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MODELO DE EXCELÊNCIA EM GESTÃO PÚBLICA

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Apresentação em tema: "MODELO DE EXCELÊNCIA EM GESTÃO PÚBLICA"— Transcrição da apresentação:

1 MODELO DE EXCELÊNCIA EM GESTÃO PÚBLICA
( MEGP )‏

2 PRINCÍPIOS DA ADMINISTRAÇÃO
PÚBLICA Foco no Usuário Legalidade Impessoalidade Moralidade Publicidade Eficiência

3 A ausência de um deles determina a negação do próprio objeto.
FUNDAMENTOS São valores e princípios gerais e inegociáveis por serem definidores da essência do objeto. A ausência de um deles determina a negação do próprio objeto.

4 FUNDAMENTOS DA EXCELÊNCIA
Pensamento sistêmico Aprendizado organizacional Cultura da Inovação Liderança e constância de propósitos Orientação por processos e informações Visão de futuro Geração de valor Comprometimento com as pessoas Foco no usuário e na sociedade Desenvolvimento de parcerias Responsabilidade e controle social Gestão participativa Orientação para resultados Legalidade Impessoalidade Foco no Usuário Moralidade Publicidade Eficiência

5 PARTES INTERESSADAS Cidadãos-usuários Servidores Fornecedores Parceiros Sociedade Órgãos Financiadores Outras Organizações São as pessoas físicas ou jurídicas envolvidas ativa ou passivamente no processo de definição, elaboração, implementação e prestação de serviços e produtos da organização, na qualidade de cidadãos, agentes, fornecedores ou parceiros. A quantidade e a denominação das partes interessadas podem variar em função do perfil da organização.

6 Cidadãos-usuários São pessoas físicas ou jurídicas, públicas
ou privadas, que demandam ou utilizam diretamente serviços prestados por órgãos ou entidades públicos ou que atendem a exigências legais decorrentes do exercício do poder de Estado inerente a determinadas funções da administração pública. Nas empresas públicas e nas sociedades de economia mista, os usuários são chamados clientes. 6

7 O QUE É UM MODELO? Modelo pode ser definido como uma representação de algum fenômeno do mundo real. Exemplos de modelos: um diagrama, uma maquete, um molde, etc. Os modelos são muito utilizados, pois eles simplificam relações complexas e permitem que se entenda melhor causas e consequências, resultados, etc. A utilidade de um modelo aumenta na medida em que ele consegue descrever ou representar melhor aquilo que procura simular (SANTOS, 2001).

8 Modelo de Excelência em Gestão Pública - MEGP
6 Pessoas 8 Resultados Volta do Intervalo Até aqui: 2h Ivonete Slides min Slides min Slides min 8

9 FUNDAMENTOS DA EXCELÊNCIA CRITÉRIOS DE EXCELÊNCIA
Liderança e constância de propósitos Visão de futuro Foco no usuário e na sociedade Responsabilidade e controle social Gestão participativa Comprometimento com as pessoas Orientação por processos e informações Desenvolvimento de parcerias Orientação para resultados Pensamento sistêmico Aprendizado organizacional Inovação Geração de valor

10 ANOS 20: CONTROLE ESTATÍSTICO DA QUALIDADE
Laboratórios Bell: controle de processo; início da tendência de controle preventivo; enfoque corretivo; elimina-se a inspeção 100%; núcleo do controle de qualidade atual. SHEWHART

11 ANOS 40: METODOLOGIA PDCA
Plan P Planejar C Check Verificar A Action Ação D Do Fazer

12 Ciclo PDCA P Planejar D Educar/Fazer A Agir C Verificar Aprender 12

13

14 Ciclo da Gestão Pública
Planejamento Educar e fazer Correção e melhoria Controle / Medição do desempenho SOCIEDADE CICLO DA GESTÃO PÚBLICA CIDADÃO 14

15 KAIZEN MELHORIA CONTÍNUA P A D C A P D C ANO 3 ... ANO 2
NÍVEL DE GESTÃO - ANO 1

16 PRÁTICA DE GESTÃO (O QUE?)‏
São atividades executadas com a finalidade de gerir uma organização. Envolvem metodologias, ferramentas e processos aplicados pela organização ao longo do seu sistema de gestão. Têm natureza gerencial, e não operacional, sendo denominada também de “processo de gestão”.

17 Processos Produtos / Serviços Insumos Processo
(Clientes / Cidadãos-usuários)‏ Insumos (Fornecedor)‏ Processo (Organização)‏ Conjunto de recursos e atividades inter-relacionadas ou interativas que transformam insumos (entradas) em serviços/produtos (saídas). Esses processos são geralmente planejados e realizados para agregar valor aos serviços/produtos. Destacar: o conceito de valor – benefícios, atributos dos serviços/produtos, vantagens 17

18 Processos Processos Finalísticos
Processo associado às atividades-fim da organização ou diretamente envolvido no atendimento às necessidades dos seus cidadãos. Processos de Apoio Processos que dão suporte à alguma atividade-fim da organização, tais como: a gestão de pessoas, a gestão de material, o planejamento e o acompanhamento das ações institucionais, entre outras. Processos 18

19 PADRÕES DE TRABALHO (COMO?)‏
Dizem respeito à padronização das práticas de gestão. Determinam as diretrizes de como devem ser conduzidas (procedimentos, instruções, normas, rotinas, políticas, cronogramas, fluxogramas, atas de reunião ou qualquer meio que permita orientar a gestão). Determinam os níveis de desempenho esperados (especificações, prazos, frequências e metas). São regras que orientam o funcionamento das práticas de gestão.

