A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

– Abril/ 2018 – - ÁREA: LINGUAGEM ORAL E ESCRITA -

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "– Abril/ 2018 – - ÁREA: LINGUAGEM ORAL E ESCRITA -"— Transcrição da apresentação:

1 – Abril/ 2018 – - ÁREA: LINGUAGEM ORAL E ESCRITA -
SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DIVISÃO DE EDUCAÇÃO INFANTIL - ÁREA: LINGUAGEM ORAL E ESCRITA - – Abril/ 2018 –

2 “A teoria sem prática vira ‘verbalismo’, assim como a prática sem teoria, vira ‘ativismo’, no entanto, quando se une a prática com a teoria tem-se a práxis, a ação criadora e modificadora da realidade.” Paulo Freire

3 ______________________________________
EDUCAÇÃO INFANTIL: OBJETIVO ______________________________________ “Acolher as vivências e os conhecimentos construídos pelas crianças no ambiente da família e no contexto de sua comunidade, articulando às propostas, a fim de ampliar o universo de experiências, saberes e habilidades, diversificando e consolidando novas aprendizagens.” (BNCC, p. 34)

4

5

6 _______________________________________
LINGUAGEM ORAL E ESCRITA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: PRÁTICAS E INTERAÇÕES _______________________________________ Neste campo da linguagem, precisamos ter claro nosso papel de mediador dentro do processo de construção das práticas sociais de leitura e escrita na infância, por meio de ações lúdicas, para que as construções aconteçam ‘pedagogicamente’ e não ‘sistematicamente’. Sendo assim, nosso objetivo não é a alfabetização convencional, mas sim, oferecer caminhos para que este processo aconteça. COMO?

7 _______________________________________
DINÂMICA: CRACHÁS _______________________________________ - Distribuição de tarjas em branco; - Selecionar entre as imagens disponíveis, a figura que mais chamar atenção e colar no lado esquerdo da tarja; - Cada um deverá escrever o nome em letra bastão no espaço restante da tarja; - Observar as imagens (características comuns); - Formação de grupos de acordo com essas características; Coletivamente, o grupo criará uma história para exposição oral; Após a exposição oral, o professor enquanto escriba, fará o registro gráfico dessa história.

8 DIREITOS DE APRENDIZAGEM CAMPOS DE EXPERIÊNCIAS
ÁREAS DE LINGUAGEM PROPOSTA HABILIDADES DIREITOS DE APRENDIZAGEM CAMPOS DE EXPERIÊNCIAS Texto Coletivo Oral e Escrita Organização de ideias, Raciocínio lógico; Coordenação motora, Observação. Conviver, Brincar, Participar, Explorar, Expressar, Conhecer-se. O eu, o outro e o nós; Escuta, fala, pensamento e imaginação; Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações.

9 Percebe-se, portanto, a importância e necessidade de integrar os direitos de aprendizagem aos campos de experiências. A LINGUAGEM SE CONSOLIDA PRIMEIRO NO PENSAMENTO E DEPOIS VEM O SIGNIFICADO. ABSTRATO X CONCRETO

10 _______________________________________
CONCEPÇÕES E INTER-RELAÇÕES _______________________________________ Na Educação Infantil, mais importante do que ensinar as letras do alfabeto, é familiarizar as crianças, desde bebês, com práticas sociais em que a leitura e a escrita estejam presentes exercendo funções diversas nas interações sociais. É dar oportunidade para que percebam lógicas da escrita e sua estrutura peculiar (não se fala como se escreve), sua estabilidade (as palavras não mudam quando o professor lê uma história) e os múltiplos papéis que desempenha nas sociedades contemporâneas (utilitário e estético).

11 As duas modalidades de linguagem verbal, a oral e a escrita, convivem na sociedade e se influenciam mutuamente. No processo crescente de aprender a falar, as crianças vão fazendo representações sobre modos de ler e escrever, porque a escrita está no mundo. Logo, essas aprendizagens também se entrelaçam e se afastam em função de muitos fatores. Podemos ler sem entender tudo... A escrita é como um jogo instigante, por vezes misterioso, e a leitura, uma fonte inesgotável de conhecimento, experiências, emoções.

12 (PNAIC Educação Infantil – Caderno 3, p. 26)
“Sendo assim, é necessário lembrar que o objetivo da Educação Infantil não é a alfabetização stricto sensu. Embora crianças da pré-escola possam se alfabetizar por interesse particular a partir das interações e da brincadeira com a linguagem escrita, não cabe à pré-escola ter a alfabetização da turma como proposta.” (PNAIC Educação Infantil – Caderno 3, p. 26)

13 _______________________________________
ESTUDO DA PRÁTICA _______________________________________ “Utilizei para essa aula, uma panela bem grande, três conjuntos de letras móveis, uma colher de pau grande e um avental. Em roda de conversa, conversamos sobre o nome de cada um, sobre o que gostavam de comer e se já haviam experimentando uma Sopa de Letrinhas. Após todos participarem, fizemos a nossa sopinha, colocando as letrinhas dentro da panela. Mexi bastante com a colher de pau, dizendo a eles que cada um tiraria daquela panela as letras do seu nome. Cada criança que mexesse a sopa para buscar as letras, colocava o avental para não sujar a roupa com a sopa. Os alunos que já reconheciam as letras de seu nome, fizeram a atividade sem o apoio de fichas. Aqueles que ainda encontravam dificuldades, utilizaram esse recurso. Algumas crianças encontravam letras que faziam parte do nome do colega e os ajudava.” Relato extraído do HTPV – Atividade 1 (abril 2018) Desenvolvido na turma de Infantil IV, do NEIM Elizabeth Regina

14 DIREITOS DE APRENDIZAGEM CAMPOS DE EXPERIÊNCIAS
ÁREAS DE LINGUAGEM PROPOSTA HABILIDADES DIREITOS DE APRENDIZAGEM CAMPOS DE EXPERIÊNCIAS

15 ______________________________________
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular: Educação é Base. Brasília: MEC, 2017. BRASIL. Linguagem oral e linguagem escrita na educação infantil: práticas e interações. Caderno 3 PNAIC. Brasília: MEC, 2016.


Carregar ppt "– Abril/ 2018 – - ÁREA: LINGUAGEM ORAL E ESCRITA -"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google