A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS – UNASUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA MODALIDADE À DISTÂNCIA Melhoria da detecção e prevenção.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS – UNASUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA MODALIDADE À DISTÂNCIA Melhoria da detecção e prevenção."— Transcrição da apresentação:

1 UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS – UNASUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA MODALIDADE À DISTÂNCIA Melhoria da detecção e prevenção do câncer de colo do útero e de mama na Unidade Básica de Saúde COHAB Pestano, Pelotas/RS. Aluno: Abdel Kasan Montpellier Diaz Orientador: Maria Emilia Nunes Bueno

2 Prevenção do câncer de colo do útero e de mama
INTRODUÇÃO Prevenção do câncer de colo do útero e de mama Ferramenta importante na atenção a saúde da mulher. Trabalho de promoção e prevenção elevando a qualidade da atenção. Diagnóstico cedo com acompanhamento das intercorrências. Por ser os canceres mais frequentes contribui para diminuir a morbimortalidade das mulheres. (BRASIL, 2012)

3 INTRODUÇÃO PELOTAS População de 341.180 habitantes; 52 UBS e 45 ESF.
UBS COHAB PESTANO População de 7350 hab., com 3 ESF ESF # 1 População estimada 3350 hab.

4 Situação da ação programática antes da intervenção
INTRODUÇÃO Situação da ação programática antes da intervenção Não havia dados de cobertura. Adesão espontânea das usuárias. Qualidade inadequada, trabalho não planejado. Não havia agenda de serviço. Falta de busca ativa. Sem registros anteriores. Atividades educativas deficiente.

5 OBJETIVO GERAL Melhorar a detecção e prevenção do câncer de colo do útero e de mama na Unidade Básica de Saúde COHAB Pestano no município de Pelotas/RS.

6 METODOLOGIA Ações Monitoramento e avaliação.
Organização e gestão do serviço. Engajamento público. Qualificação na prática clínica.

7 LOGISTICA Caderno de Atenção Básica, nº 13, 2ª edição, Controle dos cânceres de colo do útero e da mama, Ministério da Saúde, 2013 (BRASIL, 2013). Registro específico de monitoramento será realizado na ficha espelho disponibilizada pelo curso. Impressas pelo gestor. Arquivo do programa. Materiais para coletas de exame de colo e laudos para mamografias disponibilizadas pela secretaria . Planilhas eletrônicas de coleta de dados. Livros de agendamentos.

8 OBJETIVOS METAS RESULTADOS

9 Objetivo 1. Ampliar a cobertura de detecção precoce do câncer de colo e do câncer de mama:
Meta 1.1: Ampliar a cobertura de detecção precoce do câncer de colo uterino das mulheres na faixa etária entre 25 e 64 anos de idade para 70%. Proporção de mulheres entre 25 e 64 anos com exame em dia para detecção precoce do câncer de colo de útero. Mês 1 n=112 Mês 2 n= 238 Mês 3 n= 329

10 Meta 1.2: Ampliar a cobertura de detecção precoce do câncer de mama das mulheres na faixa etária entre 50 e 69 anos de idade para 70% Proporção de mulheres entre 50 e 69 anos com exame em dia para detecção precoce do câncer de mama Mês 1 n= 36 Mês 2 n= 84 Mês 3 n= 129

11 Meta cumprida integralmente em todos os meses da intervenção.
Objetivo 2: Melhorar a qualidade do atendimento das mulheres que realizam detecção precoce de câncer de colo de útero e de mama na unidade de saúde. Meta 2.1: Obter 100% de coleta de amostras satisfatórias do exame citopatológico de colo uterino. Meta cumprida integralmente em todos os meses da intervenção.

