A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Mapeamento de processos para Construtoras

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Mapeamento de processos para Construtoras"— Transcrição da apresentação:

1

2 Mapeamento de processos para Construtoras
Amostragem e explicação dos processos principais de uma construtora: Estratégia, Incorporação, Comercial ou Vendas, Engenharia e Arquitetura, Planejamento de obras, Execução de obras, Assistência Técnica Apresentação Rafaela, experiencia que tenho. Objetivo desse webinar é esclarecer alguns pontos importantes para o gerenciamento de processos em construtoras, afim de atender aos requisitos normativos do PB e da ISO9001 Iremos abordar durante o webinar conceito, aplicabilidade e alguns pontos que podem ser apontados em auditoria.

3 Conceito de processo: Processo é uma palavra com origem no latim procedere, que significa método, sistema, maneira de agir ou conjunto de medidas tomadas para atingir algum objetivo. Sequência contínua de fatos ou operações que apresentam certa unidade ou que se reproduzem com certa regularidade; andamento, desenvolvimento, marcha. Terá a imagem!

4 Começar pelo definir..... Esse é o método de aplicação dos processos, devemos sempre fazer esse circulo funcionar afim de ter eficiência no controle dos nosso processos. Para iniciar o gerenciamento dos processos, devemos primeiro mapear os processos da empresa....

5 Conceito de mapeamento de processos:
Consiste no levantamento do processo atual, como ele está estruturado, quem são seus participantes e o fluxo das informações. Nessa etapa é importante fazer entrevistas com os executores do processo, pois são eles e não a administração da empresa que detêm o know-how. Aqui é muito comum os gestores acharem que sabem como os processos funcionam e definirem tarefas que não condizem com o contexto ou atrapalham a execução na ponta, por isso a importância de alinhar sempre com quem executa.

6 Antes de iniciar o mapeamento, é importante saber a diferença entre:
ATIVIDADE PROCESSO DEPARTAMENTO ATIVIDADE: Ação; capacidade ou tendência para agir, para se movimentar, para realizar alguma coisa. PROCESSO: método, sistema, maneira de agir ou conjunto de medidas tomadas para atingir algum objetivo. DEPARTAMENTO: Na área empresarial, as grandes empresas são divididas em departamentos: recursos humanos, contabilidade, gestão, etc. A finalidade desta divisão é aperfeiçoar a eficiência de cada setor da empresa.

7 REQUISITO NORMATIVO – REGIMENTO SIAC – PBQP-H2016
4.1. Requisitos gerais Para implementar o Sistema de Gestão da Qualidade, a empresa construtora deve atender em seu planejamento de implantação do SGQ os requisitos abaixo descritos. A empresa construtora deve: a) realizar um diagnóstico da situação da empresa, em relação aos presentes requisitos, no início do desenvolvimento do Sistema de Gestão da Qualidade; b) definir claramente o(s) subsetor(es) e tipo(s) de obra abrangido(s) pelo Sistema de Gestão da Qualidade;

8 REQUISITO NORMATIVO – REGIMENTO SIAC – PBQP-H2016
c) estabelecer lista de serviços de execução controlados e lista de materiais controlados, respeitando se as exigências específicas dos Requisitos Complementares para os subsetores da especialidade técnica Execução de Obras do Sistema de Avaliação da Conformidade de Empresas de Serviços e Obras da Construção Civil (SiAC) onde atua; d) identificar e gerenciar os processos necessários para o Sistema de Gestão da Qualidade e sua aplicação por toda a empresa construtora (ver 1.2); e) determinar a sequência e interação destes processos; f) estabelecer um planejamento para desenvolvimento e implementação do Sistema de Gestão da Qualidade, estabelecendo responsáveis e prazos para atendimento de cada requisito e obtenção dos diferentes níveis de certificação;

9 REQUISITO NORMATIVO – REGIMENTO SIAC – PBQP-H2016
g) determinar critérios e métodos necessários para assegurar que a operação e o controle desses processos sejam eficazes; h) assegurar a disponibilidade de recursos e informações necessárias para apoiar a operação e monitoramento desses processos; i) monitorar, medir e analisar esses processos; j) implementar ações necessárias para atingir os resultados planejados e a melhoria contínua desses processos.

10 REQUISITO NORMATIVO – REGIMENTO SIAC – PBQP-H2016
A empresa construtora deve gerenciar esses processos de acordo com os requisitos deste referencial. Quando a empresa construtora optar por adquirir externamente algum processo que afete a conformidade do produto em relação aos requisitos, ela deve assegurar o controle desse processo. O controle de tais processos deve ser identificado no Sistema de Gestão da Qualidade. Explicar sobre os processos que podemos terceirizar, não isenta o controle de processos, pois interfere na qualidade do produto. VAMOS INICIAR A APLICABILIDADE - MAPEAMENTO

11 Iniciaremos então aplicabilidade dos processos, primeiro passo é o mapeamento deles!
Processos principais são aqueles processos que são essenciais para sua empresa funcionar (explicar cada um deles e sua sequencia e interação) os de apoio são aquele que dão um suporte para os principais. Lembrar que os processos deverão ser alinhados com o escopo definido anteriormente. d) identificar e gerenciar os processos necessários para o Sistema de Gestão da Qualidade e sua aplicação por toda a empresa construtora (ver 1.2); e) determinar a seqüência e interação destes processos;

12 Contexto da organização PBQP-H
1º PASSO: definir objetivo do processo, ele vai nos orientar em toda elaboração do mapeamento. 2º saídas dos processos anteriores devem alimentar o processo seguinte!!! 3º definir as atividades desse processo 4º quais saídas desse processos g) determinar critérios e métodos necessários para assegurar que a operação e o controle desses processos sejam eficazes; h) assegurar a disponibilidade de recursos e informações necessárias para apoiar a operação e monitoramento desses processos;

13 Indicadores de monitoramento dos processos:
Estratégia Lucro previsto X Lucro realizado Incorporação Projetos protocolados X projetos aprovados Engenharia Número de serviços realizados x números de serviços planejados x 100 Planejamento de obras Número de serviços realizados x números de serviços planejados x 100 Obras Numero de serviços conformes/Números de serviços realizados x 100 Comercial Pesquisa de satisfação (Ʃ dos pontos obtidos na pesquisa / Pontuação máxima x 100) Suporte técnico Número de OS abertas no mês/ número de OS atendidas no mês x 100 Assim atendemos aos itens: i) monitorar, medir e analisar esses processos; j) implementar ações necessárias para atingir os resultados planejados e a melhoria contínua desses processos.

14 Benefícios dos processos definidos na sua empresa:
Após o mapeamento de processos na sua empresa teremos vários benefícios, alguns deles são: Diminuição de custos e de pessoal, facilitando a atividade do gestor na realização e controle das atividades por meio de indicadores que auxiliam na adoção de metas e ajudam na identificação de Não conformidades processo para que possam ser revistos e melhorados; Identificação dos gargalos operacionais; Padronização do processo produtivo; Melhora da qualidade do produto ou serviço.

15 “Você não pode impor a produtividade, você deve fornecer as ferramentas para permitir que as pessoas se transformem no seu melhor.” Steve Jobs

16 Rafaela Baestero (19) Templum Consultoria 25/04/2018

17


Carregar ppt "Mapeamento de processos para Construtoras"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google