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FILOSOFIA POLÍTICA Professor Fábio Will.

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1 FILOSOFIA POLÍTICA Professor Fábio Will

2 Platão a. C

3 Ambiente Filosófico de Atenas no séc. V a. C
O ambiente filosófico de Atenas no séc. V a. C estava, basicamente, dividido entre os Socráticos X Sofistas. *Dominavam a arte da oratória -a arte de bem falar, ensinavam-na em troca de pagamento. Usavam sofismas. *Tudo depende dos interesses do homem e da realidade social: regras morais, relacionamentos, posições políticas : verdade subjetiva. Sofistas *Valores relativos, inexistência de moral coletiva. Górgias, Hípias, Prótogoras. * Destruição do conhecimento segundo Sócrates.

4 Ambiente Filosófico de Atenas no séc. V a. C
Sócrates ( a.C), inspirador de Platão. Método Dialógico - ironia: colocar em contradição opiniões comuns maiêutica: fazer com que os conceitos aflorem ao espírito. Ensinava Filosofia para qualquer homem, independente de sua classe social. Conteúdo Moral: a busca pelo bem: a verdade existe e deve ser procurada-é a consciência do Divino – daemonium -voz divina dentro de cada homem que lhe ordena o que fazer e o que não fazer. Oposição aos sofistas. As virtudes se resumiriam no conhecimento e o vício na ignorância. Conhecer o Bem: condição necessária e suficiente para praticá-lo.

5 Ambiente Filosófico de Atenas no séc. V a. C
A morte de Sócrates: inimigo do Estado e corruptor de jovens. A morte de Sócrates: inimigo do Estado e corruptor de jovens. Jacques Louis David

6 Platão e a Alma

7 Platão: Sociedade, Política e Arte
Modelo da Sociedade Justa, onde cada um deveria desempenhar uma função social. Filósofos: mente do Estado. Deveriam possuir a virtude da sabedoria. Guerreiros : o peito, o coração da sociedade; encarregados da defesa; não teriam direitos políticos. Deveriam possuir a virtude da fortaleza Trabalhadores ou operários: encarregados da subsistência, não teriam nenhum direito político. Exercitariam a virtude da temperança.

8 Platão e o Mundo das Idéias- Idealismo o Conhecimento
O conhecimento se dá através da anamnese- recordação do conhecido. Tipos de conhecimento: Episteme = Ciência Conhecimento da causa, isto é, a Ideia, refere-se ao inteligível Firmada pelo conhecimento da causa Refere-se ao mundo sensível; Mutável; quase sempre enganadora; conhecimento intermediário entre ciência e ignorância. Doxa = Opinião

9 Platão e o Mundo das Ideias - Idealismo o Conhecimento
Dianóia : conhecimento matemático e geométrico. Episteme (inteligível) Noésis: Conhecimento das idéias, por hipóteses e captação pura. Simples Imaginação : sombras e imagens sensíveis das coisas. Doxa(sensível) Crença : coisas e objetos sensíveis

10 Platão: Sociedade, Política e Arte
Constrói um modelo de sociedade Justa. Conceito de justiça para Platão: “a cada um faça o que lhe compete fazer” A justiça só existe exteriormente se existir antes interiormente na alma. O Estado deve ser governado por Filósofos, que seriam as pessoas mais prudentes e honestas para alcançar o bem da cidade.

11 Platão: Sociedade, Política e Arte
Formas de Governo aceitáveis segundo a Filosofia Platônica. Monarquia Aristocracia Formas detestáveis: Democracia Distinta da tirania, governo do Rei-Filósofo. Distinta da Oligarquia, governo de Filósofos. Governo do Povo, neste caso a divisão do poder causaria dano ao exercício da virtude da prudência –excelência exclusiva dos Filósofos.

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13 DE PLATÃO A ARISTÓTELES
PLATÃO FOI O PRIMEIRO FILÓSOFO A LEVANTAR A DISCUSSÃO SOBRE O QUE É O CONHECIMENTO EM SI MESMO. POR ISSO LEMOS O “TEETETO”, POIS É UM TEXTO BASE, EM QUE ENCONTRA-MOS COMO CENTRO O PROBLEMA: “O QUE É CONHECIMENTO?”

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15 OBJETIVOS DO “TEETETO”
Refutar a tese de que conhecimento é sensação. Por isso é necessário enfrentar a tese de Protágoras que afirmava que “o homem é a medida de todas as coisas”. Após derrubá-la, Sócrates aprofunda na análise até chegar à conclusão de que o conhecimento quer atingir a essência e a verdade das coisas, envolve um raciocínio que vai além da sensação e da aparência.

16 ARISTÓTELES Aristóteles discorda de Platão e procura uma outra forma de definir o conhecimento. Antes de qualquer coisa, ele rejeita a proposta de que existem dois mundos, o sensível e o inteligível. Para ele podemos obter o conhecimento através de observações concretas, feitas no mundo real.

17 QUEM GOVERNA? COMO GOVERNA?

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