20 PADRÕES DE TRABALHO (COMO?) - EXEMPLOS
Contrato de prestação de serviços com empresa especializada. Agenda anual de atividades. Meta de 70% de retorno dos questionários da Pesquisa de Clima Organizacional (PCO). Tempo máximo de espera na fila de 3 minutos para o processo de atendimento. Frequência diária para a prática de Reuniões de Acompanhamento.

21 5. Informação e conhecimento INTELIGÊNCIA DA ORGANIZAÇÃO
O PDCA DO MEGP 2 Estratégias e Planos 1 Liderança 4 Sociedade 7 Processos 6 Pessoas 8 Resultados 5. Informação e conhecimento 3 Cidadãos PLANEJAMENTO EXECUÇÃO CONTROLE INTELIGÊNCIA DA ORGANIZAÇÃO (APRENDER E AGIR)‏ 21

22 CRITÉRIO 1 – LIDERANÇA Governança pública
Governabilidade da organização Exercício da liderança Análise do desempenho da organização

23 CRITÉRIO 2 – ESTRATÉGIAS E PLANOS
Visão de futuro Análise dos ambientes interno e externo Missão institucional Estratégias Planos de ação (curto, médio e longo prazos)

24 CRITÉRIO 3 – CIDADÃOS Identificação cidadãos-usuários
Identificação das necessidades Divulgação dos serviços e produtos Relacionamento com os cidadãos-usuários

25 CRITÉRIO 4 – SOCIEDADE Responsabilidades perante a sociedade e comunidades diretamente afetadas Estímulo a cidadania Atuação em relação às políticas públicas do setor Estímulo ao controle social

26 Ciclo PDCA do Modelo de Excelência m Gestão Pública
Este bloco representa o PLANEJAMENTO. A P 3 Cidadãos C D Por meio da liderança , os serviços/produtos e os processos são planejados e as estratégias traçadas, atendendo as necessidades e expectativas dos Cidadãos e da Sociedade. 2 Estratégias e Planos 1 Liderança 4 Sociedade 26

27 CRITÉRIO 6 – PESSOAS Sistemas de trabalho da organização
Processos relativos à capacitação e ao desenvolvimento das pessoas Promoção da qualidade de vida das pessoas internamente e externamente ao trabalho

28 CRITÉRIO 7 – PROCESSOS Gerenciamento, análise e melhoria dos processos finalísticos e de apoio Gerencia do processo de suprimento Gerenciamento dos processos orçamentários e financeiros

29 Ciclo PDCA do Modelo de Excelência em Gestão Pública
7 Processos 6 Pessoas A P C D Neste espaço se concretiza a ação que transforma os objetivos da organização e as metas dos planos em resultados. Este bloco representa a EXECUÇÃO. 29

30 CRITÉRIO 8 – RESULTADOS Orçamentários e financeiros
Relativos aos cidadãos-usuários Relativos à sociedade Relativos às pessoas Relativos aos processos finalísticos e de apoio Relativos ao suprimento

31 A P C D Ciclo PDCA do Modelo de Excelência em Gestão Pública
Este bloco representa o CONTROLE. A P C D Neste espaço é possível avaliar o desempenho da organização: no atendimento ao cidadão; na qualidade do serviço; no uso dos recursos; na gestão das pessoas; no relacionamento com a sociedade. 8 Resultados 31

32 CRITÉRIO 5 – INFORMAÇÕES E CONHECIMENTO
Gestão das informações Identificação dos conhecimentos Desenvolvimento dos conhecimentos Manutenção dos conhecimentos Proteção dos conhecimentos

33 A P C D Ciclo PDCA do Modelo de Excelência em Gestão Pública
Este bloco representa o APRENDER para AGIR Neste espaço a organização age para corrigir e melhorar suas práticas de gestão e, consequentemente, o seu desempenho. A P C D Fim do primeiro turno: 4h 5. Informações e conhecimento 33

34 Modelo de Excelência em Gestão Pública - MEGP
6 Pessoas 8 Resultados Volta do Intervalo Até aqui: 2h Ivonete Slides min Slides min Slides min 34

35 O Sistema de Avaliação Continuada da Gestão Pública: instrumentos
1000 Organizações com pontuação igual ou superior a 350 pontos. Instrumento 500 Organizações com pontuação igual ou superior a 200 pontos Organizações que estão iniciando a implementação da auto-avaliação continuada. Instrumento 250 Obter informações sobre cada Instrumento em 35

