A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Metodologia de Projetos Relato de Experiências

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Metodologia de Projetos Relato de Experiências"— Transcrição da apresentação:

1 Metodologia de Projetos Relato de Experiências
10/11/2018 Prof. Giancarlo de França Aguiar

2 Prof. Giancarlo de França Aguiar
Sem dúvida, a escola ainda ocupa um lugar central na vida das pessoas. É nela que são depositadas inúmeras expectativas em relação ao futuro do sujeito e da sociedade. 10/11/2018 Prof. Giancarlo de França Aguiar

3 Prof. Giancarlo de França Aguiar
10/11/2018 Prof. Giancarlo de França Aguiar

4 Prof. Giancarlo de França Aguiar
Algumas reflexões: A aprendizagem alcançada por seus alunos está à altura dos esforços que você realiza para ensinar? A maioria de seus alunos parece estudar para a prova, ao invés de estudar para adquirir o conhecimento profundo do assunto abordado? A aprendizagem alcançada pelos alunos parece durável?s 10/11/2018 Prof. Giancarlo de França Aguiar

5 Prof. Giancarlo de França Aguiar
10/11/2018 Prof. Giancarlo de França Aguiar

6 Prof. Giancarlo de França Aguiar
Alguns problemas de nosso sistema educacional: Evasão escolar; Aumento crescente de alunos com problemas de aprendizagem; Formação deficitária dos que conseguem concluir os ensinos fundamental e médio; e Desinteresse geral pelo trabalho escolar. 10/11/2018 Prof. Giancarlo de França Aguiar

7 Prof. Giancarlo de França Aguiar
Metodologias Ativas Qualquer processo através do qual o estudante deixa de ser audiência para ser o ator principal do seu processo de aprendizagem O método “Instrução pelos Colegas” (Peer Instruction); Aprendizagem Baseada em Problemas (PBL); Aprendizagem Baseada em Projetos; Just-in-Time Teaching (JiTT); Games; Estudos de Casos; Entre outras metodologias. 10/11/2018 Prof. Giancarlo de França Aguiar

8 O professor como agente motivador!

9 Prof. Giancarlo de França Aguiar
Este momento não pretende indicar uma "receita pronta e engessada", mas, sim, um desejo de ajudar o professor universitário na condução de um trabalho de sala de aula organizado e voltado para atingir o melhor rendimento dos alunos. 10/11/2018 Prof. Giancarlo de França Aguiar

10 Prof. Giancarlo de França Aguiar
BOAS PRÁTICAS Planejamento das aulas; Ensino e avaliação da aprendizagem; Domínio da turma; e Engajamento com a equipe da universidade e desenvolvimento profissional. 10/11/2018 Prof. Giancarlo de França Aguiar

11 Prof. Giancarlo de França Aguiar
Como Construir uma Boa Prática em Sala de Aula Elaborar um Plano de Trabalho que contenha as ações a serem implementadas, prazos e responsáveis por desenvolvê-las; Para cada boa prática selecionada, definir ações para a implementação das mesmas. Estas ações podem ser inspiradas em exemplos práticos, na experiência pessoal do professor e em outras fontes de pesquisa. Perguntar-se sempre como está o seu trabalho de professor mediador, levantando os seus pontos fortes e os pontos a serem trabalhados; Implementar o Plano de Trabalho. 10/11/2018 Prof. Giancarlo de França Aguiar

