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Como ter sucesso em seus projetos

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Apresentação em tema: "Como ter sucesso em seus projetos"— Transcrição da apresentação:

1 Como ter sucesso em seus projetos
Introdução: Objetivo além de discutir várias boas práticas para ter sucesso nos projetos é interagir com vocês e esclarecer dúvidas e fazer da apresentação o mais interativa possível Iremos disponibilizar a apresentação (pptx) com todos os links no Escritório de Projetos na pasta de downloads Eduardo Montes, PMP

2 Por que os projetos falham? Lições aprendidas
Agenda Perdas em projetos Por que os projetos falham? Lições aprendidas Melhores práticas para gerenciar seus projetos Lista de fatores que aumentam muito a chance de sucesso do seu projeto O Escritório de Projetos que é a área responsável para garantir o sucesso de todos os projetos do portfólio – como

3 Eduardo Montes, PMP Fundador e PMO da que possui o melhor e mais completo conteúdo gratuito sobre gerenciamento de projetos do Brasil e apoia na capacitação de usuários Mais de 300 projetos entregues somando R$19 bilhões em investimentos Especialista em Escritório de Projetos, Gestão de Portfólio de Projetos e na capacitação de Gerentes de Projetos PMP certificado desde 2005 quando iniciou sua atuação como PMO e implantou e gerenciou vários Escritórios de Projetos Mestrado em Administração de Empresas pela EAESP-FGV MBA Exchange pela University of North Carolina at Chapel Hill Bacharelado em Ciência da Computação pela UFSCar GP de Sucesso consegue motivar as pessoas e capacitá-las Gerente de Projeto precisa ter amor as suas entregas Eu quando entro em um projeto é pra concluir e isso faz parte do meu diferencial como GP Professor de GP que e um dos maiores prazeres que tenho Background

4 Alguns números sobre perdas em projetos
Metodologia de gerenciamento de projetos Alguns números sobre perdas em projetos Índice de Sucesso: Sucesso Total: 56,0% Sucesso Parcial: 34,0% Fracasso: 10,0% Atraso médio: 27% Estouro de custo médio: 17% Execução média do Escopo: 77% Fonte: 2014: 415 organizações / projetos Carteira média de projetos por organização: 19 projetos 14 meses de duração por projeto Custo médio de 1,9 bilhões por carteira Perda total estimada em 134 bilhões (415*1,9*17%)

5 Por que os projetos falham? Parte I

6 Por que os projetos falham? Parte II
Identificar estratégias para cuidar das pessoas resistentes “Se alguma coisa pode dar errado, com certeza dará” - Lei de Murphy “O trabalho se expande para preencher o tempo disponível para ser concluído” Lei de Parkinson “Porque cada um olha pro seu próprio umbigo” Lei dos interesses individuais (Eduardo) Questões: O Planejamento e a execução da olímpiada de Athenas foi eficiente como gerenciamento de projetos? A Copa do Mundo e as olimpíadas estão sendo bem gerenciadas Incerteza é (principalmente) o motivo pelo qual precisamos gerenciar os projetos. Vanderlei Cordeiro de Lima Análise: 36km 1:53 – tinha o batedor a poucos metros 42km 2:10:54-italiano Stefano Baldini 2:12:10

7 Lições Aprendidas – Parte 1
Objetivos do projeto SMART Specific: Específico, Claro; Measurable: Indicador e meta; Assignable: Quem; Realistic: realístico; Time-related: Quando Suporte da alta administração Importância aumenta com a complexidade do projeto Saber ouvir seu cliente Ouvir seu cliente e envolve-lo no projeto reduz as mudança e agiliza o aceite dos produtos Definição de Requisitos Mínimos Entrega de requisitos mínimos permite que o usuário veja os resultados rapidamente Tempo é o inimigo de todos os projetos. Dividir o projeto em subprojetos/entregas. A comprovação dos ganhos do gerenciamento de projetos através de ferramentas, informações atualizadas e disseminação da importância Suporte da Alta Administração: Informações precisas em tempo certo para tomada de decisão efetiva, Otimização dos resultados do Portfólio de Projetos Envolvimento do usuário: Experiente Gerente de Projeto Objetivos de Negócio Claros Escopo Minimizado Infraestrutura Padrão de Software Definição de Requisitos Mínimos Metodologia Formalizada Estimativas Confiáveis

