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1 Retórica, discurso e pragmática:
campo do sentido e da opinião pública
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Retórica Surgiu por volta de 485 a.C. como recurso de combate a atos arbitrários de tiranos sicilianos. Necessidade de construção de um discurso de defesa de direitos. Programa de construção da linguagem com o objetivo de construir discursos em que se a palavra revele eficiência em atingir o outro.
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Retórica como teoria da demonstração de argumentos: uso dos raciocínios visando efeitos emocionais em que palavra fascina e engana. Raciocínios são métodos pelos quais a razão é considerada pelas operações lógicas. Uso de raciocínios para convencer.
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O estudo teórico do discurso considera:
(1) a organização interna do discurso: inventio, dispositio, elocutio. (2) o modo de atuação de modo a atingir a interação com o interlocutor: ethos, logos, pathos.
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dispositio elocutio inventio ethos pathos logos
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João Montanaro, Folha de S. Paulo, 12/03/2011
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Retórica como técnica de comunicação e do discurso persuasivo.
Aceitação e convencimento não são propriedades das premissas, mas do raciocínio do interlocutor ou ouvinte. Resgate da opinião pública, do auditório, aquele que aceita ou não o discurso com o qual interage. Eficácia da mensagem depende do poder comunicativo, isto é, de convencimento. Retórica como técnica de comunicação e do discurso persuasivo.
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