A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Aprendizagem Professora Gabriela R. Zinn.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Aprendizagem Professora Gabriela R. Zinn."— Transcrição da apresentação:

1 Aprendizagem Professora Gabriela R. Zinn

2 “Conhecimento é uma moeda de troca maravilhosa: quando o compartilhamos ele aumenta”
Luiz Carlos Q. Cabrera

3 IMPORTÂNCIA DA APRENDIZAGEM
O que é ensinado depende dos conhecimentos de quem ensina, mas como é ensinado, dependerá fundamentalmente da compreensão da forma como as pessoas aprendem e da habilidade de aplicar essa compreensão. Ensinar x Aprender ????????

4 Aprendizagem Uma das características mais marcantes do homem, e que o distingue dos outros animais, é que ele é capaz de educar-se. Educar-se é muito mais que repetir experiência ou conhecimentos; é utilizar de suas capacidades intelectuais (cognitivas), de raciocínio, para criar e modificar experiências ou conhecimentos recebidos.

5 Aprendizagem Educar é portanto, fazer que alguém seja capaz de modificar seu comportamento como resultado de uma experiência. Treinar seria uma forma de aprendizagem mais simples, é tornar alguém capaz de repetir uma experiência.

6 CARACTERÍSTICAS DA APRENDIZAGEM
  Aprendizagem de Habilidades Físicas não envolve só músculos. O desejo de aprender supera o próprio processo. O aluno necessita de um modelo. Indivíduo precisa executar para aprender. A aprendizagem é um processo ativo. A aprendizagem deve ser útil.

7 CARACTERÍSTICAS DA APRENDIZAGEM
A aprendizagem resulta de experiência. É essencial o conhecimento dos resultados. O progresso de aprendizagem segue uma seqüência determinada. A duração e organização da estratégia educativa são importantes.

8 FATORES QUE INFLUEM NA APRENDIZAGEM
MOTIVAÇÃO É a força que induz uma pessoa em direção a um propósito. É sem dúvida um dos fatores de maior influência no processo de aprendizagem. Necessidade de criar um "desejo de aprender“.

9 MOTIVAÇÃO É o fator mais importante da aprendizagem;
A motivação têm 3 finalidades: Ativar o organismo; Dirigir o comportamento para um objetivo; Selecionar e acentuar a resposta correta.

10 PRINCÍPIOS DA MOTIVAÇÃO
Atrair a atenção; Dar a possibilidade de estabelecer e alcançar seus próprios objetivos; Possibilitar discussões e debates; Favorecer a avaliação constante dos progressos alcançados.

11 FATORES QUE INFLUEM NA APRENDIZAGEM
2. APTIDÃO PARA A APRENDIZAGEM O indivíduo deverá estar apto a receber a instrução. Se o assunto a ensinar está em nível demasiado elevado, há necessidade de ser dada uma instrução preparatória, visando prepará-lo para a assimilação do assunto em nível mais elevado. Especial atenção deverá ser dada à motivação nesta fase

12 FATORES QUE INFLUEM NA APRENDIZAGEM
3. COMPREENSÃO DA APRENDIZAGEM Para aplicação do conhecimento adquirido há necessidade de que o aluno tenha compreendido, realmente, o que aprendeu.

13 FATORES QUE INFLUEM NA APRENDIZAGEM
4. RETENÇÃO É difícil arquivar conhecimento para uso futuro. A tendência é ser esquecido, paulatinamente. Não pode porém ser considerada uma perda total de conhecimento. O que realmente acontece é uma reorganização de conhecimento em torno de uma idéia central.

14 FATORES QUE INFLUEM NA APRENDIZAGEM
5. APLICAÇÃO DO CONHECIMENTO ADQUIRIDO A NOVAS SITUAÇÕES Na aplicação de conhecimentos de uma situação para outra pode ser facilitada aos indivíduos experiências na identificação de fatores semelhantes e aplicação de princípios em circunstâncias variadas.

15 FATORES QUE INFLUEM NA APRENDIZAGEM
6. DIFERENÇAS INDIVIDUAIS Cada indivíduo tem sua personalidade, sua bagagem de experiências, conhecimentos e sentimentos, seus interesses e frustrações, além das diferenças psicológicas e físicas. Um dos melhores métodos para identificar o grau de compreensão do assunto ministrado é a discussão em grupo.

16 LIBERDADE “Em um clima de liberdade, o indivíduo motivado para aprender interessa-se pelo que faz, confia em sua própria capacidade, trabalha com mais dedicação, produz mais e consegue alcançar seus objetivos” (Piletti, N.)

17 ATITUDES PESSOAIS PARA TRABALHAR COM LIBERDADE
Autenticidade; Aceitação, confiança e apreço pelo outro; Compreensão; Realidade do outro; Auto-avaliação.

18 CRIATIVIDADE Qual a importância da criatividade para o Enfermeiro?
Como trabalhar de forma criativa no atendimento e uso de recursos?

19 FATORES QUE OCORREM PARA O ESQUECIMENTO
1 -  Desuso Tudo que não é usado, obviamente cai no esquecimento.

20 FATORES QUE OCORREM PARA O ESQUECIMENTO
2    -   Interferência Significa que uma experiência semelhante pode concorrer para esquecer algo. Pesquisas demonstram que: - o material relacionado muito intimamente com o aprendido sofre maior interferência que o material não semelhante. - o material mal apreendido sofre mais interferência que outro bem aprendido.

21 FATORES QUE OCORREM PARA O ESQUECIMENTO
3    -   Repressão A psicologia freudiana explica este fator dizendo que tendemos a fazer submergir para o inconsciente tudo que é desagradável ou produz ansiedade. Isso não é intencional, é um  comportamento de auto-proteção.

22 APRENDIZAGEM “Aprendizagem é a progressiva mudança do comportamento que está ligada, de um lado, a sucessivas apresentações de uma situação e, de outro, a repetidos esforços dos indivíduos para enfrentá-la de maneira eficiente” ( McConnell).


Carregar ppt "Aprendizagem Professora Gabriela R. Zinn."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google