8 Lições Aprendidas – Parte 2
O GP deve motivar a equipe e capacitá-la para atender os objetivos do projeto Equipe Motivada Metodologia de gerenciamento de projetos e a preocupação com a melhoria contínua Lições aprendidas são incorporadas na metodologia. Define CheckList para as atividades. Processos Otimizados Soluções que armazenam base histórica dos projetos para uso futuro e melhores estimativas; Infraestrutura padrão e integrada aumentando a produtividade da equipe Ferramentas Adequadas A comprovação dos ganhos do gerenciamento de projetos através de ferramentas, informações atualizadas e disseminação da importância Suporte da Alta Administração: Informações precisas em tempo certo para tomada de decisão efetiva, Otimização dos resultados do Portfólio de Projetos Envolvimento do usuário: Experiente Gerente de Projeto Objetivos de Negócio Claros Escopo Minimizado Infraestrutura Padrão de Software Definição de Requisitos Mínimos Metodologia Formalizada Estimativas Confiáveis

9 O Escritório de Projetos
Objetivo: Garantir que os projetos sejam entregues conforme prazo, custo e escopo já definidos aumentando a satisfação do cliente e os resultados dos projetos. Como: Equipe de Projeto Eficiente e Engajada + Líder do Projeto Integrador + PMO para capacitar e suportar líder + Metodologia de 10 passos baseada no Guia PMBOK® e no Livro Introdução ao Gerenciamento de Projetos Processos de gerenciamento de projetos e modelos de documentos aperfeiçoados continuamente de acordo com as lições aprendidas e as melhores práticas identificadas. + Resposta ágil as questões do projeto Encontro semanal PMO + Líder

10 Como gerenciar os projetos Introdução ao Gerenciamento de Projetos
Um processo é um conjunto de atividades inter-relacionadas realizadas para obter um conjunto pré-especificado de produtos, resultados ou serviços. Iniciação: Define e autoriza o projeto ou uma fase do projeto. Planejamento: Define e refina os objetivos e planeja a ação para alcançar os objetivos e o escopo do projeto. Execução: Integra pessoas e recursos para realizar o plano de projeto. Controle: Mede e monitora regularmente o progresso para identificar variações em relação ao planejado para se tomar as devidas ações corretivas. Encerramento: Formaliza a aceitação do produto e concluí o projeto.

11 Gerenciamento de Projetos Passo a Passo
Cap. Passo Templates 5 1 - Desenvolver o Termo de Abertura Termo de Abertura 5W2H 6 2 - Definir o escopo Declaração do escopo do projeto Dicionário da EAP com requisitos Dicionário da EAP - Complementar a Planilha 3 - Analisar os riscos Registro dos pontos de atenção 4 - Criar cronograma e orçamento Cronograma do Projeto 5 - Revisar e aprovar o planejamento Plano de gerenciamento do projeto 7 6 - Engajar as partes interessadas 7 - Orientar e Executar o que foi planejado 8 8 - Monitorar prazo e custo e Gerar Status Report Status Report 9 - Controlar Mudanças no Escopo Registro das solicitações de mudanças 9 10 - Encerrar o projeto ou fase Lições aprendidas

12 Principais Modelos I P C E Documento Descrição
Termo de abertura do projeto I Processo de autorização formal do projeto. Termo de notificação de conhecimento de projeto para a empresa. Plano de projeto P O plano de projeto guia a execução, controle e encerramento do projeto. Declaração do escopo Determina qual trabalho será realizado e quais entregas produzidas. Dicionário da EAP Detalha cada elemento da EAP de modo a orientar a equipe do projeto Cronograma Determina datas de início e término das atividades do projeto Registro dos pontos de atenção C Identifica os Riscos e Problemas do projeto e descreve como serão tratados Status Report Divulga informações pertinentes ao projeto. Registro das mudanças Registra cada mudança solicitada e controla seu status Lições aprendidas E Sumariza principais problemas enfrentados como foram solucionados para evitar ocorrências em futuros projetos.

13 Obrigado! Eduardo Montes, PMP eduardo@escritoriodeprojetos.com.br


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