A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A beleza está no olho de quem vê.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A beleza está no olho de quem vê."— Transcrição da apresentação:

1 A beleza está no olho de quem vê.
QUESTÃO PROBLEMA: Se os juízos estéticos são subjetivos, como pode existir um padrão no gosto? Um texto de Hume tentará responder essa questão: David Hume (1711 – 1776) A beleza está no olho de quem vê. Texto referência: O padrão do Gosto Of The Standard of Taste O GOSTO estético é subjetivo. Aquilo que é belo para um pode ser feio para outro. SIM, GOSTO SE D-I-S-C-U-T-E

2 Como definir o padrão do gosto? Como definir a beleza?
Se o gosto é relativo e subjetivo, surgem diversos perguntas que carecem de respostas: Como definir o padrão do gosto? Como definir a beleza? Como definir o feio? Como diferenciar o gênio do charlatão?

3 Estética em David Hume (1711 – 1776) 2. Gosto da maioria (opinião do público) Valor empírico Como definir o GOSTO? Valor empírico e método indutivo: 1. Precisamos provar o bolo inteiro a fim de afirmar, com precisão, se ele é bom ou não. 3. Gosto dos especialistas (opinião dos críticos) “Gosto de ouvir. Aprendi muita coisa por ouvir cuidadosamente. A maioria das pessoas jamais ouve.” (Ernest Hemingway)

4 4. PRAZER Aquilo que nos agrada esteticamente deve nos gerar prazer Outras contribuições para a formação do gosto: (Próximas aulas) Tempo e espaço Criação do belo a partir das classes sociais dominantes Criação do belo a partir da classe social que estou inserido RESUMO: O padrão estético possui o conjunto dessas características: método indutivo – generalizações a partir de particulares, opinião empírica da maioria, opinião empírica de especialistas e, por fim, deve nos propiciar prazer.


Carregar ppt "A beleza está no olho de quem vê."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google