A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

LÍNGUA, LINGUAGEM E VARIAÇÃO O UNIVERSO DA LINGUAGEM

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "LÍNGUA, LINGUAGEM E VARIAÇÃO O UNIVERSO DA LINGUAGEM"— Transcrição da apresentação:

1 LÍNGUA, LINGUAGEM E VARIAÇÃO O UNIVERSO DA LINGUAGEM
LÍNGUA PORTUGUESA – 1º ANO ENSINO MÉDIO PROFESSOR: EDUARDO BELMONTE SANTA LUZIA

2

3

4 indiretamente, afirmar
Afinal, a professora estava certa ao, indiretamente, afirmar que Chico não sabe português?

5 NÃO

6 Gramática normativa X Língua falada
As diferenças entre “gramática normativa” e “língua falada” são pautadas pelas VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS, que também são muitas, e podem ser pautadas por diferenças culturais, geográficas, situacionais e históricas. Dessarte, NÃO existe jeito “certo” ou “correto” de falar qualquer língua, inclusive a portuguesa. O que ocorre, portanto, são DISTINTAS formas de uso da língua e, por haver necessidade de PADRONIZAR os nossos discursos, foi delimitada uma VARIANTE PADRÃO como orientação a esta ou àquela comunidade linguística.

7 NORMA PADRÃO PRESTIGIADA/ NORMA CULTA FORMAL
VARIEDADE NÃO PADRÃO/ LÍNGUA COLOQUIAL Variedade linguística construída social e historicamente, baseada no modo de “falar e escrever” das classes de maior prestígio social. Estruturas frasais mais complexas, vocabulário mais heterogêneo e maior observância às regras da gramática normativa. Usada nas situações mais informais do dia a dia. Caracterizada pela presença de estruturas frasais mais simples, bem como uma menor observância às regras da gramática normativa. Também destacam-se vocabulário mais comum, expressões populares e, dependendo da situação, gírias. Costumamos considerar apenas a diferença entre a NORMA PADRÃO e a NÃO PADRÃO (coloquial). Contudo a LÍNGUA pode ser considerada um conjunto de VARIEDADES LINGUÍSTICAS, associadas a DIFERENTES REALIDADES.

8 VÍDEO SOBRE NORMA PADRÃO

9 fala individual e/ou de grupos; variações linguísticas;
GRAMÁTICA NORMATIVA LÍNGUA DE FATO: linguagens; fala individual e/ou de grupos; variações linguísticas; gramáticaS (normativa e internalizada); norma padrão de prestígio; normas desprestigiadas; adequação linguística. LINGUAGEM: código usado para efetivar um ato de comunicação. Pode ser verbal, não verbal ou mista. LÍNGUA: forma particular (código específico) usada por uma COMUNIDADE LINGUÍSTICA para se comunicar. Por exemplo: língua portuguesa, língua espanhola, língua inglesa, etc. FALA: maneira INDIVIDUAL como uma pessoa utiliza a sua língua materna. LÍNGUA = CONJUNTO DE VARIAÇÕES

10 GRAMÁTICA NORMATIVA Teoria que, tomando como referência os usos consagrados da língua pelos escritores clássicos, juristas, gramáticos e acadêmicos, DESCREVE, SISTEMATIZA e PROPÕE um conjuntos de normas e orientações (“regras”) para falar/escrever.

11 GRAMÁTICA INTERNALIZADA
Sistema que constitui a estrutura de funcionamento do idioma e que é assimilado naturalmente – pela prática – por todos os falantes de uma língua.

12 Pela gramática internalizada: CERTO;
Pela gramática normativa: ERRADO.

13 Pela gramática internalizada: CERTO;
Pela gramática normativa: CERTO.

14 PRECONCEITO LINGUÍSTICO

15 PRECONCEITO LINGUÍSTICO
Segundo a linguísta Marta Scherre, “o julgamento depreciativo, desrespeitoso, jo-coso e, consequentemente, humilhante da fala de alguém” constitui preconceito linguístico. Esse tipo de julgamento geralmente se dirige às pessoas de classes sociais e grupos de menor prestígio social. Logo, a delimitação de NORMA CULTA PADRÃO orienta os falantes de uma língua a usá-la conforme critérios mais formais, mais pautados pela gramática normativa e, por isso, monitoradamente. Desse modo, dizemos que a VARIEDADE PADRÃO, como um modelo a ser seguido, pauta-se por critérios IDEOLÓGICOS.

