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6º Semestre de Administração

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Apresentação em tema: "6º Semestre de Administração"— Transcrição da apresentação:

1 6º Semestre de Administração
2008

2 A Logística... Surgiu no contexto militar a fim de abastecer eficientemente as tropas; O termo logística há poucos anos estava associado somente a transporte. Atualmente, é vista como um esforço integrado com o objetivo de ajudar a criar valor para o cliente pelo menor custo possível; (DIAS, 1993)

3 Logística... A Logística é a movimentação de materiais desde a fonte fornecedora até o consumidor final. É responsável pelo planejamento, operação e controle de todo o fluxo de mercadorias e informação. ( BOWERSOX;CLOSS,2001)

4 ... é uma das principais funções da logística
O Transporte... ... é uma das principais funções da logística ... é responsável pelos fluxos de matéria prima e produto acabado entre todos os elos da cadeia logística. ...tem como objetivo disponibilizar o produto certo, na quantidade certa, na hora certa, no lugar certo ao menor custo possível. (DIAS, 1993)

5 Transporte... Transporte é a ligação da empresa com todos seus fornecedores e clientes, é atualmente o maior fator de custo da cadeia logística e também o que mais carece o controle. (BOWERSOX;CLOSS, 2001)

6 Logo... Logística de Transporte é transportar mercadorias garantindo a integridade da carga, no prazo combinado e a baixo custo (BERTAGLIA, 2003)

7 Tipos de Modais de Transporte:
Ferroviário; Rodoviário; Hidroviário Dutoviário, Gasoduto e Oleoduto; Aéreo; (BERTAGLIA, 2003)

8 Exemplo de Dutoviário Oleoduto/Gasoduto

9 Ferroviário As ferrovias não têm recebido inovação;
É um transporte recomendado para grandes volumes; Têm custo inferior ao transporte rodoviário e aéreo; Não apresenta flexibilidade movimentação; Há necessidade de investimento (BERTAGLIA, 2003)

10 Rodoviário É o mais expressivo no transporte de cargas no Brasil (domina o transporte de mercadorias); Políticas de Investimento favoreceu a construção de rodovias; Vasta extensão geográfica colabora para o uso desse tipo de transporte; O custo do frete; Insegurança das rodovias; Condições das rodovias; Pedágios – encarecem o produto final; (BERTAGLIA, 2003)

11 É um dos meios de transporte mais antigo;
Hidroviário Pode ser dividido em: marítimo ( navegação oceânica) e fluvial ( navegação em rios); É um dos meios de transporte mais antigo; Custo fixo alto (navios e equipamentos) e preços baixo (grande capacidade de transporte); É mais vagaroso que o ferroviário e a disponibilidade e a confiabilidade são fortemente influenciados pelo clima. (BERTAGLIA, 2003)

12 Dutoviário / Gasoduto/ Oleoduto
Compreende a movimentação de gases, líquidos, grãos e minérios por meio de tubulações; O transporte é muito vagaroso; É o mais confiável de todos os modais e utiliza a automação industrial para monitoração; (BERTAGLIA, 2003)

13 Custo fixo alto (aeronaves e sistemas de carga);
Aeroviário Custo fixo alto (aeronaves e sistemas de carga); O maior atrativo é a velocidade imbatível entre origem e destino, especialmente em longas distâncias; Amplamente restringida pelas dimensões físicas do espaço destinado às carga e pela capacidade de decolagem da aeronave; Caos Aéreo; (BERTAGLIA, 2003)

14 Desempenho dos Modais de Transporte
Velocidade Duto Aquaviário Ferroviário Rodoviário Aéreo Confiabilidade Aéreo Aquaviário Ferroviário Rodoviário Duto Capacidade Duto Aéreo Rodoviário Ferroviário Aquaviário Disponibilidade Duto Aquaviário Aéreo Ferroviário Rodoviário Freqüência Aquaviário Aéreo Ferroviário Rodoviário Duto (BERTAGLIA, 2003)

15 Para Refletir e Entregar
Na sua opinião, como encontram-se os modais de transporte da sua região? Fale um pouco da realidade de cada um ( ferroviário, rodoviário, aéreo, fluvial e gasoduto).

16 Transporte Multimodal e Intermodal
Multimodal = combina diferentes tipos de transporte: rodoviário, ferroviário, aéreo, dutoviário e hidroviário; Intermodal = promove o intercâmbio entre os modais de transporte, como: Terminais Ferroviário, Rodoviário, Portuários, Aeroportos e Centros de Distribuição. (PICHIOLI, 2002)

17 A Tecnologia... ... ajuda as atividades de transporte agilizando os processos, melhorando a comunicação e trazendo maior segurança ao deslocamento das cargas; (BERTAGLIA, 2003)

18 A Tecnologia pode ser utilizada de várias formas, tais como:
Controle de veículos por satélite; Controle de rotas; Checagem da carga; Informação imediata de entrega; Rastreabilidade; (BERTAGLIA,2003)

19 Fatores que afetam os meios de transporte:
Tempo – refere-se ao tempo necessário para percorrer a distância para disponibilizar o produto; Distância – corresponde ao trajeto percorrido entre os pontos de produção e de consumo; (BERTAGLIA, 2003)

20 Gestão da Frota Alguns aspectos são relevantes para a gestão da frota, tais como: Mão-de-obra; Consumo de combustível; Manutenção; Estoque de peças e reposição

21 Para se obter a Eficiência da Frota:
Programar o roteiro; Eliminar erros de entrega através de leitores de códigos de barras (agiliza o processo de entrega); Comunicar (telefones celulares, rádios, comunicações via satélites); Incentivar a produtividade; Melhorar o uso dos ativos (aproveitar o transporte na ida e na volta); Carregar adequadamente o veículo;

