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Políticas Públicas para a Educação Profissional.

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Apresentação em tema: "Políticas Públicas para a Educação Profissional."— Transcrição da apresentação:

1 Políticas Públicas para a Educação Profissional.
Profrª Drª. Joscely Maria Bassetto Galera UTFPR/UNICAMP-ANPAE/PR

2 Políticas Públicas para a Educação Profissional.
O DESAFIO DO PROFESSOR DIANTE DO PROEJA

3 POLÍTICAS PÚBLICAS: conceito
Caracteriza-se por ações e intenções com os quais os poderes ou instituições públicas respondem às necessidades de diversos grupos sociais.

4 POLÍTICAS PÚBLICAS: conceito
Política partidária Políticas públicas Ações de desenvolvimento que ficam com a comunidade. Ações que terminam com o mandato do dirigente político.

5 Necessidades vitais de grupos coletivos Opções políticas partidárias
SURGIMENTO DAS POLÍTICAS PÚBLICAS Conquistas sociais Necessidades vitais de grupos coletivos Originam Políticas Públicas Demandas sociais Opções políticas partidárias Prospecção de demanda Fonte: GALERA, Joscely. Tese de Doutorado UNICAMP, 2003.

6 Fonte: GALERA, Joscely. Tese de Doutorado UNICAMP, 2003.
POLÍTICAS PÚBLICAS E SUA AÇÃO SOCIAL Reorientam Políticas sociais: Desemprego Analfabetismo Desnutrição Discriminação Pobreza Exclusão social Políticas educacionais Políticas sociais Políticas de habitação Políticas de saúde Políticas agrícolas Políticas de desenvolvimento tecnológico Políticas ambientais Realimentação Fonte: GALERA, Joscely. Tese de Doutorado UNICAMP, 2003.

7 POLÍTICAS PÚBLICAS: PR0EJA
Políticas do PROEJA Políticas Educacionais Ações que implementem a formação inicial e continuada na modalidade - EJA ,para trabalhadores, na possibilidade de qualificação profissional. Ações que atendam as necessidades da comunidade escolar.

8 Proposta de Capacitação . MEC/SETEC/GOVERNO-MS/UTFPR
POLÍTICAS DO PROEJA - Formação do Professor Como a educação Profissional poderá formar um professor e um gestor preparado para desencadear políticas públicas educacionais ? Educação Continuada: Proposta de Capacitação . MEC/SETEC/GOVERNO-MS/UTFPR

9 1.O jovem e adulto como trabalhador cidadão.
POLÍTICAS EDUCACIONAIS -PROEJA 1.O jovem e adulto como trabalhador cidadão. ALICERSES DAS POLÍTICAS DO PROEJA 2.O trabalho como princípio educativo. 3.As novas demandas de formação do trabalhador.

10 PROPOSTA POLÍTICA: POLÍTICAS DO PROEJA -QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL.
Desencadear ações na perspectiva da qualificação profissional,situando prioritariamente: Uma relação social constituída pela interação dos agentes do trabalho em torno da propriedade significativa do conhecimento construído no e pelo TRABALHO.

11 DIANTE DISSO... A QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL PODE SER ENTENDIDA COMO UMA POLÍTICA PÚBLICA?

12 Através da CAPACITAÇÃO CONTINUADA
POLÍTICA EDUCACIONAL Estarão os DIRIGENTES e PROFESSORES DO ESTADO DO MATO GROSSO DO SUL preparados para desencadearem Políticas Públicas ? SIM Através da CAPACITAÇÃO CONTINUADA

13 CAPACITAÇÃO-2008 CONCEPÇÕES PSICOPEDAGÓGICAS DO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM PARA A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS é mais uma das ações que fazem parte do Plano de Trabalho para implantação do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos - PROEJA, instituído no âmbito federal pelo DECRETO Nº 5.840, DE 13 DE JULHO DE 2006.

14 CAPACITAÇÃO PROEJA/UTFPR
Fundamentos Filosóficos, Sociológicos e Psicológicos da Educação de Jovens e Adultos Componentes Básicos do Planejamento de Ensino. Avaliação da Aprendizagem numa Perspectiva Processual

15 ENTENDER O ALUNO ADULTO PRECISA TER ESPAÇO NO MERCADO DE TRABALHO
POLÍTICAS PROEJA - Formação do Professor– O professor precisa... ENTENDER O ALUNO ADULTO PRECISA TER ESPAÇO NO MERCADO DE TRABALHO

16 ENTENDER QUE O PROEJA VAI MUITO ALÉM DE ENSINAR A LER E ESCREVER
POLÍTICAS PROEJA - Formação do Professor– O professor precisa... ENTENDER QUE O PROEJA VAI MUITO ALÉM DE ENSINAR A LER E ESCREVER

17 POLÍTCAS PÚBLICAS –EDU.PROFISSIONAL
POLÍTICAS AFIRMATIVAS DE GÊNERO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO Identificação dos problemas DE DIVERSIDADE Compartilhamento das soluções/RELAÇÕES SOCIAIS

18 PORTANTO... Torna-se necessário.
Construir políticas públicas educacionais articulem e esferas públicas visando produzir uma sinergia que atendam as demandas da população.

19 PORTANTO... Torna-se necessário.
Construir políticas que superem o caráter assistencialista da EJA e implementem políticas de profissionalização. (Decreto 5.154/2004)

20 PORTANTO... Torna-se necessário.
Construir políticas públicas que superem programas focais fragmentados imediatistas, assistencialistas centrado no treinamento.

21 PARA ENTENDER E IMPLEMENTAR POLÍTICAS DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL/EJA...
PORTANTO... PARA ENTENDER E IMPLEMENTAR POLÍTICAS DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL/EJA... SIGNIFICA.

22 PORTANTO... significa Acreditar que o Projeto Político Pedagógico é o elo articulador entre a ação e o sonho, a comunidade e a escola.

23 PORTANTO... significa: Acreditar que todo conhecimento adquirido deverá voltar para a escola como uma verdade, como uma ação, como uma proposta de transformação.

24 PORTANTO... significa: Acreditar que todo conhecimento precisa passar por uma reflexão-ação num processo investigativo permanente orientando o planejamento do professor.

25 PROEJA Acreditar que o papel do ensino do Adulto vai além da reconstrução curricular,da escola, e que esta ação deverá fazer parte do cotidiano pedagógico do professor como eixo de articulação entre a teoria e a prática, entre o sonho e a realidade.

26 PORTANTO... Trabalhar com o Adulto significa.
Acreditar que aqui no estado do Mato Grosso do Sul o sonho tornar-se-á realidade pelas mãos iluminadas de você professor que hoje aqui se faz presente..

27 Por hoje...... . MUITO OBRIGADA. JOSCELY GALERA joscely@utfpr.edu.br


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