A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PLANEJAMENTO EDUCACIONAL

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PLANEJAMENTO EDUCACIONAL"— Transcrição da apresentação:

1 PLANEJAMENTO EDUCACIONAL
Profa. Helena Villas Bôas

2 O QUE É PLANEJAMENTO? Planejar é estudar;
Planejar é “assumir uma atitude séria e curiosa diante de um problema” (Paulo Freire); O planejamento é uma necessidade em todos os campos da atividade humana. Quanto mais complexos forem os problemas, maior é a necessidade de planejamento.

3 PROCESSO DE PLANEJAMENTO
O que pretendo alcançar? Em quanto tempo pretendo alcançar? Como posso alcançar isso? O que fazer e como fazer? Quais os recursos necessários? Como analisar a situação para verificar se o objetivo foi alcançado?

4 PLANEJAMENTO EDUCACIONAL
Na educação, temos três tipos de planejamento: PLANEJAMENTO EDUCACIONAL; PLANEJAMENTO DE CURRÍCULO; PLANEJAMENTO DE ENSINO.

5 PLANEJAMENTO EDUCACIONAL
Tomada de decisões sobre a educação no desenvolvimento geral do país; Objetivos a longo prazo definindo uma política da educação; Vamos dar enfoque no planejamento educacional????

6 PLANEJAMENTO DE CURRÍCULO
Execução do que já está prescrito, cabendo à instituição interpretar e operacionalizar estes currículos; Deve ser feita a adaptação às situações concretas, selecionando as experiências que poderão contribuir para alcançar os objetivos das famílias e das comunidades.

7 PLANEJAMENTO DE ENSINO
É a especificação do planejamento de currículo; Deve-se traduzir em termos concretos e operacionais o que será realizado para alcançar os objetivos educacionais. propostos.

8 ETAPAS DO PLANEJAMENTO DE ENSINO
Conhecimento da realidade; Elaboração do plano; Execução do plano; Avaliação e aperfeiçoamento do plano.

9 CONHECIMENTO DA REALIDADE
SONDAGEM (necessidades, frustrações e possibilidades) fornece os dados DIAGNÓSTICO interpreta os dados Sem a sondagem e o diagnóstico, corre-se o risco de propor o que é impossível de alcançar, o que não interessa ou ainda o que já foi alcançado!

10 ELABORAÇÃO DO PLANO Estabelece o que é possível alcançar, como devemos fazer para alcançarmos os objetivos e como avaliar os resultados. Determinação dos objetivos Seleção e organização dos conteúdos Seleção e organização dos procedimentos de ensino Seleção de recursos Seleção de procedimentos de avaliação

11 EXCECUÇÃO DO PLANO Consiste no desenvolvimento das atividades previstas; Sempre haverá o elemento não plenamente previsto, que exigirão adaptações e alterações no planejamento.

12 AVALIAÇÃO E APERFEIÇOAMENTO
Avaliar os resultados: do ensino-aprendizagem; a qualidade do plano; a nossa eficiência; e a eficiência do sistema. Ao final, fazer o re-planejamento = adaptar e melhorar.

13 COMPONENTES DO PLANEJAMENTO DE ENSINO
OBJETIVOS: Descrição clara do que se pretende alcançar como resultado da atividade; CONTEÚDO: é um instrumento básico para poder atingir seus objetivos. É a organização do conhecimento; PROCEDIMENTOS DE ENSINO: são ações, processos ou comportamentos que coloca o indivíduo em contato com os fatos.

14 COMPONENTES DO PLANEJAMENTO DE ENSINO
RECURSOS DE ENSINO: são os componentes do ambiente que estimulam o indivíduo. Pode ser dividido em humanos e materiais; AVALIAÇÃO: é o processo onde é possível determinar o grau e a quantidade de resultados alcançados em relação aos objetivos.

15 IMPORTÂNCIA DO PLANEJAMENTO
Evita a rotina e improvisação; Contribui para a realização dos objetivos visados; Promove a eficiência e segurança do ensino; Garante economia de tempo e energia.


Carregar ppt "PLANEJAMENTO EDUCACIONAL"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google