A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ADAPTAÇÃO AO U-LEARNING E O ALCANCE DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ADAPTAÇÃO AO U-LEARNING E O ALCANCE DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA"— Transcrição da apresentação:

1 ADAPTAÇÃO AO U-LEARNING E O ALCANCE DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA
Autora: Márcia Passos Mestra em ciência da computação

2 Tecnologias da Informação e comunicação Móvel e Sem fio (TIMS)
Tecnologias da Informação e comunicação Móvel e Sem fio (TIMS), desde a década de 2000, proporcionam inovação no processo de ensino-aprendizagem (LIU e HWANG, 2009, PRENSKY, 2009; SIMS, 2012 e MATTAR, 2012). Conectividade, portabilidade e mobilidade independente do tempo e do espaço.

3 Ainda há o predomínio de sistemas de EaD tradicionais:
Diferentes perfis de estudantes são expostos ao mesmo conjunto de material didático; Mesma interface; Supondo até a mesma disponibilidade de recursos tecnológicos.

4 Sabedoria Digital (PRENSKY, 2009)
Motivação Imigrantes digitais Nativos digitais = Sabedoria Digital (PRENSKY, 2009) Faz dupla referência: à sabedoria em usar a tecnologia para expandir a capacidade cognitiva natural de cada indivíduo: a de resolver problemas, de discutir, comparar e avaliar perspectivas, memória; ao saber fazer uso acertado desta tecnologia.

5 U-Leaning Ubiquitous Learning Aprendizagem Ubíqua Em qualquer hora;
Em qualquer lugar; Em qualquer dispositivo; De forma continuada; Contextualizada; e Integrada ao cotidiano do aprendiz. (SACCOL; SCHLEMMER; BARBOSA, 2010)

6 Sistemas Tradicionais de EaD
Diante o exposto, existe necessidade de se desenvolver e testar novas metodologias, práticas e processos pedagógicos para a utilização das TIMS aplicadas ao u-learning. (LIU; HWANG, 2009; PRENSKY, 2009; SIMS, 2012; MATTAR, 2012)

7 Motivação - Como aproveitar a utilização das já tradicionais TIMS para se alcançar os objetivos educacionais como a aprendizagem significativa, com eficácia e eficiência? Não se pode continuar aprendendo ou ensinando, mesmo fora de ambientes de aprendizagem? Objetos e situações do mundo real não podem ser considerados de maneira mais efetiva em processos de ensino-aprendizagem?

8 Objetivos Promover a adaptabilidade em AVA integrando recursos computacionais ubíquos e técnicas de ensino-aprendizagem baseadas no u-learning. - Aproveitar as já tradicionais TIMS para alcançar a aprendizagem significativa, com eficácia e eficiência. Incentivar o ensino e a aprendizagem de forma contextualizada e continuada. Considerar objetos e situações do mundo real em processos de ensino-aprendizagem. - Possibilitar o desenvolvimento de outras sabedorias como a sabedoria digital.

9 Levantamento prévio de preferências de aprendizagem para disponibilização de materiais conforme o contexto do estudante.

10 Possibilidade de utilização de Objetos de aprendizagem (O. A
Possibilidade de utilização de Objetos de aprendizagem (O.A.) admitidos do mundo real Poodll Anywhere

11 Formas de interação adaptadas ao contexto do estudante/aprendiz.
Barra de Progresso

12 Formas de interação adaptadas ao contexto do professor/tutor

13 Atividades adaptadas ao contexto do estudante/aprendiz, em prol do desenvolvimento da sabedoria digital Atividade inspirada em recente pesquisa divulgada pela OCDE (2015), gerou interações com comentários entre os estudantes tais como: - “Como você chegou a esta página?” “Este caminho é mais fácil!” “Comecei clicando neste link, depois nesse, depois nesse...” “Preciso começar de novo, não consegui chegar na definição”.

14 Avaliação do alcance da aprendizagem significativa em ambiente de Aprendizagem ubíqua
- Delineadas as 5 dimensões da aprendizagem significativa voltadas ao u-learning baseadas em Huang et al. (2011) e na teoria do Conectivismo (SIEMENS, 2006): D1- Ativa no como se aprende; D2- Cooperativa no onde aprende; D3- Autêntica no aprender a fazer; D4- Construtiva no aprender a ser; D5- Personalizada no aprender a transformar.

15 Avaliação do alcance da aprendizagem significativa em ambiente de Aprendizagem ubíqua
- Organização de 2 cenários no IFPE (C1 - antes da adaptação ao u-learning e C2 – Após a adaptação ao u-learning): Estabelecendo uma média (M): M < 8: baixo alcance de Aprendizagem Significativa M = 8: médio alcance de Aprendizagem Significativa M > 8: Alto alcance de Aprendizagem Significativa

16 Fonte: Elaborado pela autora, 2016

17 Alcance da aprendizagem significativa
Cenário 2 Fonte: Elaborado pela autora, 2016

18 Comparando-se as dimensões por cenário, verifica-se que após a adaptação do AVA ao u-learning e aplicação de um modelo de técnicas de ensino-aprendizagem voltadas ao u-learning, houve alcance da aprendizagem significativa. Atualmente um projeto de desenvolvimento de objetos de aprendizagem para a EaD (PRODIOA-IFPE) está sendo realizado baseado nessa pesquisa.

19 Contato: Márcia Passos
Facebook: ProfMárciaPassos Whatsapp: (81)


Carregar ppt "ADAPTAÇÃO AO U-LEARNING E O ALCANCE DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google