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NO PROCESSO DE ELABORAÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICOS PARA EAD

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Apresentação em tema: "NO PROCESSO DE ELABORAÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICOS PARA EAD"— Transcrição da apresentação:

1 NO PROCESSO DE ELABORAÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICOS PARA EAD
IDENTIFICAÇÃO DOS FATORES CRÍTICOS NO PROCESSO DE ELABORAÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICOS PARA EAD Ana Elisa Pillon Herley Cesar Reinert Tais Sandri Avila Centro Universitário Sociesc (UNISOCIESC)

2 Introdução EaD: modalidade de ensino com maior índice de crescimento.
Cenário: Incertezas econômicas. Objetivo: Formação mobilizadora.

3 Introdução Expansão no setor.
Reflexão: Como as instituições lidarão com uma série de desafios que vêm sendo frequentemente discutidos no meio da EAD?

4 Educação a Distância - EaD
Reconhecimento oficial no Brasil: Lei Federal n° 9.394, de 1996 e regulamentada pelo Decreto de 2005. Definição: EaD é o processo ensino-aprendizagem que utiliza meios e Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC’s) para mediação didático-pedagógica (MOORE, KEARSLEY, 2008).

5 Maiores dificuldades apontadas
pelas instituições 2016 2010

6 Referenciais de Qualidade para a Educação Superior a Distância:
A Educação a Distância Referenciais de Qualidade para a Educação Superior a Distância: Material didático Aluno Sistema de comunicação Fonte: Adaptado de Silva et al., 2011

7 Proposta de Pesquisa Priorizando a excelência, as IES precisam contar com um conjunto de recursos e inovações capazes de propiciar maior interação no processo ensino-aprendizagem (SILVA et al., 2011). Os materiais didáticos possuem função primordial na EaD (DUARTE, 2011). Importância da formação dos professores que atuam na modalidade a distância.

8 Objetivo geral da pesquisa
Identificar os fatores críticos no processo de produção de materiais didáticos da EaD, tendo por foco de análise as videoaulas e, ainda, propor medidas de aprimoramento deste processo tendo por base disciplinas e conteúdo para Educação a Distância (EaD). Fonte:

9 Procedimentos Metodológicos
Pesquisa junto às instituições de ensino superior, públicas e particulares, de Joinville/SC.

10 Considerações Finais CENSO 2016: participaram 312 instituições formadoras, sendo 27,24% da região sul. Do total de instituições da região sul: 33 são do Paraná, 29 do Rio Grande do Sul e, 21 de Santa Catarina. Joinville é a maior cidade do estado e conta, atualmente, com 13 instituições de ensino superior. A maioria destas IES atuam com a EaD. Resultados da pesquisa com as IES de Joinville pode auxiliá-las no aperfeiçoamento de seus processos.

11 Referências ALONSO, K. M. A expansão do ensino superior no Brasil e a EaD: dinâmicas e lugares. Educação & Sociedade, [s.l.], v. 31, n. 113, p , dez FapUNIFESP (SciELO). ARAÚJO, E. M. de et al. A gestão da inovação na educação a distância. Gestão & Produção, [s.l.], v. 20, n. 3, p , FapUNIFESP (SciELO). BORGES, R. P.; LEMOS, E. C. ; CAMPOS, W. R. . Formação de professores conteudistas para produção de materiais didáticos da Educação a Distância. In: Jaime Sánchez. (Org.). XIX Congreso Internacional de Informática Educativa. 1ed. Fortaleza: 2014, v. 10, p CENSO EAD.BR 2014: relatório analítico da aprendizagem a distância no Brasil = Censo EAD.BR 2013: analytic report of distance learning in Brazil [Tradução Maria Thereza Moss de Abreu]. Curitiba: Ibpex, Disponível em: < Acesso em: 11 maio 2018. CENSO EAD.BR 2016: Relatório analítico da aprendizagem a distância no Brasil = Censo EAD.BR 2016: analytic report of distance learning in Brazil [livro eletrônico]/[organização] ABED – Associação Brasileira de Educação a Distância; [Tradução de Maria Thereza Moss de Abreu]. Curitiba: InterSaberes, < Acesso em: 11 maio 2018. DUARTE, Z. M. C. Educação a Distância (EaD): estudo dos fatores críticos de sucesso na gestão de curso da região metropolitana de Belo Horizonte na visão dos tutores f. Dissertação (Mestrado) – Curso de Administração de Empresas, Gestão Estratégica e Comportamento Organizacional, Universidade Fumec – Fundação Mineira de Educação e Cultura, Belo Horizonte, 2011. KLEIS, M. L.. Instituições fornecedoras. In: CENSO EAD.BR 2016: Relatório analítico da aprendizagem a distância no Brasil = Censo EAD.BR 2016: analytic report of distance learning in Brazil [livro eletrônico]/[organização] ABED – Associação Brasileira de Educação a Distância; [Tradução de Maria Thereza Moss de Abreu]. Curitiba: InterSaberes, < Acesso em: 11 maio 2018.

12 Referências LIMA, A. A.; SANTOS, S. C. A. Gestão do processo de produção de materiais didáticos para EaD. Congresso Internacional de Educação a Distância: histórias, analíticas e pensamento "aberto": guias para o futuro da EaD, 2012, São Luís. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA, 18., Anais... São Luís: ABED, v. 1, p Disponível em: < Acesso em: 11 mai 2018. MOORE, M. G.; KEARSLEY, G.. Educação a Distância: uma visão integrada. São Paulo: Cengage Learning. 398f Tradução de Roberto Galman. PILLON, A. E.; FREITAS FILHO, F. L.; MISAGHI, M.. Educação a distância sob a ótica da satisfação dos alunos. Curitiba: Appris Editora, 2018. SANTOS, C.R. Produção de vídeo aulas como apoio ao processo de ensino e aprendizagem de matemática: discentes em ação. Manancial. Repositório Digital da UFSM, Disponível em: < Acesso em 18 maio 2018. SEPUD, Secretaria de Planejamento Urbano e Desenvolvimento Sustentável. Joinville: Cidade em Dados Joinville: Prefeitura Municipal, p. Disponível em: < Acesso em: 11 mai 2018. SERRA, A. R. C.; MOURÃO, L.; COSTA, G. P. da. Gestão da educação a distância: sistema e estrutura organizacional diante do ENADE. Revista Gestão Universitária na América Latina - Gual, Florianópolis/SC, v. 5, n. 4, p , 21 dez Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Disponível em: < Acesso em: 11 mai 2018. SILVA, A. R. L. da; REBELO, S.; SANTOS, J. V. V. dos; NUNES, C. S.; SPANHOL, F. J.. Modelos utilizados pela educação a distância: uma síntese centrada nas instituições de ensino superior brasileiras. Revista Gestão Universitária na América Latina: Revista GUAL, Florianópolis/SC, v. 4, n. 3, p , set     VALERIE, R.. Avaliação de educação a distância e e-learning. Porto Alegre: Penso, 2013. 

13 Agradeço a atenção de todos!
Contatos dos autores: Ana Elisa Pillon – Herley Cesar Reinert - Tais Sandri Avila -


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