A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Denilson Morais Vagner Ayres Lara

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Denilson Morais Vagner Ayres Lara"— Transcrição da apresentação:

1 Denilson Morais Vagner Ayres Lara
Estudo sobre aleitamento materno até os 60 primeiros dias de vida: uma aplicação da regressão logística

2 Denilson Morais Vagner Ayres Lara
Estudo sobre aleitamento materno até os 60 primeiros dias de vida: uma aplicação da regressão logística

3 Aleitamento Materno Importância do leite materno:
É livre de impurezas, fresco e facilmente digerido pela criança Rico em nutrientes Considerado como a primeira vacina do bebê Auxilia no crescimento do bebê Estimula o desenvolvimento do seu intestino, preparando-o para o leite maduro

4 Definições Aleitamento exclusivo : A dieta da criança consiste apenas em leite materno, vitaminas e medicamentos. Início de desmame: Introdução de qualquer tipo de alimento na dieta de uma criança, que, até então, encontrava-se em regime de aleitamento exclusivo. Período de Desmame: Compreendido entre a intro- dução de outro alimento até a completa supressão do leite materno Desmame Precoce: Quando é retirado da dieta da criança o leite materno antes dos 6 meses de vida.

5 Objetivo Identificar possíveis fatores de risco ou de proteção para desmame completo até os 60 dias de vida, utilizando o modelo de Regressão Logística em um estudo transversal de 450 crianças.

6 Metodologia Descrição do Conjunto de Dados
Modelo de Regressão Logística

7 Descrição do Conjunto de Dados
Dados Originais : Pesquisa da Faculdade de Saúde Pública da USP / 1999 Objetivo: Descrever a prática do aleitamento materno e identificar fatores associados com a duração do aleitamento materno exclusivo, ou não. Amostra: 450 crianças que devolveram pelo menos o primeiro questionário de freqüência alimentar com registro dos 60 primeiros dias de vida.

8 Descrição das Variáveis
Variável Resposta Y = Aleitamento materno – Idade (em dias) da criança no desmame completo. (0 = Acima de 60 dias = Até os 60 dias) Variáveis Independentes: 17 covariáveis relacionadas com Doença Características da mãe Características da família Características da criança

9 Covariáveis Doenças e características das crianças
V1 = Tipo do primeiro sintoma/doença ( 3 Dummys) V2 = Número de sintomas/doenças V3 = Duração (em dias) do primeiro sintoma/doença V5 = Comprimento ao nascer ( em cm ) V8 = Idade da criança quando introduzido leite não materno V11 = Tipo de parto ( 2 Dummys) V12 = Peso ao nascer (em gr) V13 = Cor da criança ( 0 = Branca = Não Branca) V14 = Sexo da criança ( 0 = Masculino 1 = Feminino )

10 Covariáveis características da mãe e da família
V4 = Hábito de beber ( 0 = Ñ Bebia 1= Bebia ) V6 = Hábito de fumar ( 0 = Não = Sim) V7 = Idade da mãe ( 0= menos de 25 1= 25 anos ou mais) V15 = Escolaridade da mãe ( 0 = ensino médio ou superior = ensino fundamental) V9 = Condição marital da mãe ( 0 = Casada 1 = Ñ casada) V10 = Presença do pai ( 0 = Sim 1 = Não ) V16 = Posse de Bens ( 0 = S/ bens 1 = pelo menos um ) V17 = Vínculo dos pais com a USP ( 0 = Sim 1 = Não )

11 Adaptação dos dados para o estudo do desmame precoce
Corte Transversal: 60 dias de vida da criança Variáveis dicotomizadas: Variável Resposta : Aleitamento materno Variáveis Independentes: Introdução de outro tipo de leite Escolaridade da mãe Bens Variável Criada Número de sintomas/doenças ocorridos com a criança dentro do período de 60 dias

12 Modelo de Regressão Logística
Caso particular dos Modelos Lineares Generalizados É baseado na Função logística : Resposta: Y = 0 ou Y = 1 Y/x ~Bin (1,θ(x))

13 Modelo de Regressão Logística
Seleção de Variáveis: Através do método de Stepwise Adequação do Modelo Ajustado Análise de Deviance Teste de Razão de Verossimilhanças Teste de Qualidade do ajuste (Qp e Ql) Análise de Resíduos Métodos Auxiliares : QQPlot com envelope simulado Poder Preditivo do modelo

14 Resultados Análise Descritiva e Exploratória dos dados
Em uma primeira análise verificou-se que, com relação a variável resposta, cerca de 19 % das crianças estudadas apresentaram desmame comple-to até os 60 primeiros dias de vida. Relacionado a sintomas/doenças: % das crianças tiveram pelo menos um tipo de doença no período estudado, sendo o sintoma/doença que mais atingiram as crianças foi dor de barriga e cólica com 37% dos casos.

