A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A Concepção de Desenvolvimento Segundo Vygotsky

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A Concepção de Desenvolvimento Segundo Vygotsky"— Transcrição da apresentação:

1 A Concepção de Desenvolvimento Segundo Vygotsky
Profa. Dra. Mara Fernanda Alves Ortiz

2 Cursou Direito, Medicina, história,filosofia, psicologia e literatura;
Trabalhou em uma área chamada pedologia , que se caracteriza como a ciência da criança integrando aspectos biológicos, psicológicos antropológicos.

3 Seu desejo........ era construir uma nova Psicologia;
São pilares básicos do pensamento de Vygotsky: As funções psicológicas têm um suporte biológico pois são produtos da atividade cerebral; Não podemos pensar o desenvolvimento humano de forma descontextualizada e universal, ele é antes de tudo um processo resultante da cultura.

4 Tempo e Espaço Viveu em um momento histórico específico, na Rússia pós-revolução, Sua obra é presente o conceito marxista de uma psicologia humana historicamente determinada;

5 A Mediação Simbólica O conceito de mediação é fundamental para a compreensão do pensamento de Vygotsky; Mediação de forma genérica pode ser entendida como: o processo de intervenção de um elemento intermediário numa relação;

6 Quando um sujeito aproxima a mão de uma vela, retira rapidamente ao sentir dor, a relação estabelecida é direta. Se o sujeito retirar a mão ao sentir o calor lembrando da dor que já sentiu, a relação entre a chama da vela e a retirada da mão estará mediada pela lembrança da experiência. A mediação também pode ocorrer pela intervenção do outro.

7 O processo simples de estímulo resposta é substituído por um ato complexo, nesse processo o impulso para reagir é inibido, sendo incorporado um estímulo auxiliar que facilita a operação por meios indiretos. A relação do homem com o mundo não é uma relação direta, mas, fundamentalmente uma relação mediada; Para Vygotsky são dois os mediadores: os instrumentos e os signos.

8 OS INSTRUMENTOS O instrumento é um elemento interposto
entre o trabalhador e o objeto do seu trabalho, ampliando as possibilidades de transformação da natureza. Ex: Machado

9 Os Signos Os signos agem como um instrumento da atividade psicológica de maneira análoga ao papel do instrumento no trabalho. Ex: fazer uma lista de compras. Com a mediação desses signos é possível melhorar o armazenamento de informações e o controle da ação psicológica.

10 A mediação é um processo essencial para tornar possível atividades psicológicas voluntárias, intencionais, controladas pelo indivíduo; Os signos são marcas externas que fornecem um suporte concreto para a ação do homem no mundo.

11 Os Sistemas Simbólicos e os Processos de Mediação
As representações que substituem o próprio real é o que possibilita ao homem libertar-se do tempo e do espaço presente; A relação é mediada pelos signos internalizados que representam os elementos do mundo, libertando o homem da necessidade de interação concreta com os objetos do seu pensamento; As representações mentais são os principais mediadores na relação do homem com o mundo;

12 A linguagem é o sistema simbólico básico de qualquer grupo humano;
Por exemplo o conceito de avião, construído socialmente , consiste em uma representação mental que faz a mediação entre o indivíduo e o objeto real que esta no mundo.

13 O Social..... Para Vygotsky os grupos culturais em que as crianças nascem e se desenvolvem funcionam no sentido de produzir adultos que operam psicologicamente de uma maneira particular, de acordo com os modos culturalmente construídos de ordenar o real.

14 A internalização dos significados pode ser exemplificada da seguinte maneira: o bebê estica a mão para pegar um objeto e não consegue, um adulto vê esta cena, provavelmente reage alcançando o objeto para a criança, este interpreta a tentativa de pegar o chocalho como: eu quero aquele chocalho ,

15 Ao longo das experiência a criança começa a interpretar o significado dado pelo adulto e a compreender o seu gesto, o movimento que antes era da criança para o chocalho passa agora a ser da criança para o adulto; O significado do gesto é inicialmente estabelecido por uma relação objetiva depois de interpretado é incorporado pela criança, ou seja internalizado pela mediação do outro.

16 A Linguagem A necessidade de intercâmbio entre os indivíduos durante o trabalho, atividade unicamente humana, seria o ponto de partida para o nascimento da linguagem; Antes do desenvolvimento da linguagem a criança tem apenas uma inteligência prática;

17 No significado da palavra que pensamento
e fala se unem em pensamento verbal. Ex:ao dizer sapato enuncia-se uma palavra que tem um determinado significado, além de ter função de comunicação é uma forma de organizar o real, designando um determinado objeto e não outros; Funções: o intercâmbio social e o pensamento generalizante Esta relação entre aprendizado e desenvolvimento que define a importância do social na construção do conhecimento

18 Aprendizado e Desenvolvimento: Conceito de Zona Desenvolvimento Proximal
Nível de desenvolvimento real; Nível de desenvolvimento proximal;

19 Zona de Desenvolvimento Proximal
É a distância entre o nível de desenvolvimento real, que se determina pela solução independente de problemas e o nível de desenvolvimento potencial, determinada através da solução de problemas sob a orientação de um outro mais capaz. A ZDP refere-se ao caminho que o sujeito vai tr ilhar para desenvolver funções que estão em processo de amadurecimento e que num dado momento se tornarão consolidados;

20 O papel da intervenção pedagógica
Para Vygotsky é na ZDP que a interferência de outros indivíduos é mais transformadora, (ex: amarrar sapatos) Para Vygotsky o desenvolvimento da inteligência e da personalidade é extremamente motivado, ou seja resultado da aprendizagem; Para garantir a criação das aptidões, é necessário que as condições de vida e de educação possibilitem acesso à cultura historicamente acumulada;

21 Desenvolvimento Real é aquele que já foi consolidado pelo indivíduo, de forma a torná-lo capaz de resolver situações utilizando seu conhecimento de forma autônoma. Por exemplo: "Uma criança de cinco anos pode ser capaz de construir uma torre de cubos sozinha; uma de três anos não consegue construí-la sozinha, mas pode conseguir com a assistência de alguém; uma criança de um ano não conseguiria realizar essa tarefa, nem mesmo com ajuda. Uma criança que ainda não sabe andar sozinha só vai conseguir andar com a ajuda de um adulto que a segure pelas mãos a partir de um determinado nível de desenvolvimento. Aos três meses de idade, por exemplo, ela não é capaz de andar nem com ajuda."

22 Potencial nível de desenvolvimento potencial, determinado através de resolução de um problema sob a orientação de um adulto ou em colaboração com outro companheiro. Quer dizer, é a série de informações que a pessoa tem a potencialidade de aprender mas ainda não completou o processo, conhecimentos fora de seu alcance atual, mas potencialmente atingíveis a curto prazo.


Carregar ppt "A Concepção de Desenvolvimento Segundo Vygotsky"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google