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Método experimental.

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Apresentação em tema: "Método experimental."— Transcrição da apresentação:

1 Método experimental

2 Plano de investigação Delimitar e definir o objeto da investigação ou problema Colocar uma hipótese explicativa Elaborar e realizar um experimento Definição operacional das variáveis Constituir uma amostra e os grupos experimental e de controlo Controlo e manipulação de variáveis Observação e registo dos resultados. Análise dos resultados Tirar conclusões e generalizar

3 Delimitar e definir o objeto da investigação ou problema
Porque é que as crianças em idade escolar têm comportamentos agressivos?

4 2. Colocar uma hipótese de trabalho
Relacionar, segundo a relação de causa efeito, duas variáveis EFEITO CAUSA

5 2. Colocar uma hipótese de trabalho
HIPÓTESE: O visionamento de programas violentos causa comportamentos agressivos nas cirnaças em idade escolar Uma boa hipótese deve: Ser uma resposta adequada ao problema a explicar Ser verosímil (deve ser coerente e não desmentir conhecimentos já comprovados cientificamente) Deve ser testável (deve poder organizar-se um plano de experimentação)

6 Determinação das variáveis
Visionamento de programas com exibição de comportamentos agressivos Comportamento agressivo

7 Determinação das variáveis

8 Definição operacional das variáveis
Comportamento agressivo: número de socos e pontapés que uma criança dá a um boneco à sua disposição Violência televisiva: número de atos explicítos em que uma pessoa magoa físicamente outra A definição operacional deve sempre incluir aspetos mensuráveis do fenómeno a estudar (número, duração, intensidade, etc.)

9 b) Constituir uma amostra
Amostra significativa: parte da população que se pretende estudar. Deve ser representativa em número e características da população, para depois se poder generalizar o que se apurar ao resto da população

10 b) Formar os grupos experimental e de controlo
Amostra significativa Os dois grupos devem ser o mais homogéneos possível, isto é, semelhantes em quase tudo com exceção da presença da variável independente no grupo experimental

11 c) Controlo e manipulação de variáveis

12 c) Controlo e manipulação de variáveis

13 c) Controlo e manipulação de variáveis
Em psicologia recorre-se a dois tipos de experiência Experiência em contexto laboratorial: decorre em laboratório em condições definidas pelo investigador. Vantagem: maior controlo das variáveis. Desvantagem: a sua artificialidade.

14 c) Controlo e manipulação de variáveis
Experiência em contexto ecológico: decorre no ambiente natural dos sujeitos. A situação é alterada, mas sem que os sujeitos tenham conhecimento do facto. Vantagem: comportamento é natural Desvantagem: menor controlo das variáveis

15 d) Observação e registo dos resultados.
Observação quanto ao papel do observador Participante Não-participante Oculta Cega Técnicas de registo quanto aos instrumentos DIRETAS INDIRETAS Registo de ocorrências Registo de frequência Registo de duração Lista de verificação Escala de classificação Questionários Entrevistas

16 4. Análise dos resultados
Verifica-se que as crianças expostas a um modelo agressivo exibem maior número de comportamentos violentos do que as que não foram expostas a modelos violentos

17 5. Conclusão e generalização dos resultados
LEI do Comportamento: a violência na televisão conduz a comportamentos agressivos nas crianças em idade escolar

18 Limitações do método experimental
Limitações éticas: Não se podem manipular variáveis que tenham efeitos negativos no bem-estar físico e psicológico dos seres humanos como causar lesões físicas ou colocar os sujeitos em situações de stress, medo, ansiedade, etc.

19 LIMITAÇÕES METODOLÓGICAS: - O AMBIENTE É ARTIFICIAL, AFETANDO POR ISSO O COMPORTAMENTO DO SUJEITO. -HÁ VARIÁVEIS QUE NÃO SE PODEM MANIPULAR ( CAPACIDADES CEREBRAIS AMPLIADAS, COR DOS OLHOS) - NÃO SÃO TIDAS EM CONTA AS CARACTERÍSTICAS DE CADA INDIVÍDUO (PERSONALIDADE) - NÃO SE CONSIDERAM DADOS QUALITATIVOS – APENAS OS QUANTITATIVOS


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