36 Em todos os Instrumentos de Avaliação da Gestão Pública - IAGP
Sistema de gestão Em todos os Instrumentos de Avaliação da Gestão Pública - IAGP (250 / 500 e 1000 Pontos)‏ Há duas categorias de Critérios: Processos Gerenciais Práticas de Gestão Critérios 1 a 7 Itens de Resultados Critério 8 A variação entre os níveis ocorre pelo aumento do número de requisitos a serem atendidos por pontuação. 36 36

37 Visão Geral dos Instrumentos
250 PT 500 PT 1000 PT Categorias dos Critérios Processos Gerenciais 7 Critérios (1 a 7)‏ 44 Alíneas 19 Itens 107 Alíneas 110 Alíneas Resultados 1 Critério (8)‏ 6 Itens 6 Alíneas Identificação das Evidências Práticas de Gestão Descrição das evidências Apresentação de Gráfico e Tabelas 37

38 Comparativo dos Requisitos em cada instrumento
250PT 500PT 1000PT Critério 1 Liderança – 25 PT Liderança – 45PT Liderança – 90PT Item 1.1 - Este Item examina a implementação de processos gerenciais os quais têm por objetivo gerar transparência e aprimorar o nível de confiança entre todas as partes interessadas e que geram impacto no valor, na sustentabilidade financeira e orçamentária, social e ambiental e na governabilidade da organização Alínea B) Como as principais decisões são tomadas, comunicadas e implementadas pela Alta Administração B) Como as principais decisões são tomadas, comunicadas e implementadas pela alta administração, assegurando a transparência e o envolvimento de todas as partes interessadas A) Como as principais decisões são tomadas, comunicadas e implementadas pela Alta Administração para as partes interessadas pertinentes assegurando o envolvimento de todas as partes interessadas, a transparência e a governabilidade 38

39 O caminho da Autoavaliação
Avaliar e Agir Autoavaliação Elaboração do Plano de Melhoria da Gestão - PMG Validação Externa da Autoavaliação e do PMG Implementação das melhorias e monitoramento Reinício do Ciclo 39

40 Sistema de pontuação – Critérios de 1 a 7
Dimensão de avaliação Fatores de pontuação Subfatores de pontuação Processos Gerenciais Enfoque Adequação Proatividade Aplicação Disseminação Continuidade Aprendizado Refinamento Integração Coerência Inter- relacionamento Cooperação Segundo Dia Cel. Julio Slides 78-85 - Explanação 30min - Exercício min Slides 86-94 - Explanação min 40

41 Enfoque Refere-se ao grau em que as práticas de gestão da organização apresentam: Atendimento aos requisitos do critério, incluindo os métodos de controle, de forma apropriada ao perfil da organização. Adequação Capacidade de se antecipar aos fatos, a fim de prevenir a ocorrência de situações potencialmente indesejáveis e aumentar a confiança e a previsibilidade das práticas. Proatividade 41

42 Aplicação Refere-se ao grau em que as práticas de gestão da organização apresentam: Implementação, horizontal e verticalmente, pelas áreas, processos, produtos e/ou partes interessadas, conforme pertinente ao critério, considerando-se o perfil da organização. Disseminação Continuidade Utilização periódica e ininterrupta das práticas de gestão considerando pelo menos, um ciclo completo realizado. 42

43 Aprendizado Refere-se ao grau em que as práticas de gestão da organização apresentam: Aperfeiçoamentos decorrentes do processo de melhorias, o que inclui eventuais inovações, tanto incrementais quanto de ruptura. Refinamento 43

44 Inter-relacionamento
Integração Refere-se ao grau em que as práticas de gestão da organização apresentam: Relevância Implementação de modo complementar com outras práticas de gestão da organização, onde apropriado. Relação harmônica com as estratégias e objetivos da organização. Cooperação Colaboração entre as áreas da organização e entre a organização e suas partes interessadas, quando pertinentes, na implementação das práticas de gestão. Inter-relacionamento Coerência 44

45 Sistema de pontuação – Critério 8
Dimensão de avaliação Fatores de pontuação Resultados organizacionais Relevância Tendência Nível atual 45

46 GERENCIAMENTO DO SISTEMA ORGANIZACIONAL
MELHOR DESEMPENHO DIREÇÃO DESEJADA ATUAL TEMPO SISTEMA ORGANIZACIONAL SISTEMA DE MEDIÇÃO DE DESEMPENHO

47 FUNCIONAMENTO DE UM SISTEMA DE MEDIÇÃO DE DESEMPENHO
DIREÇÃO ORGANIZAÇÃO DESEJADA DIREÇÃO ATUAL AÇÕES MEDIÇÃO DECISÕES DADOS REPRESENTAÇÃO DAS INFORMAÇÕES SISTEMA EQUIPE EQUIPE SMDO BALANCEADO GERENCIAL GERENCIAL DE INDICADORES PERCEPÇÃO DAS INFORMAÇÕES

48 Fatores de Avaliação dos Resultados Organizacionais
Tendência Comportamento ao longo do tempo. Relevância Importância do resultado para determinação do alcance dos objetivos estratégicos e operacionais da organização. Nível Atual Comparação do valor atual em relação às informações comparativas pertinentes. 48

49 CONCLUSÃO O capitão que navega sem rumo sempre reclama
que os ventos sopram na direção errada. Sêneca


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