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Defesa de dissertação de mestrado Mestrando: Maurício Gregianin Testa

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Apresentação em tema: "Defesa de dissertação de mestrado Mestrando: Maurício Gregianin Testa"— Transcrição da apresentação:

1 Fatores críticos de sucesso de programas de educação a distância via Internet
Defesa de dissertação de mestrado Mestrando: Maurício Gregianin Testa Orientador: Prof. Henrique Freitas

2 Mestrando: Maurício Testa Orientador: Prof. Henrique Freitas
Agenda Tema e justificativa Objetivos Método Resultados Considerações Finais 11/16/2018 Mestrando: Maurício Testa Orientador: Prof. Henrique Freitas

3 Tema e Justificativa (1)
Empresas e instituições de ensino têm realizado investimentos significativos em EAD via Internet. Existem diversos fatores que favorecem a criação de um mercado eletrônico da aprendizagem. Complicações para as organizações: multidisciplinariedade (tecnologia de informação, pedagogia, comunicação, gestão,...); novidade e falta de práticas consolidadas; grande quantidade de variáveis envolvidas. 11/16/2018 Mestrando: Maurício Testa Orientador: Prof. Henrique Freitas

4 Tema e Justificativa (2)
Resultado: cenário permeado por incertezas. É preciso que a implementação e a gestão dos programas esteja focada nos pontos mais importantes. Mas quais seriam estes pontos? Quais são os fatores críticos de sucesso dos programas de EAD via Internet? 11/16/2018 Mestrando: Maurício Testa Orientador: Prof. Henrique Freitas

5 Mestrando: Maurício Testa Orientador: Prof. Henrique Freitas
Objetivo geral Identificar os fatores críticos de sucesso dos programas de educação a distância que utilizam a Internet como principal tecnologia de informação e comunicação. 11/16/2018 Mestrando: Maurício Testa Orientador: Prof. Henrique Freitas

6 Objetivos específicos
Identificar os pontos importantes na gestão de programas de educação a distância via Internet. Identificar os problemas críticos dos programas de educação a distância via Internet. 11/16/2018 Mestrando: Maurício Testa Orientador: Prof. Henrique Freitas

7 Mestrando: Maurício Testa Orientador: Prof. Henrique Freitas
Método de pesquisa (1) Etapa 2 - Roteiro de entrevista, com 21 questões, divididas em: - um conjunto de questões genéricas para avaliar a percepção espontânea de especialistas em relação aos programas de EAD; - um conjunto de questões específicas para avaliar a reflexão de especialistas em relação a pontos específicos dos programas de EAD. 11/16/2018 Mestrando: Maurício Testa Orientador: Prof. Henrique Freitas

8 Mestrando: Maurício Testa Orientador: Prof. Henrique Freitas
Método de pesquisa (2) Etapa 3 - Dois perfis de entrevistados: - cinco professores de IES, com pesquisa, publicações e experiência reconhecida na área. Provenientes do RS (2), RJ (2) e Buenos Aires (1); - quatro profissionais de nível gerencial envolvidos em programas de EAD. Provenientes do RS (3) e DF (1). 11/16/2018 Mestrando: Maurício Testa Orientador: Prof. Henrique Freitas

9 Mestrando: Maurício Testa Orientador: Prof. Henrique Freitas
Método de pesquisa (3) Etapa 3 - Análise de Conteúdo: Questões genéricas - Análise temática, com agrupamento das unidades de registro em categorias; - ‘Freqüência’ como regra de enumeração. Questões específicas a) Cada pergunta foi considerada um tema, utilizando-se ‘direção’ como regra de enumeração; b) Análise temática, sem agrupamento em categorias, e ‘freqüência’ como regra de enumeração. Realização de teste e reteste para aumentar confiabilidade dos resultados. 11/16/2018 Mestrando: Maurício Testa Orientador: Prof. Henrique Freitas

10 Mestrando: Maurício Testa Orientador: Prof. Henrique Freitas
Método de pesquisa (4) Etapas 5 e 6 - Estudos de caso: IPGN - SEBRAE Coleta de dados através de 2 entrevistas, análise de 3 documentos e observação direta no site do programa. NAVi - UFRGS Coleta de dados através de 1 entrevista, análise de 9 documentos, observação direta e participante e análise de registros. 11/16/2018 Mestrando: Maurício Testa Orientador: Prof. Henrique Freitas

11 Percepção espontânea dos especialistas
Identificação de 7 categorias e 39 variáveis Estudante Modelo Pedagógico Tecnologia Gestão Capacitação de pessoal Objetivos Envolvimento 7 a 16 citações por categoria (3 a 9 respondentes) 11/16/2018 Mestrando: Maurício Testa Orientador: Prof. Henrique Freitas

