bronze, um tablet e mais uma bolsa de 8 mil dólares para custear os estudos de graduação dos mesmos na Universidade Estadual de Oswego em Nova York.

5 Porque fazer pesquisa no ensino médio?
Aprende a aprender; Adquire conhecimento crítico; Estimula potencial acadêmico e profissional; Desenvolve habilidades para o mundo do trabalho; Adquire diversos diferenciais: Capacidade de leitura e escrita; Comunicação e expressão; Criatividade e superação;

6 Utilizando o Método Científico
Por onde começar? Utilizando o Método Científico

7 Provocando uma tempestade de ideias
Juntar em grupos de três, de acordo com a afinidade de área/disciplina/temas; Um aluno fica para anotar TODAS as perguntas que possam surgir, TODAS; Podem ser feitas perguntas livremente, quaisquer questões que tenham vontade de saber; Não se preocupe o que vão pensar das suas ideias, o importante é gerar muitas perguntas; Vamos estipular 15 perguntas para cada trio? Não se esqueça de registrar todas as perguntas, isso é muito importante!

8 Peneirando as ideias Escolher e reescrever as perguntas;
As perguntas precisam atender aos critérios de uma questão científica; Como? Em resumo, as perguntas devem ser: Claras e precisas; Delimitadas a uma dimensão viável (que a gente possa fazer dentro das condições do nosso campus); Não podemos envolver julgamentos de valor ( tipo: pior, melhor, bom, mau, etc.); Devem ter uma possível resposta;

9 TEMOS ENTÃO UMA HIPOTESE!
Um exemplo 01: PERGUNTA INICIAL O que fazerem para as frutas se conservarem depois de colhidas? VAMOS REFORMULAR ESSA PERGUNTA? As frutas conservam-se melhor com cera ou sem revestimento? Mas a pergunta ainda ficou com um julgamento de valor... Qual é? REFAZENDO NOVAMENTE A PERGUNTA.... As frutas conservam-se por mais tempo se revestida ou não com cera? Mas temos que especificar (delimitar mais essa pergunta): Vamos tentar aplicar ela a uma fruta apenas? Vamos delimitar o tipo de cera? DELIMITANDO A PERGUNTA: As bananas conservam-se por mais tempo se revestida ou não com cera de abelha? Será que essa pergunta já tem uma resposta possível? As bananas conservam-se por mais tempo se revestidas com cera de abelha. TEMOS ENTÃO UMA HIPOTESE!

10 TEMOS ENTÃO UMA HIPOTESE!
Exemplo 02 PERGUNTA INICIAL Qual a faixa etária que os jovens começam a consumir bebidas? DELIMITANDO A PERGUNTA: Qual a faixa etária que os estudantes do IF Baiano campus Catu começam a consumir bebidas alcoólicas? Será que essa pergunta já tem uma resposta possível? Os jovens do IF Baiano campus Catu começam a consumir bebidas entre os 15 e os 16 anos de idade. TEMOS ENTÃO UMA HIPOTESE!

11 Pergunta feita, hipótese definida. Tudo bem... E agora?
Vamos testar a hipótese. Mas como? Utilizando o método científico, ué rs Mas aqui entra em cena um novo personagem nessa história.... Mas quem é e qual a importância dessa figura? O ORIENTADOR...

12 Papel do orientador Resenhando um pouquinho... rsrs - É o apoio;
- Verifica se o projeto é viável, se é ético; - Indica caminhos, contatos, bibliografia; - ajuda a escolher os melhores métodos para testar as hipóteses; - Responsável pela segurança do aluno, acompanha as práticas; Verifica os registros no diário de bordo - Efetua as correções do projeto e do relatório; - Auxilia o aluno na questão da documentação necessária para o “Comitê de Revisão Científica e Feiras”;

13 Algumas dicas legais Realizem a tempestade de ideias e se prepare para o nosso próximo encontro; Nele nós iremos selecionar e reescrever suas perguntas para adequá-las ao método científico; Comece a pensar num professor orientador, procure-o se quiser adiantar seu lado; Compre um caderno de brochura e comece a fazer registros no seus diário de bordo; Se quiser fazer um curso online sobre o método científico, acesse Acesse o site da FEMMIC veja o cronograma de inscrições e as regras para submissão de projetos; Seja você também um estudante pesquisador Fontes: Azevedo, Celicina Borges (Org). Eu, cientísta? Mossoró: EdUFERSA, 2016. FEBRACE, Iniciação a metodologia da pesquisa científica e método de engenharia, acesso em 24/04/2018.


Carregar ppt "Eu, cientista? Como iniciar uma pesquisa no Ensino Médio"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google