A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Lição 06 O sábado dos fariseus. Lição 06 O sábado dos fariseus.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Lição 06 O sábado dos fariseus. Lição 06 O sábado dos fariseus."— Transcrição da apresentação:

1

2 Lição 06 O sábado dos fariseus

3 Objetivo Mostrar os principais motivos que levaram os fariseus a serem tão radicais quanto à guarda do sábado, a ponto de cumprirem várias regras pesadas que nem estão na Bíblia.

4 Texto-base Os fariseus, vendo aquilo, lhe disseram: “Olha, os teus discípulos estão fazendo o que não é permitido no sábado”. (Mt 12:2)

5 Introdução Os fariseus observavam o sábado por meio de regras rigorosas e estranhas, que não são encontradas em nenhuma parte das Escrituras Sagradas. Na verdade, eles defendiam algumas tradições religiosas que tinham transformado esse dia em verdadeiro fardo (Mt 23:4; Lc 11:46).

6 I. PARA ENTENDER Para conhecer um pouco a respeito desse grupo (os fariseus) e dos seus exageros em relação ao sábado, é necessário um resgate histórico à época do exílio babilônico, passando pelo período interbíblico, até chegar aos dias de Jesus.

7 I. PARA ENTENDER 1. O exílio babilônico e as lições sobre o sábado: Na Babilônia, longe de sua terra e sem o templo, os judeus começaram a se reunir aos sábados, em algumas casas, para estudar as Escrituras, cantar, orar e relembrar suas tradições.

8 I. PARA ENTENDER 2. O período interbíblico e a origem dos fariseus: Nos quatrocentos anos entre o Antigo e Novo Testamentos, o povo judeu começou a sofrer a influencia cultura grega e a ser tentado a adotar o estilo de vida pagão. Assim, um grupo chamado de hassidim ou “os piedosos” ergueu-se para defender a fé judaica e lutar contra a paganização.

9 I. PARA ENTENDER 3. O primeiro século a desfiguração do sábado: Em defesa da tradição dos anciãos, os fariseus diziam que esta era a Torá Oral. A tese deles dizia que Moisés, além de entregar a Lei escrita (Torá), deu também a Torá Oral, que consistia em outros preceitos e estatutos, não escritos no Pentateuco.

10 Questões do estudo

11 Questões do estudo 01. Leia 2 Cr 36:20-21; Jr 17:19-27; Ez 20:11-24; o item 1 e responda: O que você sabe sobre o cativeiro babilônico? Que ensinamentos sobre o sábado ele deixou para os judeus? 02. Após ler o item 2; Mt 15:1-6; Gl 1:13-14, responda: O que é o período interbíblico? O que é a “tradição dos anciãos”, mencionada tanto por Jesus quanto por Paulo? O que essa tradição dizia a respeito do sábado? 03. Quem eram os fariseus e como surgiram? Por que se tornaram os guardiões da tradição e intérpretes ou doutores da lei, nos dias de Jesus? Por que, para eles, a tradição estava acima das Escrituras? 04. Os fariseus, como intérpretes da tradição, tentando explicá-la, acabaram criando outras proibições ainda mais pesadas sobre o sábado. Comente com a classe sobre algumas delas. Baseie-se no item 3 e em Mt 12:1-8.

12 Não esqueça o objetivo do sábado.
II. PARA PRATICAR Não esqueça o objetivo do sábado. Sem dúvida, os fariseus tinham uma fé profunda, firme e exigente. Suas ações partiam de um esmero zelo pela lei de Deus e sua intenção era preparar o povo para a chegada do Messias. A intenção deles era boa. O problema é que, movidos por um zelo exagerado, com sua religiosidade, começaram a criar regras extrabíblicas. 05. O zelo exagerado e a religiosidade, que enfatizam as proibições, transformam o sábado em fardo, como fizeram os fariseus. Você concorda com essa afirmação? Justifique sua resposta.

13 2. Não estrague a alegria no sábado.
II. PARA PRATICAR 2. Não estrague a alegria no sábado. A Bíblia diz que o sétimo dia deve ser feliz, agradável e deleitoso (Is 58:13). É um dia de festa, encontro e comunhão com Deus e com os nossos irmãos. Mas os fariseus, com suas regras, transformaram-no em um dia triste e enfadonho. 06. Com base na segunda aplicação, responda: Que cuidados devemos ter para não estragarmos a alegria do sábado? Como tem sido o sábado para você?

14 Desafio da semana Através deste estudo, vimos os principais motivos que levaram os fariseus a serem tão radicais quanto à guarda do sábado e o quanto eles se afastaram do verdadeiro objetivo bíblico do quarto mandamento. Na próxima semana, veremos como Jesus guardou e ensinou seus discípulos a guardarem esse dia. Como desafio desta lição, devemos examinar nossa maneira de guardar o dia do Senhor e verificar se nos assemelhamos, de alguma forma, àqueles líderes judaicos dos dias do ministério terreno de Jesus. O sétimo dia precisa ser o dia mais feliz da semana. Ele é uma bênção, não um fardo. Por isso, deve ser um tempo de descanso, alegre e agradável. Se não tem sido assim com você, certamente, há algo de errado. Pense nisso.

15 Próximo estudo Lição 7 O Senhor do sábado

16


Carregar ppt "Lição 06 O sábado dos fariseus. Lição 06 O sábado dos fariseus."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google