16 O QUE SUSTENTA O PRECONCEITO LINGUÍSTICO?
O português no Brasil apresenta uma unidade surpreendente; Em Portugal se fala melhor o “português”; Português é muito difícil; As pessoas sem instrução falam errado; O certo é falar “assim”, porque se escreve “assim”.

17 Por que “variações linguísticas”?
SOCIOCULTURAL SITUACIONAL HISTÓRICO As VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS delimitam os CRITÉRIOS pelos quais os USUÁRIOS de uma língua manifestam-na em seus discursos (principalmente falados). Portanto, não existe uma maneira “correta” de usar a língua, mas ADEQUADA, conforme critérios específicos. GEOGRÁFICO

18 VÍDEO SOBRE VARIAÇÕES

19 CRITÉRIO SOCIOCULTURAL
LEIAM O TEXTO “OS ESPECIALISTAS”, PÁGINA 50.

20 CRITÉRIO SOCIOCULTURAL
escolaridade grupo social gênero VARIAÇÃO SOCIOCULTURAL: são critérios os mais distintos que estabelecem a variação sociocultural – as diferenças quanto à escolaridade (falantes que tiveram maior contato com a língua escrita formal e/ou também convivem com pessoas de nível cultural mais elevado), à idade, ao gênero, à profissão e ao grupo social. profissão

21 CRITÉRIO SITUACIONAL LEIAM AS CHARGES DA PÁGINA 51.
VARIAÇÕES SITUACIONAIS: diferentes formas de uso da língua por UM MESMO FALANTE – adequação da fala ao contexto comunicativo. LEIAM AS CHARGES DA PÁGINA 51.

22 entrevista de emprego férias na praia reunião de trabalho happy hour
CRITÉRIO SITUACIONAL entrevista de emprego férias na praia reunião de trabalho happy hour

23 CRITÉRIO HISTÓRICO LEIAM OS TEXTOS DAS PÁGINA 52 E 53.
VARIAÇÃO HISTÓRICA: a língua NÃO é estática; ao contrário, é MUTÁVEL; ao contrário: ela se MODIFICA de acordo com o seu uso, com as mudanças linguísticas que ocorrem nos mais variados níveis (os modos de falar, o léxico, a ortografia se alteram). LEIAM OS TEXTOS DAS PÁGINA 52 E 53.

24 CRITÉRIO HISTÓRICO A língua NÃO é imutável. Ela evolui com o passar do tempo: modos de falar e escrever, palavras, estruturação de frases e, inclusive, o sentido das palavras.

25 CRITÉRIO GEOGRÁFICO LEIAM AS CHARGES DA PÁGINA 55.
VARIAÇÃO GEOGRÁFICA: pautada principalmente pelas diferenças regionais (léxico, expressões idiomáticas) que se dão entre falantes de uma mesma língua. LEIAM AS CHARGES DA PÁGINA 55.

26 diferenças fonológicas
CRITÉRIO GEOGRÁFICO diferenças fonológicas vocabulário regional área urbana campo

27 Portanto, língua, acima de tudo, é...

28 Portanto, língua, acima de tudo, é...
As diferenças SOCIAIS, SOCIOCULTURAIS, HISTÓRICAS e GEOGRÁFICAS são patrimônio IMATERIAL das comunidades linguísticas, pois nelas expressam as ideologias, os valores, as mudanças, o multiculturalismo presente entre os falantes de uma mesma língua.

29 Agora, vamos aos exercícios sobre o que estudamos.


Carregar ppt "LÍNGUA, LINGUAGEM E VARIAÇÃO O UNIVERSO DA LINGUAGEM"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google