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Processos interacionais em mensagens postadas no Fórum Virtual Religião é Veneno: análise com base na teoria da relevância Fernando de Souza Maria Fábio.

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1 Processos interacionais em mensagens postadas no Fórum Virtual Religião é Veneno: análise com base na teoria da relevância Fernando de Souza Maria Fábio José Rauen, Dr. (Orientador) sexta-feira, 9 de novembro de 2018

2 Objetivo geral: Analisar, com base na Teoria da Relevância, os processos interacionais em mensagens postadas no Fórum Virtual Religião é Veneno. sexta-feira, 9 de novembro de 2018

3 Objetivos específicos:
Analisar estratégias de encadeamento entre as mensagens postadas no Fórum Virtual Religião é Veneno em situações de aprovação ou de reprovação de mensagens anteriores; Investigar estratégias de explicitação nas mensagens postadas; Investigar, nos processos de negociação, a pertinência descritiva e explanatória dos níveis representacionais propostos pela TR. sexta-feira, 9 de novembro de 2018

4 Filiação Este estudo de caso pertence ao projeto Leitura e produção de textos em ambientes interacionais e de ensino e aprendizagem da linha de pesquisa Texto e Discurso e do grupo de pesquisa Análise do Discurso: Pesquisa e Ensino do Programa de Pós-graduação em Ciências da Linguagem. sexta-feira, 9 de novembro de 2018

5 Hipótese operacional A aplicação dos níveis representacionais – forma lógica, explicatura e implicatura –permite uma descrição empírica e uma explicação adequada dos processos ostensivo-inferenciais envolvidos em processos de interação comunicativa. sexta-feira, 9 de novembro de 2018

6 Procedimentos A análise restringiu-se a um conjunto de nove turnos do tópico Em uma pane de avião não existe ateu. Os enunciados foram descritos dentro de sua respectiva forma lógica e, com base na forma lógica, foram elaboradas as explicaturas e implicaturas, quando pertinentes. sexta-feira, 9 de novembro de 2018

7 Análise sexta-feira, 9 de novembro de 2018

8 Exemplo da análise Para essa comunicação, apresentam-se os dois primeiros turnos dos nove turnos que compõe a discussão. sexta-feira, 9 de novembro de 2018

9 Exemplo da Análise Cabula: Em uma pane de avião não existe ateu.
Fernando Silva: Somos basicamente animais, controlados pelos instintos. Nossa razão se desenvolveu recentemente e ainda tem um controle precário sobre nossas decisões. É difícil dizer o que uma pessoa vai fazer num momento em que a razão e os instintos tentam assumir o comando. Vai depender de cada um sexta-feira, 9 de novembro de 2018

10 Enunciado de Cabula (1a) Em uma pane de avião não existe ateu.
(1b) (existir x, lugar). (1c) Em uma pane de avião não existe ateu. (1d) Em 29 de outubro de 2005, às 01:33, Cabula declarou que em uma pane de avião não existe ateu. sexta-feira, 9 de novembro de 2018

11 Enunciado 1 de Fernando (1a) Somos basicamente animais controlados pelos instintos. (1b) (ser x, y, modo, lugar) (1c)  [os seres humanos] são basicamente animais controlados pelos instintos  [em uma pane de avião]. (1d) Em 29 de outubro de 2005, às 14:34, Fernando Silva declarou que os seres humanos são basicamente animais controlados pelos instintos em uma pane de avião. sexta-feira, 9 de novembro de 2018

12 Enunciado 2 de Fernando (2a) Nossa razão se desenvolveu recentemente e ainda tem um controle precário sobre nossas decisões. (2b) (desenvolver-se x, tempo)  (ter x, y, tempo, lugar) (2c) Nossa [dos seres humanos] razão se desenvolveu recentemente e  [a razão dos seres humanos] ainda tem um controle precário sobre nossas [dos seres humanos] decisões  [em uma pane de avião]. sexta-feira, 9 de novembro de 2018

13 Enunciado 2 (2a) Nossa razão se desenvolveu recentemente e ainda tem um controle precário sobre nossas decisões. (2b) (desenvolver-se x, tempo)  (ter x, y, tempo, lugar) (2d) Em 29 de outubro de 2005 às 14:34, Fernando Silva declarou que a razão dos seres humanos desenvolveu-se recentemente e a razão dos seres humanos ainda tem um controle precário sobre as decisões dos seres humanos em uma pane de avião. sexta-feira, 9 de novembro de 2018

14 Proposições do enunciado 2
(Q) e (R) explicam ou justificam (P). (Q) A razão dos seres humanos desenvolveu-se recentemente. (R) A razão dos seres humanos ainda tem um controle precário sobre as decisões dos seres humanos em uma pane de avião. (P) Os seres humanos são basicamente animais controlados pelos instintos em uma pane de avião. sexta-feira, 9 de novembro de 2018

15 O argumento (P(QR)):
Os seres humanos são basicamente animais controlados pelos instintos em uma pane de avião, porque a razão dos seres humanos desenvolveu-se recentemente e a razão dos seres humanos ainda tem um controle precário sobre as decisões dos seres humanos em uma pane de avião. sexta-feira, 9 de novembro de 2018

