A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Processo Saúde doença Patologia e Profilaxia

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Processo Saúde doença Patologia e Profilaxia"— Transcrição da apresentação:

1 Processo Saúde doença Patologia e Profilaxia

2 História O processo saúde doença sofreu modificações ao longo do desenvolvimento da humanidade; Teorias: Mística Ambiental Unicausalidade Multicausalidade Determinação social

3 Teoria Mística Refere a doença como fenômeno sobrenatural, além da compreensão do mundo. Teoria Ambiental Refere a doença como decorrência das alterações ambientais do meio físico, teoria dos miasmas explicava o surgimento das doenças a partir da emanação do ar de regiões insalubres e determinante laboral

4 Teoria da Unicausalidade
Louis Pasteur (micróbios), a doença é causada por um agente etiológico. Teoria da Multicausalidade Incapacidade e insuficiência da unicausalidade; Várias causas atuam como determinantes da doença.

5 Teoria da Determinação Social
Relacionada a organização da sociedade com as manifestações de saúde ou de doença.

6 Processo Saúde-doença
Ciência que estuda o processo saúde-doença na sociedade, analisando a distribuição populacional e os fatores determinantes do risco de doenças, agravos e eventos associados à saúde, propondo medidas específicas de prevenção, controle ou erradicação de enfermidades, danos ou problemas de saúde e de proteção, promoção ou recuperação as saúde individual e coletiva, produzindo informação e conhecimento para apoiar a tomada de decisão no planejamento, na administração e na avaliação de sistemas, programas, serviços e ações de saúde.

7 Saúde-doença O processo saúde-doença permeia todas as políticas públicas para a saúde instituídas após a Constituição brasileira de 1988, que define a saúde como resultante de inúmeros fatores, pois reafirma que é um direito de todos os cidadãos e um dever do Estado. Saúde não é somente a ausência de doença! No processo Saúde-Doença temos que olhar o indivíduo através de uma visão holística; Vê-lo como um todo, não somente como um corpo doente ou são, mas um ser biopsicossocial. Corpo - Psíquico-mente - Alma-sentimento, emoção - Estado de espírito Como o paciente/cliente está? Trata-lo no processo saúde-doença não como sendo a doença, ele tem nome, família, quer e precisa tratamento e cuidadores.

8 Conceito de saúde A Organização Mundial de Saúde (OMS) define saúde não apenas como a ausência de doença, mas como a situação de perfeito bem-estar físico, mental e social. Por sua vez a Lei Orgânica da Saúde no /90 define que a saúde tem como fatores determinantes e condicionantes, entre outros, a alimentação, a moradia, o saneamento básico, o meio ambiente, o trabalho, a renda, a educação, o transporte, o lazer e o acesso aos bens e serviços essenciais (BRASIL, 1990). Dessa forma, o planejamento dos programas de saúde voltados à promoção da saúde e à prevenção, controle e tratamento das doenças, a identificação dos fatores etiológicos determinantes do processo saúde-doença, ganharam relevância a partir da edição das Leis Orgânicas da Saúde

9 Conceito de Doença Doença é a perda da homeostase corporal, total ou parcial, estado este que pode cursar devido a infecções, inflamações, isquemias, modificações genéticas, sequelas de trauma, hemorragias, neoplasias ou disfunções orgânicas.

10 Fatores determinantes do processo saúde-doença
1. sedentarismo; 2. tabagismo; 3. obesidade; 4. alcoolismo; 5. estresse; 6. baixo autoestima; 7. uso incorreto de medicamento; 8. uso inadequado da alimentação; 9. problemas colaborativos, problemas preexistentes; 10. relações interpessoais prejudicadas; 11. renda insuficiente; 12. educação inadequada;

11 13. disposição ineficaz de agenda para tratamento;
14. HAS (Hipertensão Arterial Sistêmica); 15. DM (Diabetes Mellitus); 16. câncer no geral; 17. problemas com os cuidadores dos parciais ou totalmente dependentes. *A principal causa de morbi/mortalidade na população mundial/brasileira é a doença cardiovascular, sendo que a hipertensão arterial sistêmica e a diabetes mellitus enquadram-se nos dois principais fatores de risco, determinantes, agravando o cenário em nível nacional.

12 Principais grupos de risco
Trabalho- profissionais liberais? São participantes do mercado formal ou informal? Tem seus direitos assegurados? Renda familiar- Qual a renda familiar? Existe quantos provedores nessa família? Alimentação- A família recebe alimentação adequada? Moradia- Tipo de construção? Supri as necessidades da família? Saneamento básico- Existe saneamento básico? Educação- Nível de escolaridade? Transporte- Qual o meio de transporte? Há acesso a escola?

13 Mediante as informações a equipe de saúde deve analisar diversos fatores, como:
gestante vítima de violência doméstica período puerperal imunizações hipertensos diabéticos, saúde da mulher idoso doenças infecto-contagiosas saúde bucal, mental e consultas médicas.

14 Modelo Epidemiológico
Baseado na relação existente entre três componentes: agente, hospedeiro e meio, considerados como fatores causais. Modelo do Campo de Saúde Envolve a ambiência (estilo de vida no ambiente), estilo de vida, biologia humana e serviços de saúde, interdependência. Sistema Epidemiológico-Social É composto por fatores essenciais e determinantes no processo saúde-doença: Fatores sociais: socioeconômico, sócio-político, sócio culturais e psicossociais. Fatores ambientais: conjunto de todos os fatores que mantém relações interativas com o agente etiológico e o hospedeiro. Fatores genéticos: determinam maior ou menor susceptibilidade a doenças.

15 Prevenção É a ação antecipada que tem como objetivo interceptar ao anular a evolução de uma doença. Prevenção Primária *Promoção da saúde: medidas de ordem geral; *Promoção específica: imunização, controle de vetores, higiene, proteção contra acidentes. Prevenção Secundária Diagnóstico precoce Prevenção terciária Reabilitação

16 Processo de Intervenção
Técnico-científico: o saber e o fazer em relação à saúde implica: Conhecimento; Ação compartilhada com outros profissionais de saúde; Intersetorialidade. Político: participação social. Na formulação das políticas e dos sistemas de saúde; No desenvolvimento; No acompanhamento (conselhos de saúde e conferências de saúde).

17 A qualidade de vida é o objetivo principal de todo programa de saúde desenvolvido para o individuo ou para a coletividade. Em 2001, foi criado um programa especial para se tratar a hipertensão arterial sistêmica (HIPER) e a diabetes mellitus (DIA), que em corruptela gramatical tornou-se o HIPERDIA. Ouvir o próximo é um privilégio dado aos profissionais da saúde. Aprender a escutar e a valorizar as informações para posteriormente registrá-las é tarefa que implica em comprometimento por parte do profissional que entende que, apenas participar não é suficiente e reconhece sua importância no processo de saúde coletiva e individual.

18 Exercícios a)Monte um conceito para o processo saúde-doença.
b)Cite e explique os três tipos de prevenção. c)Descreva os fatores que permeiam as políticas públicas. d)O que define a Lei 8080/90. e)Qual é o objetivo da assistência de enfermagem no processo saúde-doença? f)Quais são os fatores determinantes no processo saúde-doença? g)Qual é a principal causa de mortalidade na população brasileira? Porquê? h)O que é necessário para prevenir DM e HAS? i)Como técnico de enfermagem realize orientações preventivas a pacientes com DM e HAS.

19 Observe as imagens e realize frases para as mesmas


Carregar ppt "Processo Saúde doença Patologia e Profilaxia"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google