Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouStéphanie Teixeira Batista Alterado mais de 6 anos atrás
1
A prática pedagógica do portfólio como método avaliativo no curso de Bacharelado em Educação Física na modalidade EAD Katiuscia Mello Figuerôa - UNINTER Emerson Liomar Micaliski - UNINTER
2
Introdução Surgimento do EAD
Discussões sobre qualidade, seriedade e eficácia EAD e presencial têm práticas e problemas em comum – processo de avaliação Considerar as estratégias de ensino e aprendizagem
3
Objetivos Geral – Analisar a proposta pedagógica do Portfólio como método avaliativo do curso de Bacharelado em EF na modalidade EAD de uma IES Específicos – a) apresentar a proposta pedagógica do Portfólio como método avaliativo; b) compreender o funcionamento da proposta pedagógica do Portfólio como método avaliativo na IES pesquisada; c) descrever e analisar duas propostas de Portfólio do curso de Bacharelado em EF da IES pesquisada
4
Avaliação Avaliação formativa
Avaliação contínua e não classificatória já não é suficiente (FREITAS et al., 2017) Avaliação formativa Panorama ideal - conjunto de avaliações que acompanhe o desenvolvimento do aluno Portfólio - uma das avaliações dentro do processo
5
Portfólio Teoria x Prática
Raízes - campo das artes Reflexão sobre o progresso do aluno a partir de seus objetivos; aluno passivo autônomo e participativo (RANGEL, 2003) Teoria x Prática Ação é condição e garantia da aprendizagem (COTTA et al., 2013)
6
Procedimentos metodológicos
Qualitativo; revisão de literatura e pesquisa documental Portfólio como método avaliativo – 2 propostas do curso de Bacharelado em Educação Física em 2017
7
Resultados Manual – processo de elaboração das propostas
Interdisciplinares Tema por eixo (ano) – tecnologia e inovação (2017) Disciplinas vigentes – aprox. dois meses Individual ou grupo Resultado/Produto – projetos, fotografias, vídeos, seminários interdisciplinares, etc., sempre apresentados nos polos de apoio presencial
8
Quatro etapas compõem as atividades propostas:
1ª – leitura e pesquisa (conhecer o tema discutido por meio de diferentes linguagens); 2ª prática (vivência de uma determinada situação prática); 3ª – escrita/produto (produção de diferentes gêneros textuais tendo como base a leituras e pesquisas realizadas e seu conhecimento prévio – deve ser postada no AVA para correção); e 4ª – apresentação no polo (socialização dos resultados da pesquisa com prpfessor, colegas e comunidade)
9
Proposta 1 – Influência da tecnologia nos esportes
Scout (espiar, explorar) - modalidades esportivas (futebol, futsal, voleibol, basquetebol) Módulo B, fase I (de 22/05 a 10/07) – “Esportes de Rendimento – Esportes Coletivos” e “Nutrição e Exercício” 1506 portfólios postados e 1257 apresentados
11
Proposta 2 – Tecnologia e atividade física
Comentário avaliativo - aplicativo de exercícios físicos para celulares (descrição e tipo de atividade física; principais funcionalidades; tipo de pessoa - idade, sexo e condição física; objetivos do aplicativo; número de estrelas) Disciplinas: “Esportes de Rendimento – Esportes Individuais” e “Atividades Físicas Alternativas” 1670 portfólios postados e 1419 apresentados
13
Imagens 2 e 3: Comentário avaliativo de um aplicativo de celular relacionado à atividade física realizado por um dos alunos do curso e postado no AVA da IES.
14
Considerações finais Incentivo à prática reflexiva Protagonismo na construção do conhecimento de forma criativa; oportunidade de sugerir mudanças em seu cotidiano Relação direta entre a teoria e prática Momentos de troca de conhecimentos e ideias entre alunos e professores Superação da função tradicional de classificar, aprovar ou reprovar os alunos - avaliação formativa que visa ao processo da aprendizagem
15
Referências BEHRENS, M. A. Paradigma da complexidade: metodologia de projetos, contratos didáticos e portfólios. Petrópolis: Vozes, 2006. COTTA, R. M. M.; COSTA, G. D. da; MENDONÇA, E. T. Portfólio reflexivo: uma proposta de ensino e aprendizagem orientada por competências. Ciência & Saúde Coletiva, 18(6), p , 2013. ESTEBAN, M. T. O que sabe quem erra? Reflexões sobre a avaliação e fracasso escolar. Rio de Janeiro: DP& A, 2001. FREITAS, L. C.; SORDI, M. R. L. de; MALAVASI, M. M. S.; FREITAS, H. C. L. de. Avaliação Educacional: caminhando pela contramão. (Coleção Fronteiras Educacionais). Petrópolis, RJ: Vozes, 2017. HADJI, C. A avaliação desmistificada. Porto Alegre: Artmed, 2001. JUNGES, K. dos S.; BEHRENS, M. A. Uma formação pedagógica inovadora como caminho para a construção de saberes docentes no Ensino Superior. Educar em Revista, Curitiba, Brasil, n. 59, p , jan-mar/2016. MORIN, E. O problema epistemológico da complexidade. 3.ed. Mira-Sintra: Publicações Europa-América, 2002. RANGEL, J. N. M. O portfólio e a avaliação no ensino superior. Estudos em Avaliação Educacional, n. 28, p , jul-dez/2003.
16
Obrigada pela atenção!
Apresentações semelhantes
© 2025 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.