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Ciclo da Consolidação, 9º ano do Programa de Intervenção Pedagógica

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Apresentação em tema: "Ciclo da Consolidação, 9º ano do Programa de Intervenção Pedagógica"— Transcrição da apresentação:

1 Ciclo da Consolidação, 9º ano do Programa de Intervenção Pedagógica
LIÇÕES DE LÍNGUA PORTUGUESA Para Desenvolver e Consolidar Competências e Habilidades e avançar na aprendizagem Ciclo da Consolidação, 9º ano do Ensino Fundamental Programa de Intervenção Pedagógica Secretaria de Estado de Educação Subsecretaria de Desenvolvimento da Educação Básica Superintendência de Desenvolvimento da Educação Infantil e Fundamental

2 Objetivos: Contribuir para a melhoria da prática no ensino da Língua Portuguesa no 9º Ano do Ciclo da Consolidação do Ensino Fundamental. Garantir os direitos de aprendizagem e desenvolvimento dos alunos em Língua Portuguesa. Intensificar o atendimento pedagógico a todos os alunos do 9º Ano do Ensino Fundamental em Língua Portuguesa, desenvolvendo a sua capacidade leitora. Melhorar os resultados das avaliações internas e externas de Língua Portuguesa do 9ºano do Ensino Fundamental.

3 Estrutura das Lições Conforme Eixo Temático I – Compreensão e produção de textos- CBC. (I) Procedimento de Leitura; (II)Implicações do Suporte, do Gênero e/ou do Enunciador da Compreensão do Texto; (III) Relação entre Textos; (IV) Coerência e Coesão no Processamento do Texto; (V) Relações entre Recursos Expressivos e Efeitos de Sentido; e (VI) Variação Linguística.

4 Foco: Desenvolvimento das habilidades e competências não consolidadas, tendo como referência as avaliações internas da escola e as avaliações externas do PROEB.

5 Organização das Lições:
As lições possibilitam o desenvolvimento das habilidades básicas essenciais para o trabalho no 9º ano. Composição: Explicação sobre a competência Explicação sobre a habilidade Sugestões de atividades para desenvolver essa habilidade.

6 Ênfase nas estratégias de leitura (antes, durante e depois) Quando os objetivos da leitura ficam claros para os alunos, a busca da compreensão e produção do texto se torna mais prazerosa. "O ensino das estratégias de leitura ajuda o estudante a aplicar seu conhecimento prévio, a realizar inferências para interpretar o texto e a identificar e esclarecer o que não entende.” Isabel Solé

7 Caráter interdisciplinar:
Trabalho integrado com os demais componentes curriculares do 9º ano do Ensino Fundamental “ Todo conhecimento mantém um diálogo permanente com outros conhecimentos.” (...) “ o currículo deve ter tratamento metodológico que evidencie a interdisciplinar e a contextualização.” -Parecer CNE/CEB Nº 07/2010

8 Trabalho com textos (livro didático, sítios da Internet, revistas, jornais e outras fontes) Os textos sugeridos nas lições poderão ser, a critério do professor, substituídos por outros textos do livro didático adotado que contemplem as habilidades a serem trabalhadas.

9 Avaliação formativa e diagnóstica:
A avaliação formativa propõe a correção das questões propostas para verificar se houve aprendizagem para todos os alunos, possibilitando a intervenção pedagógica para aqueles que necessitarem.

10 Nosso maior desafio: Que nossos alunos sejam sujeitos ativos na construção do conhecimento, que se tornem, a cada dia, mais críticos e capazes de considerar diferentes perspectivas de leitura para exercer, com qualidade, sua cidadania.

11 Para além de desenvolver a competência de compreender e de produzir textos, encantar os nossos alunos é o nosso maior desejo, para vencermos o desafio de garantir a todos seus direitos de aprendizagem e desenvolvimento. Equipe Central SEE-MG


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