A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Professora: Nádia Neves

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Professora: Nádia Neves"— Transcrição da apresentação:

1 Professora: Nádia Neves
CULTURA E ALIMENTAÇÃO Professora: Nádia Neves

2 ALIMENTAÇÃO Alimentação = Essencial ao homem: - Existência humana;
- Manutenção à vida (nutrientes necessários ao funcionamento do organismo).

3 Determinantes do consumo alimentar

4 A INFLUÊNCIA DA CULTURA NA ALIMENTAÇÃO
Alimentação humana: Parece estar muito mais vinculada a fatores espirituais e exigências tradicionais do que às próprias necessidades fisiológicas. Cultura: Crenças, tabus, simbolismo alimentar, religião, entre outros fatores – influência diretamente a escolha dos nossos alimentos diários. (Preceitos religiosos e culturais = determinaram os costumes existentes nos dias de hoje).

5 A INFLUÊNCIA DA CULTURA NA ALIMENTAÇÃO
Cultura = crenças, tabus, fatores religiosos Bíblia: Consumo por Adão da fruta proibida da árvore do Bem e do Mal Jesus: “Aquele que come da minha carne e bebe do meu sangue tem a vida eterna”, “Eu sou o pão da vida”

6 A INFLUÊNCIA DA CULTURA NA ALIMENTAÇÃO
Israel: consumo de gafanhotos Egito: proibição do consumo de carne suína Roma: leite era oferecido nos sacrifícios fúnebres e nas oferendas aos deuses Budistas: não matam o peixe Hindus: não consomem carne bovina Africanos: rebanhos = riqueza, ostentação e; aves = oferendas aos deuses

7 Cultura alimentar

8 INFLUÊNCIAS NA ALIMENTAÇÃO BRASILEIRA
Escassez de tempo para o preparo e consumo de alimentos Ritmo agitado imposto pela sociedade deixa cada vez menos tempo livre para alimentação e lazer.

9 INFLUÊNCIAS NA ALIMENTAÇÃO BRASILEIRA
Novas técnicas de conservação e preparo Alimentos congelados e pré-cozidos, drive-thru, fast-food e self-service traduzem a importação do novo estilo do padrão alimentar brasileiro.

10 INFLUÊNCIAS NA ALIMENTAÇÃO BRASILEIRA
Vasto leque de itens alimentares Deslocamento das refeições de casa para estabelecimentos comerciais Oferta de preparações e utensílios transportáveis Oferta de produtos transnacionais Forte apelo midiático Individualização das práticas alimentares

11 INFLUÊNCIAS NA ALIMENTAÇÃO BRASILEIRA
Dieta afluente Alimentos de alta densidade energética, ricos em gordura e açúcares simples, e diminuição no consumo de carboidratos complexos Preocupação de países desenvolvidos e subdesenvolvidos A ascensão econômica de um país se reflete no padrão de consumo alimentar e no perfil de morbi-mortalidade.

12 INFLUÊNCIAS ATUAIS Mudanças nos hábitos alimentares dos brasileiros:
Redução no consumo do arroz, feijão e farinha de trigo; maior consumo de carnes em geral, ovos, laticínios e açúcar; Substituição da gordura animal por óleos vegetais, manteiga por margarina e; Aumento nos gastos com alimentos industrializados.

13 INFLUÊNCIAS NA ALIMENTAÇÃO BRASILEIRA
Globalização da cultura alimentar Surgimento de padrão que pertence à cultura mundializada. Retradução dos pratos típicos. Valorização da imagem das redes de fast food. Crescimento dos restaurantes de comida típica. Pratos típicos são preparados em datas comemorativas e readaptados às condições atuais.

14 INFLUÊNCIAS NA ALIMENTAÇÃO BRASILEIRA
Influências atuais Publicidade de produtos; Importação de outras culturas alimentares “a rapidez e a facilidade com que o brasileiro absorve itens das culturas americana e européia por serem considerados modos de vida “superiores” pelos que se julgam “inferiores” (Freire Costa).

15 INFLUÊNCIAS NA ALIMENTAÇÃO BRASILEIRA
Tabus alimentares Tabu = alguma coisa que não pode ser definida; interdição, proibição categórica sem uma explicação causal. Que as pessoas evitam ingerir em função de razões religiosas, culturais ou de saúde. Tabus alimentares conhecidos???

16 Cultura alimentar brasileira
O que se come? Como se come? Qual a técnica utilizada? Quando se come? Com quem comemos? COMENSALIDADE = comer juntos “o que se come, quando, com quem, por que, por quem” é determinado culturalmente.

17 PAPEL DA CULTURA NA ALIMENTAÇÃO
Formação do gosto (preferências de sabores). Características sensoriais: olfato; paladar; Visual; textura.

18 E ENTÃO... O QUE FAZER DIANTE DA ATUAL SITUAÇÃO?
QUAL O PAPEL DO FUTURO NUTRICIONISTA?


Carregar ppt "Professora: Nádia Neves"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google