A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Histórico da ciência experimental da psicologia comportamental .

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Histórico da ciência experimental da psicologia comportamental ."— Transcrição da apresentação:

1 Histórico da ciência experimental da psicologia comportamental .
Behaviorismo Histórico da ciência experimental da psicologia comportamental .

2 HISTÓRICO Aproximadamente na década de 1890 a psicologia já estava consolidada como disciplina científica, independentes de suas origens filosóficas. Laboratórios e departamentos universitários haviam sido fundados na Europa e Estados Unidos, e já havia surgido uma segunda geração de psicólogos Nos Estado Unidos, psicólogos desejosos de assentar a nova disciplina sobre uma base objetiva e científica começaram a reagir contra a abordagem introspectiva e filosófica de William James e outros.

3 A introspcção, achavam eles, era por definição subjetiva e teorias nelas fundamentadas não podiam ser confirmadas; se a psicologia queria ser colocada entre as ciências, deveria basea-se em fenômenos mensuráveis e observáveis. A solução foi estudar a manifestação dos processos mentais – o comportamento – sob condições laboratoriais estritamente controladas (J. B. Watson)

4 John Broadus Watson John Broadus Watson (Greenville, 9 de janeiro de 1878 — Nova Iorque, 25 de setembro de 1958) foi um psicólogo estadunidense, considerado o fundador do comportamentalismo (ou simplesmente behaviorismo).

5 Foi um aluno médio, durante o seu percurso escolar, até chegar à Universidade de Chicago. Frequentou o curso de Filosofia, mas desiludido com a orientação, mudou para Psicologia. Para suportar as suas despesas pessoais, aceitou como trabalho a limpeza dos gabinetes da Universidade, bem como a vigilância dos ratos brancos dos laboratórios de Neurologia. Doutorou-se depois em Neuropsicologia, defendendo uma tese sobre a relação entre o comportamento dos ratos de laboratório e o sistema nervoso central.

6 Como professor de psicologia animal, desenvolveu investigações, fundamentalmente sobre o comportamento de ratos e macacos. São as suas experiências com animais, controladas de forma rigorosa e objetiva, que lhe vão inspirar o modelo de psicologia. Os mesmos procedimentos poderão ser aplicados pelos psicólogos se eles se debruçarem sobre o estudo do comportamento humano. Daí que Watson assumisse claramente a abolição da barreira entre a psicologia humana e a psicologia animal.

7 Para Watson, a psicologia não devia ter em conta nenhum tipo de preocupações introspectivas, filosóficas ou motivacionais, mas apenas e simplesmente os comportamentos objetivos, concretos e observáveis.

8 BEHAVIORISMO DE WATSON
Comportamentalismo, ou behaviorismo (do inglês Behaviorism, derivado de behavior que significa comportamento, conduta), é “teoria e método de investigação psicológica que procura examinar do modo mais objetivo o comportamento humano e dos animais, com ênfase nos fatos objetivos (estímulos e reações), sem fazer recurso à introspecção”

9 Tem como objeto de estudo o comportamento, que é caracterizado pela resposta dada a estímulos externos, e segundo Watson, “seu objetivo teórico é prever e controlar o comportamento.”

10 “QUALQUER PESSOA, INDEPENDENTE DE SUA NATUREZA, PODE SER TREINADA PARA SER QUALQUER COISA”
John B. Watson ( )

11 video

12

13 Foi premiado com o Nobel de Fisiologia ou Medicina de 1904, por suas descobertas sobre os processos digestivos de animais. Ivan Pavlov veio no entanto a entrar para a história por sua pesquisa em um campo que se apresentou a ele quase que por acaso: o papel do condicionamento na psicologia do comportamento (reflexo condicionado).

14 A ideia básica do condicionamento clássico consiste em que algumas respostas comportamentais são reflexos incondicionados, ou seja, são inatas em vez de aprendidas, enquanto que outras são reflexos condicionados, aprendidos através do emparelhamento com situações agradáveis ou aversivas simultâneas ou imediatamente posteriores. Através da repetição consistente desses emparelhamentos é possível criar ou remover respostas fisiológicas e psicológicas em seres humanos e animais.

15 História do experimento
O experimento que elucidou a existência do condicionamento clássico envolveu a salivação condicionada dos cães do fisiólogo russo Ivan Pavlov. Estudando a ação de enzimas no estômago dos animais (que lhe dera um Prêmio Nobel), interessou-se pela salivação que surgia nos cães sem a presença da comida. Pavlov queria elucidar como os reflexos condicionados eram adquiridos. Cachorros naturalmente salivam por comida; assim, Pavlov chamou a correlação entre o estímulo não-condicionado (comida) e a resposta não- condicionada (salivação) de reflexo não-condicionado.

16 Os animais do experimento estavam imobilizados a única resposta possível e observável era a salivação. No decorrer de uma experiência sobre os reflexos digestivos, Pavlov descobriu que para além dos reflexos inatos, se podem desenvolver nos animais e nos seres humanos reflexos aprendidos: verifica que o cão salivava não só quando via o alimento (reflexo inato), mas também perante outros sinais a ele associados, como os passos do tratador ou o som de uma campainha (reflexos aprendidos ou Condicionados, como no exemplo do cão, toda vez que tocasse a campainha, o cão receberia um pedaço de carne, daí a associação).