12 Prof. Giancarlo de França Aguiar
EXEMPLOS 10/11/2018 Prof. Giancarlo de França Aguiar

13 Prof. Giancarlo de França Aguiar
10/11/2018 Prof. Giancarlo de França Aguiar

14 Prof. Giancarlo de França Aguiar
10/11/2018 Prof. Giancarlo de França Aguiar

15 Prof. Giancarlo de França Aguiar
10/11/2018 Prof. Giancarlo de França Aguiar

16 Prof. Giancarlo de França Aguiar
10/11/2018 Prof. Giancarlo de França Aguiar

17 Prof. Giancarlo de França Aguiar
10/11/2018 Prof. Giancarlo de França Aguiar

18 Prof. Giancarlo de França Aguiar
10/11/2018 Prof. Giancarlo de França Aguiar

19 Prof. Giancarlo de França Aguiar
10/11/2018 Prof. Giancarlo de França Aguiar

20 Prof. Giancarlo de França Aguiar
CATAPULTA VIKING 10/11/2018 Prof. Giancarlo de França Aguiar

21 Prof. Giancarlo de França Aguiar
10/11/2018 Prof. Giancarlo de França Aguiar

22 Prof. Giancarlo de França Aguiar
10/11/2018 Prof. Giancarlo de França Aguiar

23 Prof. Giancarlo de França Aguiar
10/11/2018 Prof. Giancarlo de França Aguiar

24 Prof. Giancarlo de França Aguiar
10/11/2018 Prof. Giancarlo de França Aguiar

25 Prof. Giancarlo de França Aguiar
KAIAPET 10/11/2018 Prof. Giancarlo de França Aguiar

26 Prof. Giancarlo de França Aguiar
10/11/2018 Prof. Giancarlo de França Aguiar

27 Prof. Giancarlo de França Aguiar
10/11/2018 Prof. Giancarlo de França Aguiar

28 Prof. Giancarlo de França Aguiar
10/11/2018 Prof. Giancarlo de França Aguiar

29 Prof. Giancarlo de França Aguiar
10/11/2018 Prof. Giancarlo de França Aguiar

30 Prof. Giancarlo de França Aguiar
TAREFA SOCIAL 10/11/2018 Prof. Giancarlo de França Aguiar

31 Prof. Giancarlo de França Aguiar
10/11/2018 Prof. Giancarlo de França Aguiar

32 Prof. Giancarlo de França Aguiar
PILHA ELÉTRICA 10/11/2018 Prof. Giancarlo de França Aguiar

33 Prof. Giancarlo de França Aguiar
Thomas Edison quando chegou as mil tentativas foi questionado se deveria parar de tentar! Thomas Edison se saiu com a seguinte explicação: “Posso dizer que não fracassei mil vezes, apenas descobri mil maneiras de como não fazer a lâmpada funcionar”. E na sua 1043º tentativa: ali estava a lâmpada a funcionar. 10/11/2018 Prof. Giancarlo de França Aguiar

34 Prof. Giancarlo de França Aguiar
10/11/2018 Prof. Giancarlo de França Aguiar

35 Prof. Giancarlo de França Aguiar
REFERÊNCIAS AGUIAR, G. F.; et al. Como Conquistar Alunos de Graduação? Abordagens de Sucesso na Universidade Positivo. Anais: XXXVIII - Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia. Fortaleza: UFCE, 2010. AGUIAR, G. F; AGUIAR, B. C. X. C. Volumes por sólidos de revolução com a utilização de projetos de engenharia – Anais: II Congresso Nacional de Educação Matemática. Ijuí: UNIJUÍ, 2011. AGUIAR, G. F.; et al. Construção de protótipo como fator motivacional no processo de ensino e aprendizagem. Anais: XL - Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia. Belém: UFPA, 2012. AGUIAR, G. F.; et al. Evasão em cursos de engenharia: esse problema é só do cálculo?. Anais: XLI - Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia. Gramado: UFRG, 2013. BARRET, T. (2010), “The problem-based learning process as finding and being in flow”, Innovations in Education and Teaching International, Vol.47, No. 2, May 2010, STANFORD UNIVERSITY, (2001), “Speaking of teaching”, Stanford University Newsletter on Teaching, Vol.11, No. 1. 10/11/2018 Prof. Giancarlo de França Aguiar


Carregar ppt "Metodologia de Projetos Relato de Experiências"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google