A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Interferência de Ondas

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Interferência de Ondas"— Transcrição da apresentação:

1 Interferência de Ondas
Princípio da Superposição: A perturbação resultante é a adição das perturbações causadas separadamente. Neste caso temos um interferência do tipo construtiva: a = a1 + a2 Independência das ondas: após a superposição, as ondas voltam a se propagar como antes.

2 Interferência de Ondas

3 Interferência de Ondas
Neste caso temos um interferência do tipo Parcialmente destrutiva: a = a1 - a2 Independência das ondas: após a superposição, as ondas voltam a se propagar como antes.

4 Interferência de Ondas

5 Interferência de Ondas
Neste caso temos um interferência do tipo totalmente destrutiva: a = a1 - a2 Independência das ondas: após a superposição, as ondas voltam a se propagar como antes.

6 F1 e F1 são fontes coerentes
Interferência De Ondas F1 e F1 são fontes coerentes (mesmo, comprimento de onda, frequência e velocidade) e oscilam com a mesma fase.

7 Interferência de Ondas
Sendo a diferença de caminhos percorridos pelas ondas descrita pela expressão Δx = X1 – X2 = n. 𝜆 2 Temos: Interferência construtiva na barra para n = 0, 2, 4, 6, 8... Interferência destrutiva na barra para n ímpar (n = 1, 3, 5 ...)

8 F1 e F1 são fontes coerentes
Interferência De Ondas F1 e F1 são fontes coerentes (mesmo, comprimento de onda, frequência e velocidade) e oscilam com oposição de fase.

9 Interferência de Ondas
Sendo a diferença de caminhos percorridos pelas ondas descrita pela expressão Δx = X1 – X2 = n. 𝜆 2 Temos: Interferência construtiva na barra para n ímpar (n = 1, 3, 5...) Interferência destrutiva na barra para n n = 0, 2, 4, 6...

10

11 Interferência em duas Dimensões

12 Interferência em duas Dimensões
O fenômeno de interferência só ocorre com ondas de mesma natureza

13 Interferência em duas Dimensões

14 Uma corda presa em suas extremidades é posta a vibrar com frequência de 100Hz. O movimento gera uma onda estacionária como mostra a figura. Calcule, utilizando os parâmetros da figura, o comprimento de onda em metros da vibração mecânica imposta à corda e sua velocidade de propagação.


Carregar ppt "Interferência de Ondas"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google