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Gerenciamento de Projetos: Por que é melhor conhecê-lo?

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Apresentação em tema: "Gerenciamento de Projetos: Por que é melhor conhecê-lo?"— Transcrição da apresentação:

1 Gerenciamento de Projetos: Por que é melhor conhecê-lo?

2 PMI Project Management Institute
Criado em 1969, na Filadélfia, PA, EUA Mais de 238 mil membros em 164 países Mais de 240 capítulos locais em 67 países 30 SIGs – Grupos de Interesse Específico Mais de 228 mil PMPs no mundo Mais de 5 mil PMPs no Brasil

3 PROJETO Empreendimento temporário (início e fim)
Cria produto, serviço ou resultado único Elaborado progressivamente

4 PROGRAMA Grupo de projetos Gerenciamento coordenado
Beneficiado pela coordenação

5 ESCRITÓRIO DE PROJETOS - PMO
Definir políticas, metodologias e templates de Gerenciamento de Projetos Dar suporte e treinamento em Gerenciamento de Projetos Disponibilizar Gerentes de Projeto e gerenciar Projetos

6 GERENCIAMENTO DE PROJETOS
DEFINIÇÃO Aplicação de: Conhecimento Habilidades Ferramentas Técnicas Nas atividades do projeto Para atingir os requisitos do projeto

7 GERENCIAMENTO DE PROJETOS
ÁREAS DE ESPECIALIDADE PMBOK – Corpo de Conhecimento do Gerenciamento de Projetos Livro PMBOK Guide – 3a Ed. / 2004 Conhecimento, padrões e regulamentos da área de aplicação Entendimento do ambiente do projeto Conhecimento e habilidades gerais de gerenciamento Habilidades interpessoais

8 GERENCIAMENTO DE PROJETOS
COMO? Grupos de Processos Áreas de Conhecimento Códigos de Ética e Conduta Profissional

9 GRUPOS DE PROCESSOS Iniciação Planejamento Execução
Monitoramento e Controle Encerramento

10 INICIAÇÃO Definir o Projeto (objetivos, requisitos, premissas, restrições, stakeholders, etc.) Autorizar o Projeto Designar o Gerente de Projetos Desenvolver o Project Charter – Termo de Abertura do Projeto

11 PLANEJAMENTO Refinar as definições do Projeto
Definir os planos de gerenciamento de cada área de conhecimento Definir escopo, WBS (EAP), lista de atividade, diagrama de redes, recursos, cronograma, orçamento, etc. Obter concordância com os planos

12 EXECUÇÃO Promover a integração da equipe e dos demais recursos
Seguir os planos e os processos Produzir o escopo Treinar e recompensar a equipe

13 MONITORAMENTO E CONTROLE
Medir regularmente o andamento do Projeto Identificar variações em ralação aos planos Recomendar ações preventivas e corretivas, mudanças e corrigir defeitos

14 ENCERRAMENTO Formalizar o aceite do Projeto Finalizar os contratos
Registrar dados históricos do Projeto Liberar a equipe e os recursos

15 PROCESSOS NO TEMPO Fonte: IBM (

16 FLUXO DOS PROCESSOS Fonte: Typepad (

17 ÁREAS DE CONHECIMENTO Integração Escopo Tempo Custo Qualidade
Recursos Humanos Comunicação Riscos Aquisições

18 GERENCIAMENTO DA INTEGRAÇÃO
Desenvolver o Termo de Abertura Desenvolver a Declaração de Escopo Preliminar Desenvolver Plano de Gerenciamento Dirigir e Gerenciar a Execução Monitorar e Controlar o Trabalho Controle Integrado de Mudança Encerrar

19 GERENCIAMENTO DO ESCOPO
Planejamento do Escopo Definição do Escopo Criar a EAP (WBS) – Estrutura Analítica do Projeto Verificação do Escopo Controle do Escopo

20 EAP - WBS Fonte: Critical Tools (

21 GERENCIAMENTO DO TEMPO
Definição das Atividades Seqüenciamento das Atividades Estimar os Recursos das Atividades Estimar a Duração das Atividades Desenvolvimento do Cronograma Controle do Cronograma

22 DIAGRAMA DE REDES Fonte: Ten Step (

23 PERT PERT: Program Evatuation and Review Technique
Fonte: Critical Tools (

24 GERENCIAMENTO DO CUSTO
Estimar Custo Orçamento do Custo Controle do Custo

25 GERENCIAMENTO DA QUALIDADE
Planejamento da Qualidade Executar a Garantia da Qualidade Executar o Controle de Qualidade

26 GERENCIAMENTO DOS R. HUMANOS
Planejamento dos Recursos Humanos Mobilizar a Equipe Desenvolver a Equipe Gerenciar a Equipe

27 GERENCIAMENTO DA COMUNICAÇÃO
Planejamento da Comunicação Distribuição das Informações Relatórios de Performance Gerenciar as Partes Interessadas - Stakeholders

28 GERENCIAMENTO DOS RISCOS
Planejamento do Gerenciamento do Risco Identificação do Risco Análise Qualitativa do Risco Análise Quantitativa do Risco Planejamento da Resposta ao Risco Monitoramento e Controle do Risco

29 GERENCIAMENTO DAS AQUISIÇÕES
Planejar Compras e Aquisições Planejar Contratações Solicitar Respostas dos Fornecedores Selecionar Fornecedores Admnistração de Contratos Encerramento de Contratos

30 G. DE PROCESSOS X Á. DE CONHECIMENTO
Fonte: Projectlab (

31 CODS. DE ÉTICA E CONDUTA Cumprimento de regras e políticas organizacionais Prática profissional em relação à certificação Avanço da profissão Desempenho de serviços profissionais Conduta em situações de conflito

32 GERENTE DE PROJETOS É planejador (Pró-ativo)
É integrador, comunicador e líder Não precisa necessariamente de conhecimento técnico (mas é bom!) Tem que equilibrar a “Restrição Tripla”: Escopo, Tempo e Custo (Qualidade, Risco e Satisfação do Cliente)

33 CERTIFICAÇÕES CAPM – Certified Associate in Project Management
PMP – Project Management Professional PgMP – Program Management Professional OPM3 – Organizational Project Management Maturity Models

34 PMP - REQUSITOS Fonte: PMTech (

35 PMP - EXAME PROCESSO % QUESTÕES Iniciação 11 Planejamento 23 Execução
200 questões de múltipla escolha com 4 opções em 4 H Em inglês (com tradução para português opcional) Sucesso = 106 / 175 (~ 61%) PROCESSO % QUESTÕES Iniciação 11 Planejamento 23 Execução 27 Monit. & Controle 21 Encerramento 9 Resp. Prof. & Social

36 CONCLUSÃO Maior sucesso nos projetos – Somente 34% dos projetos são bem sucedidos (Standish Group / 2004) Reconhecimento pelo mercado: Programa de Certificação certificado de acordo com o padrão ISO 9001 Norma ANSI (American National Standards Institute): ANSI/PMI ) Norma ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas): NBR ISO/IEC (ABNT, 2000) Reconhecimento profissional – PMPs recebem 10% mais nos EUA (PMI)

37 OBRIGADO!

38 CONTATO Ralph Möller, PMP pmp@ralphmcs.eti.br


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