A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Genética e os padrões de transmissão de herança

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Genética e os padrões de transmissão de herança"— Transcrição da apresentação:

1 Genética e os padrões de transmissão de herança

2 Genética: Do grego geno; fazer nascer, é a ciência dos genes, da hereditariedade e da variação dos organismos. É o ramo da Biologia que estuda a forma como são transmitidas as características biológicas de geração para geração. O termo foi primeiramente aplicado para descrever o estudo da variação e hereditariedade, pelo cientista Wiliiam Bateson em uma carta dirigida a Adam Sedgewick, em 1908. Desde o tempo da pré-história, os agricultores utilizavam conhecimentos de genética através da domesticação e do cruzamento seletivo de animais e plantas para melhorar suas espécies. Atualmente é a genética que proporciona as ferramentas necessárias para a investigação das funções dos genes, isto é, a análise das interacções genéticas.

3 Dois conceitos importantes para o desenvolvimento da genética, no começo do século 20, foram os de fenótipo e genótipo. Fenótipo: Do grego pheno, evidente, brilhante, e typos, característico, é empregado para designar as características apresentadas por um indivíduo, sejam elas morfológicas, fisiológicas e comportamentais. Compreende também as características microscópicas e de natureza bioquímica, que necessitam de testes especiais para a sua identificação.

4 Entre as características fenotípicas visíveis, podemos citar a cor de uma flor, a cor dos olhos de uma pessoa, a textura do cabelo, a cor do pelo de um animal, etc. O tipo sanguíneo e a sequência de aminoácidos de uma proteína, por exemplo, são características fenotípicas reveladas apenas mediante testes especiais. O fenótipo de um indivíduo sofre transformações com o passar do tempo. Por exemplo, à medida que envelhecemos, o nosso corpo se modifica. Fatores ambientais também podem alterar o fenótipo: se ficarmos expostos à luz do sol, nossa pele escurecerá.

5 Genótipo: Do grego genos, originar, provir, e typos, característica, refere-se à constituição genética do indivíduo, ou seja, aos genes que ele possui. Estamos nos referindo ao genótipo, quando dizemos, por exemplo, que uma planta de ervilha é homozigota dominante (VV) ou heterozigota (Vv) em relação à cor da semente.

6 Fenótipo = genótipo e ambiente em interação
O fenótipo resulta da interação do genótipo com o ambiente. Consideremos, por exemplo, duas pessoas que tenham os mesmos tipos de alelos para pigmentação da pele; se uma delas toma sol com mais frequência que a outra, suas tonalidades de pele, fenótipo, são diferentes.

7 No interior dos organismos, a informação genética está normalmente contida nos cromossomos, onde é representada na estrutura química da molécula de DNA. Os genes, em geral, codificam a informação necessária para a síntese de proteínas. As proteínas, por sua vez, podem atuar como enzimas ou apenas estruturalmente, funções estas diretamente responsáveis pela característica (fenótipo) final de um organismo.

8 Em 1866, Gregor Mendel estabeleceu, pela primeira vez, os padrões de hereditariedade de algumas características existentes em ervilheiras. A partir da sua análise estatística, Mendel definiu o conceito de alelo como sendo a unidade fundamental da hereditariedade. O termo "alelo“, tal como Mendel o utilizou, expressa a ideia de "gene", enquanto que, em nossos dias, ele é utilizado para especificar uma variante de um gene. Só depois da morte de Mendel é que o seu trabalho foi redescoberto, entendido (início do século 20), e lhe foi dado o devido valor por cientistas que, então, trabalhavam em problemas similares.

9 As moléculas de DNA dos cromossomos contêm “receitas” para a fabricação de todas as proteínas da célula. Portanto, o gene é uma sequência de nucleotídeos do DNA, que pode ser transcrita em uma versão de RNA e, consequentemente, traduzida em uma proteína.

10 Um cromossomo é comparável a um livro de receita de proteínas, e o núcleo de uma célula humana é comparável a uma biblioteca constituída por 46 volumes, que contém o receituário completo de todas as proteínas do indivíduo. O conjunto completo de genes de uma espécie, com as informações para a fabricação dos milhares de tipos de proteínas necessários à vida, é denominado genoma. Atualmente, graças a modernas técnicas de identificação dos genes, os cientistas mapearam o genoma humano através do Projeto Genoma Humano.

11 Atividades: Leia o texto disponível em: RESPONDA às seguintes questões, baseando-se na leitura do texto, no material de apoio e em seus conhecimentos sobre o assunto. 1. Há mais de um século, cientistas de todo mundo têm se dedicado a entender como os genes funcionam. EXPLIQUE seu funcionamento. 2. A estrutura de “hélice dupla” do DNA tornou-se um ícone global, quase tão reconhecível quanto a logomarca da Coca-Cola ou a do McDonald´s. EXPLIQUE como é esta estrutura e faça uma ilustração. 3. EXPLIQUE como testes tão complexos podem ser realizados a partir da análise da saliva das pessoas.

12 4. DESCREVA o diagnóstico recebido pelo repórter.
5. “Para muita gente, enxergar-se no espelho genético pode parecer assustador – ou apenas inútil diante da inevitabilidade do fim”. ARGUMENTE a favor ou contra esta afirmativa. 6. EXPLIQUE por que, apesar da enorme quantidade de estudos científicos que têm vasculhado o código genético, nos últimos anos, pouco se sabe ainda sobre as formas de se alterar seu funcionamento. 7. OPINIÃO: Você faria um teste desses? Por quê? Explique.

13 Referências:

14


Carregar ppt "Genética e os padrões de transmissão de herança"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google