A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

BRK Ambiental GESTÃO DE INTEGRIDADE, CONTROLES INTERNOS E RISCOS NO ÂMBITO DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA FEDERAL.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "BRK Ambiental GESTÃO DE INTEGRIDADE, CONTROLES INTERNOS E RISCOS NO ÂMBITO DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA FEDERAL."— Transcrição da apresentação:

1 BRK Ambiental GESTÃO DE INTEGRIDADE, CONTROLES INTERNOS E RISCOS NO ÂMBITO DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA FEDERAL

2 ANTECEDENTES E EVOLUÇÃO DOS RISCOS CORPORATIVOS
SISTEMAS FINANCEIROS GLOBALIZADOS NOVOS PRODUTOS E SERVIÇOS FINANCEIROS. Atuação do Bank of International Statements. Acordos para adequação de capital. Basileia I – Basileia II Basileia III – 2014. ESCÂNDALOS CONTÁBEIS /2003 EDIÇÃO DO COSO – 2004 CRISE DAS SUBPRIMES /2008 Oferece o enfoque mais denso e extensivo sobre controles internos e riscos corporativos. Lei Sarbanes-Oxley Financiamentos com garantia do governo americano Maior adquirente de títulos subprime. Hipotecas sem liquidez.

3 GERENCIAMENTO DE RISCOS
Possibilita tratar as incertezas com eficiência, eficácia e efetividade. Objetiva o equilíbrio entre as metas traçadas em consonância com o alcance dos resultados pretendidos. Proporciona a melhoria geral da organização. Associa os riscos entre as oportunidades. Depende da estratégia. Contribui para a geração de valor. Do contrário poderá haver destruição de valor. Riscos Oportunidades Os chineses sempre associam risco a oportunidade

4 SIGNIFICADO DO GERENCIAMENTO DO RISCO
Identificação e conhecimento dos eventos que afetam a função e o funcionamento da organização. Processo contínuo e permanente que flui por toda a organização. Para o sucesso é indispensável a participação da alta direção. Conduzido por profissionais de variados níveis. Centralizado em uma área de acompanhamento dos processos internos (AECI). Antecipam eventos que podem ameaçar os objetivos estratégicos.

5 AVALIAÇÃO DE RISCO Estabelecimento do contexto. Tem início com o mapeamento dos processos internos. Avaliação dos controles internos. Com base no mapeamento, avaliar os riscos, mediante identificação, análise e proposta da melhor alternativa para o tratamento. Comunicação permanente dos resultados e consulta aos interessados. Análise crítica e retroalimentação do processo.

6 OBJETIVO FINAL DO MAPEAMENTO DOS PROCESSOS

7 EFEITOS CONSEQUÊNCIAS
EVENTOS DE RISCO EFEITO (CONSEQUÊNCIA) EVENTO EFEITOS CONSEQUÊNCIAS COMPONENTES DAS CAUSAS E CONSEQUÊNCIAS MAPEAMENTO DOS PROCESSOS IDENTIFICAÇÃO DOS EVENTOS RISCOS ASSOCIADOS VULNERABILIDADES IMPACTOS RESPOSTA AOS RISCOS VULNERABILIDADES MITIGAR EVITAR ACEITAR TRANSFERIR COMPARTILHAR

8 DISPOSITIVOS REGULAMENTARES
RISCOS APLICÁVEIS À ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA FEDERAL Instrução Normativa CGU MP nº 001, de 2016 Implementação dos controles internos da gestão, integridade, gestão de riscos e governança no âmbito do Poder Executivo Federal. Institui Comitês de Governança, Riscos e Controles com o objetivo de implantar a política de práticas e princípios. Decreto nº 9.203, de 2017 Estabelece a política de governança da administração pública federal direta, autárquica e fundacional. O Comitê de Governança tem a mesma composição do GCIRC – MEC. Portaria MEC Implantação da política no âmbito do Ministério da Educação. Institui o Comitê e cria o Subcomitê – CGIRC - MEC.

9 CONTROLES INTERNOS Um processo conduzido pela estrutura de governança, administração e demais profissionais da entidade. O controle interno proporciona segurança razoável com respeito à realização dos objetivos relacionados a operações, divulgação e conformidade. (COSO, 2013)

10 COMPONENTES DO AMBIENTE DE CONTROLE
Integridade e valores éticos. Competência das pessoas da entidade. Cultura da organização. Competência da gestão. Atribuição da autoridade e responsabilidade. GERAÇÃO DE VALOR Alinhamento do apetite a risco com as estratégias formuladas. Otimização das decisões de resposta ao risco. Redução de perdas operacionais. Respostas integradas aos diversos riscos. Oportunidades. Melhoria de alocação de recursos.

11 Risco conhecido detectado e coberto
CONTROLES INTERNOS Sistemas de controles internos deficientes Ameaças Ameaças Ameaças Perda ou dano Falta de prevenção Falta de detecção Falta de proteção Sistemas de controles internos eficientes Risco iminente de perda ou dano Ameaças Incidente Ações corretivas Conhecimento prévio Controles adequados Risco conhecido detectado e coberto

12 MONITORAMENTO Compreende o acompanhamento da qualidade do controle interno em consonância com a gestão de risco. Visa assegurar a adequação aos objetivos, ao ambiente, aos recursos e aos riscos. Pressupõe uma atividade desenvolvida permanentemente. O processo completo de controles internos e avaliação de riscos devem estar em constante aprimoramento. A estrutura de controle interno pode reagir de forma dinâmica, ajustando-se conforme as condições.

13 Chefe da Assessoria Especial de Controles Internos - AECI


Carregar ppt "BRK Ambiental GESTÃO DE INTEGRIDADE, CONTROLES INTERNOS E RISCOS NO ÂMBITO DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA FEDERAL."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google