Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouBianca Van Der Vinne Gonçalves Alterado mais de 5 anos atrás
1
O PORTFÓLIO COMO ESTRATÉGIA DE APRENDIZAGEM
E PRÁTICA PROFISSIONAL NAS LICENCIATURAS EM EAD ESCOLA SUPERIOR DE EDUCAÇÃO – UNINTER PROFA. DRA. DEISILY QUADROS PROFA. DRA. DINAMARA PEREIRA MACHADO PROFA. DRA. MARISTELA GRIPP PROFA. DRA. PAULA CRISTINA DOS REIS OLIVEIRA
2
Portfólio: conceito Vantagens e desvantagens? Por que usar o portfólio na graduação?
3
Resolução Nº 2 de 1º de julho de 2015
A implementação do portfólio nos cursos da Escola Superior de Educação/UNINTER em 2016 Resolução Nº 2 de 1º de julho de 2015
4
“Portfólio – essa avaliação consiste de um projeto integrador construído pelos alunos sob orientação do tutor do polo. A proposta é determinada pela Coordenação do Curso e acompanhada pelo tutor do polo, responsável por delinear os objetivos e estrutura do projeto a ser desenvolvido pelos alunos, buscando a interdisciplinaridade e articulação teórico-prática dos conteúdos estudados nas unidades curriculares. ( NP-ESE, 2016, p. 1).
5
O objetivo do Portfólio é o desenvolvimento de atividades que promovam a práxis com qualidade acadêmica nos polos de apoio presencial, a elevação dos índices de aceitação da modalidade de EaD em território nacional, a promoção de ações de inserção e reconhecimento do mercado de trabalho e a formação humana e acadêmica (NP- ESE/UNINTER, 2016, p. 6).
6
“As atividades propostas em cada um desses eixos abordarão as diferentes linguagens, a formação científica e cultural, a pesquisa, o aperfeiçoamento do uso da língua portuguesa e a intervenção na realidade/sociedade. As práticas poderão resultar em seminários interdisciplinares, oficinas para a comunidade, laboratórios, projetos, e-books, vídeos, fotografias, dentre outros modos de socializar as descobertas”. (NPESE, 2016, p. 4)
7
“As atividades propostas estão organizadas em três etapas para as licenciaturas e quatro etapas para os bacharelados, que buscam a construção de competências a partir da teoria e da prática”.
10
Resultados obtidos: 2017: 6 momentos de formação com corretores; 2017/18: 11 portfólios produzidos; 2017: 6 polos visitados; 2017: postagens e correções; Abril/2018: 537 solicitações respondidas.
11
Conclusão Adotar o portfólio como uma prática que venha a favorecer o estudo e a autonomia dos alunos, irá contribuir para uma postura diferenciada na prática profissional desses alunos. Nesse sentido, o portfólio pode contribuir para atenuar as muitas lacunas de formação trazidas por esses alunos dos segmentos anteriores, ajudando-os a identificarem os problemas de aprendizagem atuais
12
TORRES, S. C. G. Portfólio como instrumento de aprendizagem e suas implicações para a prática pedagógica reflexiva. Ver. Diálogo Educ, Curitiba, v. 8, n. 24, p , maio/ago VILLAS BOAS, B. M. F. Portfólio, avaliação e trabalho pedagógico. Campinas, SP: papiros, 2004. Ambiente Virtual/ AVA. Disponível em: Acesso em: 12 jul MANUAL DO PORTFÓLIO, Núcleo de Práticas da Escola Superior de Educação, ESE/UNINTER, p. 1 -3
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.