22 A Frota pode ser: Própria; Terceirizada.

23 Frota Própria: Não garante a segurança e a qualidade de atendimento ao cliente; Frota antiga (depreciada);

24 Frota Terceirizada: Dedicação ao negócio; Evita passivo trabalhista;
Reduz os custos; Incentiva a formação de pequenas empresas com os próprios motoristas e ajudantes que absorvem os veículos da frota;

25 Classificação de serviços (ANTT)
1.Empresa de Transporte de Carga – ETC Frota própria ou arrendada 2.Cooperativa Transporte de Cargas – CTC Frota de associados => Legalizada e Respeitar as normas vigentes 3. Transportador Autônomo Cargas – TAC Residir e estar domiciliado no Pais

26 Custos Logísticos: Custos com tributação; Custos com transporte;
Custos administrativos; Custos com embalagem.

27 Sistemas de Distribuição

28 Quanto aos Segmentos de Carga:
Transporte de carga geral completa; Transporte de carga geral fracionada; Transporte de cargas unitizadas em contêineres; Transporte de cargas indivisíveis com excesso de dimensões; Transporte de granéis líquidos. Transporte de cargas especiais; Transporte de encomendas.

29 Segmentos de carga

30 Segmentos de carga

31 Segmentos de Carga Transporte Concorde (2003) => Paris/Baden (Balsa) => Porto / Museu Sinshein (Rodovia – 5km)

32 Segmentos de carga

33 Sistema 1 para 1

34 Sistema Compartilhado
Configuração sem consolidação em centro de triagem (carga itinerante)

35 Sistema Compartilhado
Configuração sem consolidação em centro de triagem (carga combinada)

36 Sistema Compartilhado
Configuração sem consolidação em centro de triagem

37 Sistema Compartilhado
Configuração com desconsolidação em centro de triagem (Carga itinerante)

38 Sistema Compartilhado
Configuração com consolidação em centro de triagem (Carga combinada)

39 Sistema Compartilhado
Configuração com consolidação e desconsolidação em centros de triagem

40 Sistema compartilhado
Distribuição Física feita por operadores logísticos

41 Sistema compartilhado (carga fracionada)

42 Sistema compartilhado (coleta e entrega)

43 Sistema compartilhado (coleta e entrega)

44 Sistema compartilhado (transferência)

45 Sistema compartilhado (carga fracionada)
Racionalização; Economia e segurança; Prazo de entrega; Legislação trabalhista; Veículos e equipamentos disponíveis. Carga/descarga; Conferência; Unitização; Emissão de documentos; Roteirização e programação de veículos; Alocação de tripulações.

46 Classificação veículos (NBR 11453)
CMT = capacidade max. tração = peso veic. + peso carga + folga; PBT = peso bruto total = peso veículo + peso carga; CMT>PBT => segurança do veículo (quanto maior caminhão, maior folga).

47 Classificação veículos (NBR 11453)
Leves: CMT< 10 ton; Médios: 10 ton<=CMT<20 ton; Semi-pesados: 20 ton<=CMT<30 ton; Pesados: 30 ton=<CMT<40 ton; Extra-pesados: CMT=> 40 ton.

48 Configuração dos eixos (lei da balança)
2 eixos (simples); Dianteiro: 6 ton Traseiro: 10 ton Máx PBT: 16 ton 3 eixos (simples); 3,4,5 ou 6 eixos (articulado c/ semi-reboque); 4,5 ou 6 eixos (articulado c/ reboque); 7 ou 9 eixos (bi-articulado c/semi-reboque).

49 Configuração veículos (carga)
Carga seca (carroceria aberta); Carga seca (furgão); Sider; Furgão isotérmico; Furgão frigorífico; Basculantes; Tanques (líquidos e gases); Tipos especiais.

50 Carga seca (carroceria aberta)

51 Carga seca (furgão)

52 Sider

53 Furgão frigorífico

54 Basculantes

55 Tanques (líquidos e gases)

56 Tipos Especiais

57 Equipamentos complementares

58 Escolha de veículos e equipamentos (carga)
Tipo (geral, granéis, etc..); Peso específico (kg/m3) ou unitário; Volume; Fragilidade; Tipo de embalagem; Limite de empilhamento.

59 Escolha de veículos e equipamentos (carga)
Unitização; Temperatura; Nível de umidade; Prazo de validade; Legislação.

60 Escolha de veículos e equipamentos (transporte)
Identificação dos pontos origem/destino; Demanda e freqüência atendimento; Sistemas de carga e descarga; Janelas de tempo; Tempo de carga e descarga.

61 Escolha de veículos e equipamentos (roteiro)
Distância entre pontos de origem/destino; Tipo de estrada (pavimento e tráfego); Topografia; Pesos máximos permitidos; Legislação de trânsito (veículos especiais); Distância máxima (abastecimento , assistência técnica, etc..).

62 Escolha de veículos e equipamentos (veículos)
Relação peso/potência (CMT e PBT); Torque; Tipo de tração (4x2, 4x4, 6x4); Relação de transmissão; Tipo de pneumático; Manobrabilidade (cabine avançada ou não); Tipo de cabine (simples ou leito).

63 Escolha de veículos e equipamentos (veículos)
Tipo de composição (simples, bi-articulado, reboque); Entre-eixos; Capacidade de subida em rampas; PBT e CMT; Círculo de Viagem; Tipo de suspensão; Autonomia.

64 Case Analisar o texto e propor melhorias
para o setor de Logistica de Hortifruit.


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