A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Profesión de auditor público

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Profesión de auditor público"— Transcrição da apresentação:

1 Certificación Profesional Rafael Lopes Torres Secretario de Relaciones Internacionales-TCU

2 Profesión de auditor público
requisitos institucionales normas profesionales estructura de competencias (competency framework) control y aseguramiento de calidad proceso de desarrollo profesional O assunto certificação está inserido em um contexto mais amplo de profissionalização. E que condições nós precisamos ter presentes para caracterizar adequadamente o auditor do setor público como uma profissão. Requisitos institucionais – arranjos e condições no ambiente de trabalho que viabilizam o exercício profissional. Normas profissionais - conjunto de requisitos que todos os profissionais devem seguir e que definem um trabalho de qualidade Estrutura de competências – define o conjunto de competências que o indivíduo deve demonstrar para ser certificado. Controle e asseguração da qualidade – mecanismos regulatórios que verificam a conformidade com os requisitos definidos nas normas profissionais. O controle de qualidade opera durante a realização do trabalho por meio da coordenação e dos diferentes níveis de supervisão. A asseguração de que o controle de qualidade é eficaz ocorre mediante avaliação a posteriori de processos e produtos, revisão por pares, revisão externa. Desenvolvimento profissional – capacidade crescente de cumprir os requisitos estabelecidos em normas profisssionais. Os processos de desenvolvimento profissional abrangem a certificação profissional, a pesquisa e o desenvolvimento de novos métodos de trabalho, os arranjos para viabilizar a educação continuada do auditor, inclusive o treinamento em serviço, os mecanismos de orientação ao profissional, como guias de implementação, canais de esclarecimentos de dúvidas.

3 Por qué profesionalizar?
La cuestión no es legal sino técnica Tiene que ver con credibilidad ISSAI 100/37: - los auditores deben aplicar el juicio profesional y la diligencia debida durante toda la auditoria A questão da profissionalização e certificação não está legada a requisitos legais, como acontece em outras profissões, mas a questão é técnica e envolve credibilidade. O auditor ser certificado confere credibilidade ao trabalho que ele faz. E credibilidade é tudo que nós precisamos no trabalho da EFS. Os auditados, a sociedade, o parlamento precisa crer que o nosso trabalho é de qualidade. E a profissionalização dos nossos auditores e o processo de certificação ajudam sobremaneira nesse processo. AS ISSAIs, que são nossas normas internacionais de auditoria para o setor público, falam em vários pontos de questões ligadas à profissionalização

4 Por qué profesionalizar?
ISSAI 100/37: - el juicio profesional implica la aplicación del conocimiento, habilidades y experiencia colectivas en el proceso de auditoría ISSAI 100/50: - con base en los resultados o hallazgos, el auditor debe ejercer su juicio profesional para llegar a una conclusión sobre el asunto o sobre la información de la materia

5 Iniciativas en TCU Desarrollo de la estructura de competencias
Estudio de los posibles escenarios para la certificación Alineación con la Intosai O TCU está investindo no caminho da profissionalização, que é uma diretriz clara do nosso Presidente. Estamos desenvolvendo nossa estrutura de competências – que é um passo fundamental nesse processo. É preciso termos muito claro, para todos, o que o auditor precisa saber, que tipo de competência ele deve ter. Isso não é muito simples de se estabelecer, considerando a diversidade de atribuições que nós temos. Se isso não estiver claro, o restante do processo não anda, inclusive a questão da certificação. Estamos estudando os possíveis cenários relativos a certificação, há diversos modelos que podem ser seguidos, com vantagens e desvantagens, temos que escolher o mais conveniente para nossa organização; Um requisito que consideramos fundamental é o alinhamento com o processo que vem se desenvolvendo na Intosai. Nós participamos do Task Group e o processo que está sendo desenvolvido no Tribunal busca seguir os parâmetros que estão sendo construídos no trabalho da Intosai.

6 Perspectivas para la Olacefs
Estudio realizado en 2012/2013 Taller con las regiones en 2016 Proyecto piloto en la región Participación activa del CCC Y Presidencia en el proceso de la Intosai Nós acreditamos que a Olacefs pode ser uma região que desempenhe um papel de pioneirismo em relação à certificação. Não é um assunto novo, já foi feito um estudo, com apoio do BID, sobre o tema. No processo da Intosai, há previsão de um oficina com as regiões, o que vai ser uma oportunidade para que nossos anseios sejam explicitados e para que possamos ter um papel de vanguarda. Nós do TCU estamos dispostos a ser candidatos a piloto para a Intosai- por que não envolver a região nesse processo. Acreditamos que o CCC possa ter um papel ativo nesse processo, foi até um dos pontos de que defendemos quando oferecemos nossa postulação ao CCC.

7 Reflexiones Necesidad de alineación con la iniciativa de Intosai
Implementación regional Protagonismo de la Olacefs? Repetindo, é preciso estarmos alinhados com a Intosai. Não faz sentido caminharmos em uma direção distinta da que a Intosai está trilhando – é preciso ter um programa comum para todo o mundo, isso traz muita credibilidade. Mas isso não impede que necessidade e aspectos específicos regionais sejam tratados pelas regiões Creio que temos condições de sermos protagonismos nesse tema. E acredito que temos muito a nos beneficiar disso.

8 rafaellt@tcu.gov.br; serint@tcu.gov.br
Muchas Gracias!


Carregar ppt "Profesión de auditor público"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google