15 Análise descritiva e exploratória dos dados
DESMAME PRECOCE : CARACTERÍSTICAS DA MÃE

16 Análise descritiva e exploratória dos dados
DESMAME PRECOCE : CARACTERÍSTICAS DA FAMÍLIA

17 Análise descritiva e exploratória dos dados
DESMAME PRECOCE : CARACTERÍSTICAS DAS CRIANÇAS

18 Análise descritiva e exploratória dos dados
DESMAME PRECOCE : IDADE (EM DIAS) DA INTRODUÇÃO DE LEITE NÃO MATERNO

19 Regressão Logística Seleção de Variáveis utilizando o método Stepwise : 1º. Passo : Ajustar o modelo da variável resposta com todas as covariáveis separadamente, utilizando um p-valor de entrada de 20% (p < 0,20)

20 Regressão Logística 2º. Passo : Utilizando a covariável de menor deviance (V8), verificar quais das demais variáveis são significativas na presença desta covariável.

21 Regressão Logística 3º. Passo : Verificar se com a presença da covariáveis tipo de parto e cor da criança permanece no modelo a covariável introdução de leite não materno.

22 Regressão Logística 4º. Passo : Verificar se há efeito de interação entre as covariáveis que permanecem no modelo. Ho: Efeito de interação dupla = 0

23 Regressão Logística 5º. Passo : Verificar se as interações duplas permanecem no modelo conjuntamente.

24 Adequação do Modelo Ajustado
Modelo Escolhido : Análise de Deviance : Testar a significância da inclusão das covariáveis, avaliando o quanto da variação total é explicado pela inclusão de termos no modelo. (GL = 6) dando um p-valor de 0,11 e portanto rejeitamos H0, pois pelo menos um β é diferente de zero.

25 Adequação do Modelo Ajustado
Análise dos Resíduos:

26 Adequação do Modelo Ajustado
QQ-Plot com Envelope Simulado : Verificar se a variável reposta possui afastamentos sérios da distribuição binomial.

27 Adequação do Modelo Ajustado
Poder Preditivo do modelo: 81,3 % com Ponto de corte = 0,50 Sensibilidade do modelo : 97,8% Especificidade : menor que 10%

28 Adequação do Modelo Ajustado
Parâmetros Estimados do modelo

29 Interpretação dos Parâmetros
Odds Ratios estimadas

30 Odds Ratios Estimadas Em crianças brancas a chance de ocorrer desmame precoce com introdução de leite não materno até os 60 dias de vida é 7 vezes a chance com a introdução após os 60 dias. Esta comparação cai para apenas 3 vezes, no caso de crianças não brancas.

31 Odds Ratios Estimadas Para parto por fórceps, as crianças brancas possuem 27,5% chance a mais comparado com parto normal, de ter desmame precoce. Esta comparação vai a 104,1% entre crianças de cor não branca.

32 Odds Ratios Estimadas Para parto por Cesárea, a chance de uma criança branca ter desmame precoce é 37,6% maior que crianças de parto normal. Para crianças não brancas o parto por cesárea diminue em 50%, a chance de desmame precoce

33 Conclusão Em crianças brancas a chance de ocorrer desmame precoce com introdução de leite não materno até os 60 dias de vida é 7 vezes a chance com a introdução após os 60 dias. Esta comparação cai para apenas 3 vezes, no caso de crianças não brancas. Com relação ao tipo de parto, para parto por fórceps as crianças brancas possuem 27,5% chance a mais comparado com parto normal, de ter desmame precoce. Esta comparação vai 104,1% entre crianças de cor não branca. Ainda sobre tipo de parto, a chance de uma criança branca ter desmame precoce quando o parto é por cesárea é 37,6% maior que crianças de parto normal. Para o caso de crianças não brancas o parto por cesárea diminue em 50%, a chance de desmame precoce.

34 Probabilidades estimadas pelo modelo final
Conclusão Probabilidades estimadas pelo modelo final A probabilidade de desmame precoce com introdução de leite não materno até os 60 dias de vida de uma criança não branca nascida de parto por fórceps é de 55,03%, sendo que esta probabilidade cai para 5,30 % quando o leite não materno é introduzido após o sexagésimo dia de vida de uma criança branca que nasceu de parto normal.

35 Fim! Muito obrigado!


Carregar ppt "Denilson Morais Vagner Ayres Lara"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google