16 Falácia O argumento funciona como falácia da afirmação do consequente.
A conclusão é abdutiva: (PQR); (QR); (P). sexta-feira, 9 de novembro de 2018

17 O argumento (QRP) Se, (Q) a razão dos seres humanos desenvolveu-se recentemente e (R) a razão dos seres humanos ainda tem um controle precário sobre as decisões dos seres humanos em uma pane de avião então (P) os seres humanos são basicamente animais controlados pelos instintos em uma pane de avião. sexta-feira, 9 de novembro de 2018

18 Veja-se: (P) Os seres humanos são basicamente animais controlados pelos instintos em uma pane de avião. (QR) Então a razão dos seres humanos desenvolveu-se recentemente e a razão dos seres humanos ainda tem um controle precário sobre as decisões dos seres humanos em uma pane de avião. sexta-feira, 9 de novembro de 2018

19 Enunciado 3 de Fernando (3a) É difícil dizer o que uma pessoa vai fazer num momento em que a razão e os instintos tentam assumir o comando. (3b) (ser difícil x (dizer x, y (ir fazer x, y, tempo (tentar assumir x, y, tempo), z) (3c) É difícil alguma pessoa dizer  [para outra pessoa] o que uma pessoa vai fazer num momento em que a razão e os instintos tentam assumir o comando da situação  [numa pane de avião]. sexta-feira, 9 de novembro de 2018

20 Enunciado 3 (3a) É difícil dizer o que uma pessoa vai fazer num momento em que a razão e os instintos tentam assumir o comando. (3b) (ser difícil x (dizer x, y (ir fazer x, y, tempo (tentar assumir x, y, tempo), z) (3d) em 29 de outubro de 2005 às 14:34, Fernando Silva declarou que é difícil alguma pessoa dizer para outra pessoa o que uma pessoa vai fazer num momento em que a razão e os instintos tentam assumir o comando da situação numa pane de avião. sexta-feira, 9 de novembro de 2018

21 Enunciado 4 (4a) Vai depender de cada um. (4b) (ir depender x, y)
(4c)  [o que uma pessoa vai fazer num momento em que a razão e os instintos tentam assumir o comando da situação] vai depender de cada um [ser humano]. sexta-feira, 9 de novembro de 2018

22 Enunciado 4 (4a) Vai depender de cada um. (4b) (ir depender x, y)
(4d) Em 29 de outubro de 2005, às 14:34, Fernando silva declarou que o que uma pessoa vai fazer num momento em que a razão e os instintos tentam assumir o comando da situação vai depender de cada ser humano. sexta-feira, 9 de novembro de 2018

23 Análise (P) Os seres humanos são basicamente animais controlados pelos instintos em uma pane de avião. (PST). (ST) É difícil alguma pessoa dizer o que uma pessoa vai fazer num momento em que a razão e os instintos tentam assumir o comando da situação numa pane de avião e o que uma pessoa vai fazer num momento em que a razão e os instintos tentam assumir o comando da situação vai depender de cada ser humano. sexta-feira, 9 de novembro de 2018

24 Discussão sexta-feira, 9 de novembro de 2018

25 Discussão dos dados Provocação de Cabula: “Em uma pane de avião não existe ateu”. Fernando Silva argumenta que os seres humanos seriam basicamente animais controlados pelos instintos num acidente aéreo, visto que a razão desenvolveu-se recentemente e tem um controle ainda precário sobre suas decisões nesses casos. sexta-feira, 9 de novembro de 2018

26 Discussão dos dados Se os seres humanos são basicamente animais controlados pelos instintos em uma pane de avião, então é difícil dizer o que uma pessoa vai fazer num momento em que a razão e os instintos tentam assumir o comando da situação. O que uma pessoa vai fazer nesses casos vai depender de cada ser humano. sexta-feira, 9 de novembro de 2018

27 Discussão dos dados Para Videomaker, não existir ateu em uma pane de avião (¬P) implica “Todos acreditam em Deus numa pane de avião” (P). Para ele, Fernando Silva assume (P) e acrescenta (Q) “os instintos comandam a situação em uma pane de avião” para derivar (R) que “pensar em deus em uma pane de avião pode ser um reflexo do instinto”. Ele acha (P) e (Q) falsas. Logo é falso (R). sexta-feira, 9 de novembro de 2018

28 Discussão dos dados Para Samael, um ateu pode pedir ajuda à Deus.
Sua tese sustenta-se em três premissas: a pessoa vai morrer na pane de avião (P); ela não sabe o que vem depois da morte (¬Q); ela não tem nada a perder clamando por deus (¬R). Sendo as três premissas verdadeiras, então verdadeira é a conclusão (S) de que “a pessoa pede ajuda à Deus na pane de avião”. sexta-feira, 9 de novembro de 2018

