A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

FORMAÇÃO AGIR Os municípios da Associação dos Municípios do Médio Vale do Itajaí (AMMVI) uniram-se para idealizar a criação de um ente de regulação regional.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "FORMAÇÃO AGIR Os municípios da Associação dos Municípios do Médio Vale do Itajaí (AMMVI) uniram-se para idealizar a criação de um ente de regulação regional."— Transcrição da apresentação:

1

2 FORMAÇÃO AGIR Os municípios da Associação dos Municípios do Médio Vale do Itajaí (AMMVI) uniram-se para idealizar a criação de um ente de regulação regional para os serviços públicos de saneamento básico, em atendimento às exigências da Lei nº /2007, além de pensar no desenvolvimento regional por meio de soluções integradas com redução do custo operacional e tecnicidade das ações.

3 21 Associações de Municípios
LOCALIZAÇÃO 21 Associações de Municípios

4 SEDE AGIR Fone: (47) 3331-5827 Site: www.agir.sc.gov.br Endereço:
Rua: Alberto Stein, nº 466 Bairro: Velha Blumenau/SC.

5 2011: Início dos trabalhos; 2013: Primeiro Concurso Público;
FORMAÇÃO AGIR 2009: Protocolo de Intenções formalizado no dia 08 de dezembro de 2009; 2010: Aprovação das Leis de Ratificação do Protocolo de Intenções nos municípios consorciados; 2011: Início dos trabalhos; 2013: Primeiro Concurso Público; 2017: Inclusão da regulação do transporte coletivo de passageiros.

6 Abastecimento de água; Esgotamento sanitário; Limpeza urbana;
ATUAÇÃO AGIR A AGIR atua no controle, regulação e fiscalização dos serviços públicos municipais de: Abastecimento de água; Esgotamento sanitário; Limpeza urbana; Manejo de resíduos sólidos; Drenagem e manejo das águas pluviais urbanas; Transporte coletivo de passageiros.

7 ORGANOGRAMA AGIR

8 CARACTERIZAÇÃO DOS PRESTADORES
14 Municípios: Abastecimento de água e Tratamento de Esgoto No Abastecimento de Água: 8 – Concessão – Cia Estadual (8 municípios – 1 CT Programa); 5 – Administração Indireta: Autarquias municipais; 1 – Transição (Dpto. de água/Autarquia/Concessão). No Tratamento de Esgoto: 8 – Concessão Cia Estadual (8 municípios); 1 – Concessão Privado; 4 – Administração Indireta: Autarquias municipais;

9 CARACTERIZAÇÃO DOS PRESTADORES
Na coleta: Terceirizadas: 3; Concessões: 2; Serviços próprios: 9. Na disposição final: 1 – Consórcio Intermunicipal Público (CIMVI: 10 municípios; 1 – Privado: 4 municípios.

10 CARACTERIZAÇÃO DOS PRESTADORES
PÚBLICOS: PREFEITURAS: Apiúna, Ascurra, Benedito Novo, Botuverá, Doutor Pedrinho, Indaial, Rio dos Cedros e Rodeio. SAMAE – Serviços Autônomo Municipal de Água e Esgoto: Blumenau, Gaspar, Pomerode e Timbó. CIMVI – Consórcio Intermunicipal do Médio Vale do Itajaí (Aterro Sanitário) PRIVADOS: RECICLE (Coleta de Lixo e Aterro Sanitário): Brusque e Guabiruba. BRK – Ambiental Participações S.A. (Esgoto): Blumenau

11 INADIMPLENCIA: Conceito
1 - É o não-pagamento, até a data do vencimento, de um compromisso financeiro com outrem. 2 - É o descumprimento de um contrato, ou de qualquer uma de suas condições. (descumprimento total ou parcial) Fonte: Dicionário informal (2018).

12 INADIMPLENCIA: Reconhecimento
Visão Contábil 1 – Créditos a Receber; 2 – Dívida Ativa. (curto e longo prazo): regulamentada por legislação pertinente que abrange os créditos a favor da Fazenda Pública; 3 – Perdas.

13 INADIMPLENCIA: Reconhecimento
Visão Financeira 1 – Provisão para perdas, ou liquidação duvidosa na forma de % sobre a receita lançada para fins de apuração de resultado e/ou plano de negócio ou orçamento para fins de precificação (determinação da receita requida).