12 Reflexões dos especialistas sobre pontos específicos
Exemplos de pontos destacados pelos especialistas Importante haver pessoas com experiência ou formação específica em EAD. Modelo pedagógico e a importância da valorização da cultura do estudante. A confiabilidade da avaliação (avaliar pela interação ao longo do curso). A disciplina do aluno em EAD (saber gerenciar o tempo, vencer passividade do ensino tradicional). Softwares epecíficos não atendem as necessidades de um curso. 11/16/2018 Mestrando: Maurício Testa Orientador: Prof. Henrique Freitas

13 Estudo de caso IPGN - SEBRAE
Treinamento realizado com tutores não foi suficiente. A inexistência de pessoas com experiência pode ter sido a causa de algumas dificuldades. Problema de falta de tempo (disciplina do estudante) foi uma das principais causas de desistência do curso. Foram realizados esforços para motivar e evitar que o estudante se sentisse isolado, mas não foram suficientes. Atenção especial foi dada aos fatores culturais locais. Criou um ambiente próprio de aprendizagem. Terceirização (parceria) foi fundamental nos resultados. 11/16/2018 Mestrando: Maurício Testa Orientador: Prof. Henrique Freitas

14 Estudo de caso NAVi - EA/UFRGS
Inexistência de pessoas com experiência ou formação em EAD dificultou a implementação do curso. A falta de envolvimento de alguns professores também foi motivo de problemas. Valorização da interação e colaboração dos cursos demonstrou ser uma decisão acertada. A opção por não estabelecer parcerias ou terceirizar serviços trouxe mais problemas do que pontos positivos. 11/16/2018 Mestrando: Maurício Testa Orientador: Prof. Henrique Freitas

15 Fatores Críticos de Sucesso (1)
Capacitação de pessoal As pessoas envolvidas em programas de EAD via Internet devem ter experiência em educação a distância ou receber treinamento específico. Envolvimento Os programas de EAD via Internet devem receber apoio de todas as pessoas da organização. Todos os membros da equipe, incluindo professores, deverão estar realmente envolvidos nas atividades do programa. 11/16/2018 Mestrando: Maurício Testa Orientador: Prof. Henrique Freitas

16 Fatores Críticos de Sucesso (2)
Estudante Os programas de EAD via Internet devem conhecer seus estudantes para poderem desenvolver ações com o objetivo de atender suas necessidades, auxiliá-los na ambientação à Internet e na disciplina para realizar as exigências dos cursos a distância, e evitar que se sintam abandonados ou isolados. Modelo pedagógico Os programas de EAD via Internet devem definir um projeto pedagógico, baseado na interação e colaboração, tendo especial cuidado com o design instrucional, evitando excessiva padronização e respeitando os fatores culturais dos estudantes. 11/16/2018 Mestrando: Maurício Testa Orientador: Prof. Henrique Freitas

17 Fatores Críticos de Sucesso (3)
Tecnologia Os programas de EAD via Internet não devem focar na tecnologia, apesar de ser fundamental a avaliação da infra-estrutura tecnológica e dos softwares que compõem o ambiente de aprendizagem. Parcerias (terceirização) Os programas de EAD devem buscar parcerias estratégicas ou terceirizar parte de suas atividades. 11/16/2018 Mestrando: Maurício Testa Orientador: Prof. Henrique Freitas

18 Mestrando: Maurício Testa Orientador: Prof. Henrique Freitas
Considerações Finais Resultados podem contribuir na implementação de novos programas de EAD via Internet ou mesmo na avaliação de programas ou cursos em andamento, identificando inclusive causas de problemas que estejam ocorrendo. Sugestões de pesquisas futuras Identificação de ações ou estratégias que possam ser adotadas pelas organizações para garantir que os fatores críticos sejam atendidos; Realização de pesquisa confirmatória quantitativa dos resultados. 11/16/2018 Mestrando: Maurício Testa Orientador: Prof. Henrique Freitas

19 Limitações da pesquisa
Resultados não podem ser totalmente generalizados. Realização apenas de teste-reteste para buscar confiabilidade da análise de conteúdo. Inferências baseadas na percepção de pessoas. Envolvimento do pesquisador no NAVi - PPGA/EA/UFRGS. Subjetividade do critério na determinação dos seis fatores críticos de sucesso. 11/16/2018 Mestrando: Maurício Testa Orientador: Prof. Henrique Freitas

20 Fatores críticos de sucesso de programas de educação a distância via Internet
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