12 Objetivo 3: Melhorar a adesão das mulheres à realização de exame citopatológico de colo uterino e mamografia. Meta 3.1: Identificar 100% das mulheres com exame citopatológico alterado sem acompanhamento pela unidade de saúde. Meta 3.2: Identificar 100% das mulheres com mamografia alterada sem acompanhamento pela unidade de saúde. Meta 3.3: Realizar busca ativa em 100% de mulheres com exame citopatológico alterado sem acompanhamento pela unidade de saúde. Meta 3.4: Realizar busca ativa em 100% de mulheres com mamografia alterada sem acompanhamento pela unidade de saúde No período da intervenção nenhum exame de citopatológico e nenhuma mamografia vieram alterados, portanto, não foi necessário realizar busca ativa.

13 Objetivo 4: Melhorar registros das informações
Meta 4.1: Manter registro da coleta de exame citopatológico de colo de útero em registro específico em 100% das mulheres cadastradas. Meta 4.2: Manter registro da realização da mamografia em registro específico em 100% das mulheres cadastradas. Manteve-se o registro da coleta de exame citopatológico de colo de útero e da mamografia em 100% das mulheres cadastradas em todos os meses da intervenção, atingindo a meta sem dificuldades.

14 Objetivo 5: Mapear as mulheres de risco para câncer de colo de útero e de mama.
Meta 5.1: Pesquisar sinais de alerta para câncer de colo de útero em 100% das mulheres entre 25 e 64 anos (Dor e sangramento após relação sexual e/ou corrimento vaginal excessivo). Meta 5.2: Realizar avaliação de risco para câncer de mama em 100% das mulheres entre 50 e 69 anos. Atingimos as metas de 100% (n=329), (n=129) respectivamente, em todos os meses de intervenção.

15 Objetivo 6: Promover a saúde das mulheres que realizam detecção precoce de câncer de colo de útero e de mama na unidade de saúde. Meta 6.1: Orientar 100% das mulheres cadastradas sobre doenças sexualmente transmissíveis (DST) e fatores de risco para câncer de colo de útero. Meta 6.2: Orientar 100% das mulheres cadastradas sobre doenças sexualmente transmissíveis (DST) e fatores de risco para câncer de mama. Metas atingidas em 100% (n=329) (n=129) respectivamente.

16 Importância da intervenção:
DISCUSSÃO Importância da intervenção: EQUIPE Coesão em função de um mesmo objetivo. Melhor capacitação. SERVIÇO Implementação do programa de prevenção de câncer de colo e útero e mama. Elevar a cobertura, organização e registro de dados. COMUNIDADE Participação da comunidade no trabalho da UBS. Ações da intervenção incorporadas a rotina de trabalho.

17 REFLEXÃO CRÍTICA SOBRE O PROCESSO PESSOAL DE APRENDIZAGEM
Aprendizagem individual, melhorar qualificação dos serviços. Instrumento de trabalho, importância do trabalho em equipe. Vínculo mais estreito com a comunidade. Acrescentou nossos conhecimentos em relação a programas e conteúdos de Saúde Pública no Brasil.

18 REFERÊNCIAS: INSTITUTO NACIONAL DO CÂNCER (Brasil). Cuidados paliativos. Disponível em: < inca.gov.br/conteudo_view.asp?id=474>. Acesso em: 17 out MARTINS, L.F.L.; THULER, L.C.S; VALENTE, J.G. Cobertura do exame de Papanicolau no Brasil e seus fatores determinantes: uma revisão sistemática da literatura. Rev Bras Ginecol Obstet. V.27, n.8, p , 2009. BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Caderno de Atenção Básica: Controle dos Cânceres do Colo do útero e de Mama. 2 ed. Brasília: Ministério da Saúde, p. (Cadernos de Atenção Básica, n. 13).

19 Reunião com gestores e equipes de saúde.

20 Reunião com equipes de saúde da UBS.

21 Encontro com a comunidade

22 Encontro com a comunidade

23 ...I Have a Dream(Eu tenho um sonho, Martin Luther King 1963).


Carregar ppt "UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS – UNASUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA MODALIDADE À DISTÂNCIA Melhoria da detecção e prevenção."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google