14 INADIMPLENCIA: Comportamento
Os 7 principais motivos da inadimplência e como evitá-los 1. Desemprego; 2. Falta de educação financeira; 3. Diminuição da renda; 4. Falta de planejamento financeiro; 5. Salário atrasado; 6. Parcelamentos; 7. Crédito fácil. Fonte:

15 INADIMPLENCIA: Gestão
Como evitar a inadimplência? Investimento em tecnologia: Cobrança digital; chatbot que faz toda a cobrança, negociação e já envia o boleto e fatura para pagamento. SMS é discreto e objetivo; Sítio eletrônico para emissão de segunda via. Fonte:

16 INADIMPLENCIA: Gestão
Como evitar a inadimplência? Área do Cliente Possível agilizar muitos processos por meio de uma Área do Cliente. Quanto mais recursos e ferramenta disponibilizadas, melhor para ambos os lados. Estudo/análise da capacidade de pagamento. Fonte:

17 INADIMPLENCIA: Controle
Cadastramento e Recadastramento: Pior que a inadimplência é não saber que ela existe. Política de cadastramento e manutenção. Fiscalização constante; Leituristas: incentivos para produtividade e/ou descoberta de falhas.

18 INADIMPLENCIA: Controle
Avisos na fatura: Agilizar por meio de uma Área do Cliente na fatura sobre atrasos; AGIR - Resolução 1 Art. 119 Inciso XV - indicação da existência de parcelamento pactuado com a prestadora, com as demonstrações referentes ao parcelamento efetuado e informação de faturas “em aberto”.

19 INADIMPLENCIA: Controle
Corte de água: Política de corte, com prazos bem definidos o ano todo. Estrangulamento ou redução do fornecimento de água. (Água direito de todos). Art O prestador de serviços, mediante aviso prévio ao usuário, poderá interromper a prestação dos serviços de abastecimento de água e/ou de esgotamento sanitário: I - por inadimplemento do usuário do pagamento das tarifas; § 1º. O aviso prévio deverá ser emitido com antecedência mínima de 30 (trinta) dias.

20 INADIMPLENCIA: Controle
Fiscalização do Corte de água: Acompanhamento do corte no cavalete (violação do lacre); Desligamento no ramal (ligação clandestina); Controle e mapeamento da inadimplência (inscrição em DA); e remessa para setor de execução fiscal (setor jurídico).

21 INADIMPLENCIA: Controle
Fiscalização do Corte de água: Acompanhamento do corte no cavalete (violação do lacre); Desligamento no ramal (ligação clandestina); Controle e mapeamento da inadimplência (inscrição em DA); e remessa para setor de execução fiscal (setor jurídico).

22 INADIMPLENCIA: Mapeamento
Mapeamento da inadimplência – método aging. Controle das arrecadações por competência de faturamento: Por categoria de usuário (res, cml, ind, social); Por período (no vencimento, 10 dd, 30 dd) ; Em % em relação ao faturado;

23 INADIMPLENCIA: Experiência AGIR
Nos procedimentos de reajuste e ou revisão: São verificados a inadimplência comercial combinado com o registro contábil; Recomendações de ações para recuperação; As recomendações são monitoradas no próximo reajuste; Não aplicação de glosas quanto a ineficiência da cobrança no momento.

24 INADIMPLENCIA: Experiência AGIR
Resolução da ARESC sobre a metodologia de revisão estabeleceu 1,68% de provisão para perdas de faturamente; Concessão de Esgoto estabeleceu no seu contrato em 3% de provisão de perdas.

25 APLICATIVO INTERAGIR

26 APLICATIVO INTERAGIR

27 APLICATIVO INTERAGIR

28 APLICATIVO INTERAGIR

29 APLICATIVO INTERAGIR

30 MUITO OBRIGADO! André Domingos Goetzinger
Gerente de Estudos Econômico-Financeiros Telefone: (47) Site:


Carregar ppt "FORMAÇÃO AGIR Os municípios da Associação dos Municípios do Médio Vale do Itajaí (AMMVI) uniram-se para idealizar a criação de um ente de regulação regional."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google