A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Cidadania Projovem Trabalhador Luis Mateus Siqueira Emerich.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Cidadania Projovem Trabalhador Luis Mateus Siqueira Emerich."— Transcrição da apresentação:

1 Cidadania Projovem Trabalhador Luis Mateus Siqueira Emerich

2 Os Três Poderes

3 Os Três Poderes    O Poder Executivo é um dos poderes governamentais, segundo a teoria da separação dos poderes cuja responsabilidade é a de implementar, ou executar, as leis e a agenda diária do governo ou do Estado. De fato, o poder executivo de uma nação é regularmente relacionado ao próprio governo. O poder executivo pode ser representado, em nível nacional, por apenas um órgão (presidência da república, no caso de um presidencialismo), ou pode ser dividido (parlamento e coroa real, no caso de monarquia constitucional)  O poder executivo varia de país a país. Nos países presidencialistas, o poder executivo é representado pelo seu presidente, que acumula as funções de chefe de governo e chefe de estado. Nos países parlamentaristas, o poder executivo fica dividido entre o primeiro-ministro, que é o chefe de governo, e o monarca (geralmente rei), que assume o cargo de chefe de estado. Em regimes totalmente monárquicos, o monarca assume, assim como o presidente, as funções de chefe do governo e do Estado. O executivo, porém, nem sempre se resume somente aos chefes. Em regimes democráticos, o presidente ou o primeiro-ministro conta com seu conselho de ministros, assessores, secretários, entre outros.

4 Cargos do Executivo             O Executivo tem, usualmente, as seguintes obrigações: Aplicar as leis. Para isso, fica a cargo do Executivo órgãos como a polícia, prisões etc., para punir criminosos. Manter as relações do país com as outras nações Manter as forças armadas Administrar órgãos públicos de serviços à população, como bancos.

5 Poder Legislativo  O Poder Legislativo é o poder de legislar, criar leis.         No sistema de três poderes proposto por Montesquieu, o poder legislativo é representado pelos legisladores, homens que devem elaborar as leis que regulam o Estado. O poder legislativo na maioria das repúblicas e monarquias é constituído por um congresso, parlamento, assembléias ou câmaras.             O objetivo do poder legislativo é elaborar normas de direito de abrangência geral (ou, raramente, de abrangência individual) que são estabelecidas aos cidadãos ou às instituições públicas nas suas relações recíprocas.             Em regimes ditatoriais o poder legislativo é exercido pelo próprio ditador ou por câmara legislativa nomeada por ele.             Entre as funções elementares do poder legislativo estão as de fiscalizar o Poder Executivo, votar leis orçamentárias e, em situações específicas, julgar determinadas pessoas, como o Presidente da república ou os próprios membros do legislativo.

6 Poder Judiciário  O Poder Judiciário é um dos três poderes do Estado moderno na divisão preconizada por Montesquieu em sua teoria da separação dos poderes.        Ele possui a capacidade de julgar, de acordo com as leis criadas pelo Poder Legislativo e de acordo com as regras constitucionais em determinado país. Ministros, desembargadores e Juízes formam a classe dos magistrados (os que julgam). Há ainda, nos países com justiça privada, o Tribunal Arbitral composto de Juízes Arbitrais, Conciliadores e Mediadores. No Brasil os Juízes Arbitrais são considerados juízes de fato e de direito e a Lei 9.307/96 regulamenta o funcionamento desses tribunais privados, muito comum nos países de "primeiro mundo".

7 Civismo

8 Hino Brasileiro

9 A importância do Voto

10 O analfabeto político

11 Projovem Trabalhador Luis Mateus Siqueira Emerich

12 Reforma Ortográfica Nova Reforma Ortográfica - Aspectos Positivos
. Reforma Ortográfica Nova Reforma Ortográfica -  Aspectos Positivos  O Novo Acordo Ortográfico, em vigor desde janeiro de 2009, gera polêmica entre gramáticos, escritores e professores de Língua Portuguesa. Segundo o Ministério de Educação, a medida deve facilitar o processo de intercâmbio cultural e científico entre os países que falam Português e ampliar a divulgação do idioma e da literatura portuguesa. Dentre os aspectos positivos apontados pela nova reforma ortográfica, destacam-se ainda: - redução dos custos de produção e adaptação de livros; - facilitação na aprendizagem da língua pelos estrangeiros; simplificação de algumas regras ortográficas. Nova Reforma Ortográfica -  Aspectos Negativos  - Todos que já possuem interiorizadas as normas gramaticais, terão de aprender as novas regras; - Surgimento de dúvidas; - Adaptação de documentos e publicações.

13 Reforma Ortográfica

14 Reforma Ortográfica

15 Reforma Ortográfica

16 Reforma Ortográfica

17 Reforma Ortográfica

18 Reforma Ortográfica

19 Pronomes

20 Pronomes

21 Pronomes


Carregar ppt "Cidadania Projovem Trabalhador Luis Mateus Siqueira Emerich."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google