A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Conteúdo Metodologia e Prática de Língua Portuguesa

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Conteúdo Metodologia e Prática de Língua Portuguesa"— Transcrição da apresentação:

1 Conteúdo Metodologia e Prática de Língua Portuguesa
Aula 9 Marilia Ferranti Marques Scorzoni

2 Nesta aula... O Ensino de Gramática.
Este conteúdo pode ser aprofundado ou complementado pela leitura da Unidade 5 do Livro da disciplina.

3 A gramática “A gramática é, na verdade, o estudo e o trabalho com a variedade dos recursos linguísticos colocados à disposição do produtor e receptor de textos para a construção do sentido.” (TRAVAGLIA, 2001)

4 O ensino de gramática A gramática “não ganha relevância, simplesmente porque nos orienta na correção de erros. Tem, isso sim, um sentido positivo, enquanto representa um conjunto de possibilidades que regulam o funcionamento de uma língua, para que ela se efetive socialmente”. (ANTUNES, 2005)

5 Gramática Normativa Concebida como um manual de regras de bom uso da língua. Gramatical é tudo aquilo que obedece às normas do bom uso da língua, configurando o falar e o escrever bem. A língua é considerada apenas na sua variedade dita padrão ou culta; todas as outras formas de uso da língua são consideradas desvios, erros, deformações ou degenerações da língua.

6 Gramática Normativa Tende a considerar apenas os fatos da língua escrita, tomando a variedade oral da norma culta como idêntica à escrita. Apresenta uma descrição do padrão culto da língua e dita normas de bem falar e escrever, valorizando a correção gramatical.

7 Gramática Descritiva Descrição da estrutura e funcionamento da língua, de sua forma e função. A gramática é concebida como um conjunto de regras utilizadas pelos falantes na construção real de enunciados. Gramatical será tudo o que atende às regras de funcionamento da língua de acordo com determinada variedade linguística.

8 Gramática Descritiva Descreve e registra as unidades, categorias e mecanismos de uma determinada língua. Valoriza o trabalho de observação e descrição que se faz de uma determinada língua, em um momento e local específicos, procurando entender o seu funcionamento.

9 Refletindo... A diferença entre gramática normativa e gramática descritiva é: A gramática normativa não é prescritiva, enquanto a gramática descritiva prescreve e estabelece regras. A gramática normativa estabelece ou prescreve regras e normas para o falar e escrever corretamente, enquanto a gramática descritiva ocupa-se da descrição e estudo do funcionamento e uso da língua.

10 Refletindo... A gramática descritiva difere da gramática normativa porque é uma gramática que ensina as pessoas a falarem corretamente por meio de regras que são impostas.

11 Vídeo

12 Gramática Internalizada
A gramática é um conjunto de regras que o falante de fato aprendeu e das quais lança mão ao falar, antes mesmo do processo de escolarização.

13 Gramática Reflexiva São desenvolvidas atividades que levem a redescobrir fatos já estabelecidos pelos especialistas. Leva o aluno a explicitar fatos da estrutura e do funcionamento da língua. Menos aulas expositivas e menos teoria gramatical pronta para o aluno.

14 Trem de Ferro ( Manuel Bandeira)
Exemplificando... Trem de Ferro ( Manuel Bandeira) Café com pão Café com pão Café com pão Virgem Maria que foi isto maquinista? Agora sim Café com pão Agora sim Café com pão Voa, fumaça Corre, cerca Ai seu foguista Bota fogo Na fornalha [...] Vou mimbora voou mimbora Não gosto daqui Nasci no sertão Sou de Ouricuri Ôo… Vou depressa Vou correndo Vou na toda Que só levo Pouca gente Pouca gente Pouca gente

15 Exemplificando... O que podemos trabalhar com nossos alunos a partir do poema? Formação de palavras: Substantivos Generos Textuais Variação Linguistica

16 Gramática Reflexiva Desenvolvimento da capacidade de compreensão e expressão. Reflexão mais voltada para a semântica como: Diferenças entre palavras sinônimas (ex.: belo e bonito, ganhar e vencer). Diferenças acarretadas pela inversão de palavras (ex.: homem grande e grande homem). Diferenças entre a negação do adjetivo e o uso do antônimo formado por prefixo (ex.: "não ser favorável" e ser "desfavorável").

17 Refletindo... Além de ser um trabalho de reflexão sobre o que o aluno já domina, a gramática reflexiva é um trabalho sobre recursos linguísticos que ele ainda não domina, para levá-lo à aquisição de novas habilidades linguísticas, realizando assim um ensino produtivo e não apenas uma descrição.

18 Referências ANTUNES, I. Lutar com palavras: coesão e coerência. São Paulo: Parábola, 2005. TRAVAGLIA, L. C. Gramática e interação: uma proposta para o ensino de gramática. São Paulo: Cortez, 2003.

19 Conteúdo Metodologia e Prática de Língua Portuguesa
Atividade 9 Marilia Ferranti Marques Scorzoni

20 (PUCCAMP-SP) Para dizerem milho dizem mio Para melhor dizem mió para pior dizem pió Para telha dizem teia Para telhado dizem teiado E vão fazendo telhados. (Oswald de Andrade – Vício na fala) Com relação ao que ocorre nas falas reproduzidas do poema, é correto afirmar que:

21 No 1º verso, a pronúncia “mio” omite um dígrafo, criando um ditongo oral crescente.
No 2º verso, a pronúncia “mió” omite um dígrafo e cria um hiato no final da palavra. No 4º verso, a pronúncia “teia” omite o encontro consonantal e cria um tritongo no final da palavra. No 5º verso, a pronúncia “teiado” omite o dígrafo, criando um ditongo decrescente no meio da palavra. n.d.a.


Carregar ppt "Conteúdo Metodologia e Prática de Língua Portuguesa"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google