17

18 Em linhas gerais o experimento consistia:
Carne: estímulo não condicionado (ENC) Salivação: resposta não condicionada (RNC) = reflexo simples, absoluto, inato Campainha: estímulo condicionado (EC) ENC + EC = RNC Repetição: associação de dois estímulos diferentes → o cão aprende a associar os dois estímulos: EC (campainha) → RC (salivação) RC só dura enquanto durar o condicionamento, ou seja a repetição do experimento é diretamente proporcional a intensidade da respostas constituindo-se o que foi denominado como força do hábito

19 video

20 Burrhus Frederic Skinner
Burrhus Frederic Skinner (Susquehanna, Pensilvânia, 20 de março de 1904 — Cambridge, 18 de agosto de 1990) foi um autor e psicólogo norte- americano.

21 Conduziu trabalhos pioneiros em psicologia experimental e foi o propositor do behaviorismo radical, abordagem que busca entender o comportamento em função das inter-relações entre a filogenética, o ambiente (cultura) e a história de vida do suposto individuo.

22 A base do trabalho de Skinner refere-se a compreensão do comportamento humano através do comportamento operante. O trabalho de Skinner é o complemento e o coroamento de uma escola psicológica. Skinner adotava práticas experimentais derivadas de física e outras ciências. Outros importantes estudos do autor referem-se ao comportamento verbal humano e a aprendizagem.

23 A principal contribuição de Skinner para a Psicologia foi o conceito de Comportamento Operante que descreve um tipo de relação entre as respostas dos organismos e o ambiente. Diferente da relação descrita no comportamento respondente onde um estímulo elicia/gera uma resposta, o comportamento operante descreve uma relação onde uma resposta que gera uma consequência (ou apenas é acompanhada por essa como no caso do comportamento supersticioso) tem a sua probabilidade de ocorrer novamente em um contexto semelhante modificada pelo efeito desta consequência sobre a interação

24 Consequências que têm valor de sobrevivência para os organismos têm as respostas que as geraram reforçadas, aumentando a probabilidade de que a mesma volte a ocorrer em um contexto semelhante, ao passo que consequências que trazem prejuízos aos organismos têm as respostas que as geraram punidas, reduzindo a probabilidade de que a mesma volte a ocorrer em um contexto semelhante.

25 Experiências com pombos
Skinner estudou o efeito da liberação de alimento em intervalos de tempo fixo e variável a pombos. Independente do que os pombos fizessem em uma caixa, um alimento era liberado e o pombo podia então consumi-lo. Ele observou que os pombos, durante algum tempo passavam a se comportar como se a comida estivesse associada ao que eles estavam fazendo. Um dos pombos passou a mover a cabeça para um lado e para o outro, enquanto outro dava voltas na gaiola, e assim por diante. Skinner chamou esse padrão de comportamento supersticioso.

26 Seus trabalhos foram pioneiros nesta área e impactantes para toda uma geração de pesquisas sobre superstição na psicologia experimental. Ele também participou de experiências militares usando pombos treinados para dirigir misseis na 2ª guerra mundial

27 VIDEO

28 A obra CRIATIVIDADE PENSAMENTO COGNIÇÃO EMOÇÃO A PERSONALIDADE A LINGUAGEM ASPECTOS SOCIAIS E CULTURAIS DO SER HUMANO AS VONTADES OS DESEJOS A INTROSPECÇÃO Ao longo de sua carreira produtiva Skinner escreveu e pesquisou sobre quase todos os assuntos necessários a compreensão do ser humano: APRENDIZAGEM DESENVOLVIMENTO MEMÓRIA, ANSIEDADE, A SUBJETIVIDADE A CONSCIÊNCIA AS PSICOPATOLOGIAS

29 Análise do comportamento
A análise do comportamento é uma abordagem que busca estudar e compreender o ser humano a partir de sua interação com o ambiente (condicionamento Pavloviano, contingências de reforço e punição, esquemas de reforçamento e outros tipos de interação.

30 Portanto: As consequências que determinado comportamento produziu no passado SELECIONARAM esses comportamentos, ou seja influencia se ele continua ocorrendo ou não. Sendo assim se mudarmos as consequências do comportamento hoje, o comportamento muito provavelmente será alterado (controle do comportamento).

31 É nas interações das pessoas com o ambiente, que a análise do Comportamento estuda para tentar entender porque as pessoas se comportam da maneira que se comportam em determinadas situações. Ao entender isso torna-se possível fazer com que as pessoas se comportem de forma diferente.

32 AMBIENTE Vale salientar que o ambiente para análise do comportamento, vai muito além do seu significado comum: Refere-se ao mundo físico – as coisas materiais; Ao mundo social – interação entre com outras pessoas; A nossa história de vida e a nossa interação com nós mesmos.


Carregar ppt "Histórico da ciência experimental da psicologia comportamental ."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google