29 Discussão dos dados Videomaker discorda e refuta o argumento de que um ateu possa apelar para Deus numa pane, pois Deus é algo em que não acredita. Se “um ateu não acredita em Deus” (P), então “um ateu não se lembraria de Deus em uma pane de avião” (Q). sexta-feira, 9 de novembro de 2018

30 Discussão dos dados Se o que vem depois da morte em uma pane de avião é o nada (P), então não há nada o que temer nessa circunstância (Q) Se não há nada o que temer nesses casos (R), não há necessidade de pedir ajuda a Deus em uma pane de avião (S). sexta-feira, 9 de novembro de 2018

31 Discussão dos dados Videomaker duvida das convicções de Samael: “Ou duvidas disso?”. Como Samael pede ajuda a Deus em uma pane de avião, então ele não acredita que o que vem depois da morte é o nada. Logo, Samael não é um ateu convicto. sexta-feira, 9 de novembro de 2018

32 Discussão dos dados Cabula questiona o niilismo de Videomaker.
Se o medo das pessoas afugenta o raciocínio (P), então as pessoas pedem ajuda a Deus (Q). Isso decorre do medo da morte, distorcendo o raciocínio. Logo, o pedido de ajuda a Deus não decorre da crença necessária em Deus. sexta-feira, 9 de novembro de 2018

33 Discussão dos dados O fato de Cabula sugerir que os ateus não são tão confiantes em suas crenças é o que Videomaker utiliza para contrapor os colegas: “E eu que achava que os ateus eram mais seguros naquilo que acreditavam”. sexta-feira, 9 de novembro de 2018

34 Inferências de Videomaker
(P) Ateus são seguros no que acreditam; (PQ); (Q) Ateus acreditam que o que vem depois da morte é o nada; (QR); (R) Ateus não temem a morte; RS; (S) Ateus não clamam a Deus em uma pane de avião. sexta-feira, 9 de novembro de 2018

35 “Inferências de Cabula”
(S) Ateus clamam a Deus em uma pane de avião; (S R); (R) Ateus temem a morte; (R Q); (Q) Ateus não acreditam que o que vem depois da morte é o nada; (QP); (P) Ateus não são seguros no que acreditam sexta-feira, 9 de novembro de 2018

36 Discussão dos dados Videomaker diz: “Não vai ser um ‘cagaço’ que vai me fazer rezar para tupã” [...] “É que sou cético demais”. Ele, então, contemporiza: “Se um ateu acha ser válido gritar Ave Maria quando está em pânico (P), então ‘está tudo bem’”(Q). A relevância do tópico, então, esgota-se. sexta-feira, 9 de novembro de 2018

37 Conclusões sexta-feira, 9 de novembro de 2018

38 Objetivo (a) Analisar estratégias de encadeamento
sexta-feira, 9 de novembro de 2018

39 Objetivo (a) Todo o processo é guiado pelo princípio cognitivo e o princípio comunicativo de relevância. Inclusive isso marca a forma como a discussão se encerra, ou seja, como a relevância se esgota. Videomaker, ao sugerir uma solução contemporizadora, bloqueia a continuidade da argumentação. Afinal, como discutir com quem aceita, mesmo que de modo irônico, a tese contrária. sexta-feira, 9 de novembro de 2018

40 Objetivo (b) Investigar estratégias de explicitação
sexta-feira, 9 de novembro de 2018

41 Objetivo (b) O encadeamento da discussão se deu em função de uma série de raciocínios implícitos, sugerindo forte intervenção de fatores pragmáticos no processo. Boa parte da argumentação se deu por inferências que decorrem do estímulo linguístico. sexta-feira, 9 de novembro de 2018

42 Objetivo (c) Investigar a pertinência descritiva e explanatória dos níveis representacionais propostos pela Teoria da Relevância. sexta-feira, 9 de novembro de 2018

43 Objetivo (c) Os conceitos de forma lógica, explicatura e implicatura permitiriam uma descrição empírica e uma explicação adequada dos processos ostensivo-inferenciais envolvidos nos turnos de fala que compõe a discussão do fórum. sexta-feira, 9 de novembro de 2018

44 Em síntese... Os seres humanos preservam a vida. Isso explica por que ateus clamam por Deus em uma pane de avião. A antítese dessa tese é a de que o ceticismo e a convicção do niilismo deveriam sobrepor-se nesses casos. Videomaker contemporiza: ele até reconhece o direito de um ateu fraquejar nessas situações. sexta-feira, 9 de novembro de 2018

45 Destino fatal Em uma pane de avião, todos os ateus deixam de serem ateus convictos, e todos os crentes, justamente por acreditar na divindade, deixam de ser crentes em si mesmos. Videomaker, contudo, discorda desses encaminhamentos: ele é cético demais. sexta-feira, 9 de novembro de 2018

46 Referências: RAUEN, F. J. Processos interacionais discente/docente em espaço virtual de aprendizagem: análise com base na teoria da relevância. Scripta, PUC-Minas, v. 22, jan./jun SPERBER, Dan; WILSON, Deirdre. Relevância: comunicação e cognição. Lisboa: Fundação Galouste Gulbenkian, 2001. sexta-feira, 9 de novembro de 2018


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