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CONTROLADORIA PLANEJAMENTO.

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1 CONTROLADORIA PLANEJAMENTO

2 PLANEJAMENTO O planejamento a longo prazo consiste no planejamento para mudanças. O planejamento a curto prazo é a adaptação para as mudanças. Os recursos da firma devem ser planejados a longo prazo para que se alcancem as vantagens das oportunidades de mudanças, dessa forma não somente as estruturas como também os objetivos podem ser alterados. O planejamento a curto prazo leva em conta o melhor curso de ações a ser seguida para alcançar o lucro planejado. Considerando os recursos e a capacidade disponível.

3 PLANEJAMENTO DE LONGO PRAZO
O planejamento de longo prazo não é uma simples técnica, mas sim uma tentativa de planejar o comportamento total da organização em um longo prazo e no caso de organizações lucrativas, uma tentativa de aumentar a taxa de crescimento de lucratividade. Diz respeito a: Determinação dos objetivos de longo prazo; Preparação e exame de posição; Formulação de estratégias; Preparação e implementação do plano; Revisão continua e renovação do plano.

4 PLANEJAMENTO DE LONGO PRAZO
Determinação dos objetivos de longo prazo Importância do fluxo de caixa: O fluxo de caixa não é somente o problema central de sobrevivência da empresa, mas é essencial para que os objetivos da empresa sejam alcançados. Consiste no retorno gerado pelos ativos aplicados na empresa. Afim de predizerem os fluxos previstos de caixa. A preocupação do administrador será o gerenciamento dos ativos em vista da geração de caixa.

5 PLANEJAMENTO DE LONGO PRAZO
Determinação dos objetivos de longo prazo Importância do fluxo de caixa: O Objetivo de qualquer negócio consiste no valor presente dos fluxos futuros de caixa a serem gerados pelos ativos da empresa. Gerar lucros, que é entendido como a habilidade de gerar fluxos de caixa, permanece como o objetivo básico da administração.

6 PLANEJAMENTO DE LONGO PRAZO
Determinação dos objetivos de longo prazo Objetivos e Metas: Podemos identificar dois tipos básicos de objetivos organizacionais: Objetivos principais da corporação que traduzem as políticas e os ideais da organização; e Metas que são derivadas desses objetivos e estabelecem linhas específicas para a organização e incluem também objetivos menores, tais como padrões de desempenho para gestores e empregados de departamentos. O problema da gestão não é simplesmente estabelecer metas, mas assegurar que sejam alcançadas.

7 PLANEJAMENTO DE LONGO PRAZO
Determinação dos objetivos de longo prazo Objetivos e Metas: Objetivos que traduzam as políticas e ideais da organização: Lucros- ex:remunerar os acionistas; Financeiros- ex: obter recursos financeiros; De mercado- ex: conquistar a confiança do público criar imagem para os produtos; Produção- ex: aumentar a eficiência da produção; Recursos humanos- ex: oferecer bons empregos, bons salários; Inovação- ex: desenvolver novos produtos.

8 PLANEJAMENTO DE LONGO PRAZO
Metas Organizacionais: Metas são objetivos quantificados, para os quais foram determinados os alvos e os esforços serão direcionados. São derivadas dos objetivos e estabelecem linhas específicas para a organização incluindo objetivos menores, tais como padrões de desempenho para gestores e empregados. Lucro: aumentar em 20% sobre o valor de mercado Finanças: melhorar a posição atual do caixa , reduzindo os débitos em 5% Mercado: Aumentar as vendas em 30%

9 PLANEJAMENTO DE LONGO PRAZO
Análise Ambiental: Análise ambiental Externa: Avalia o meio em que a firma esta situada. Verificação de oportunidades e ameaças que a organização pode enfrentar. Preocupa-se em ler o cenário econômico, político, social, tecnológico e industrial. Análise ambiental Interna: A Análise ambiental interna esta centrada na própria força ou fraqueza da organização. Esta ligada a todos os aspectos da organização: Gestão, força de trabalho, produção, mercado, finanças, ativos, pesquisa e desenvolvimento.

10 PLANEJAMENTO DE LONGO PRAZO
Análise Ambiental: Análise ambiental Externa: Avalia o meio em que a firma esta situada. Verificação de oportunidades e ameaças que a organização pode enfrentar. Preocupa-se em ler o cenário econômico, político, social, tecnológico e industrial. Se os gestores são capazes de prever mudanças significativas nestes vários aspectos do ambiente empresarial, estarão em melhor posição para lidar com as oportunidades e problemas que estas mudanças provavelmente trarão.

11 PLANEJAMENTO DE LONGO PRAZO
Análise Ambiental: Análise ambiental Interna: A Análise ambiental interna esta centrada na própria força ou fraqueza da organização. Esta ligada a todos os aspectos da organização: Gestão, força de trabalho, produção, mercado, finanças, ativos, pesquisa e desenvolvimento. O propósito dessa visão é descobrir a razão para o sucesso e o fracasso atual e identificar o fator-chave para o sucesso futuro.

12 PLANEJAMENTO DE LONGO PRAZO
Análise Ambiental: O propósito principal de ambas as análises internas e externas é comparar os padrões da organização com os da indústria em que está inserida, pois problemas setoriais podem gerar oscilações na demanda dos produtos e serviços da firma.

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Formulação da Estratégia A análise ambiental ordena os fatores que devem ser considerados na formulação das estratégias para o atingimento dos objetivos e metas. O primeiro estágio na formulação das estratégias é o intervalo (GAP) existente entre a posição presente e a posição desejada. Espelhadas nas projeções contábeis que foram feitas. E envolve as seguintes questões: O que acontecerá se nada for feito? O que acontecerá se prosseguirmos com a política atual? O que deve ser feito para alcançar as metas organizacionais?

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Análise do intervalo (GAP) e Metas de Lucro A partir da definição das metas de lucros, deve ser feita uma comparação com o nível de ganho com o qual a firma esta operando atualmente. Se nenhuma mudança for realizada, os ganhos presentes provavelmente começaram a declinar após um período de tempo. Devido às mudanças nos cenários, os produtos existentes tendem a ficar menos lucrativos. Um planejamento prévio de longo prazo pode minimizar a queda de desempenho desses produtos.

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Análise do intervalo (GAP) e Metas de Lucro Intervalo GAP: Comparar os lucros da firma segundo os planos anteriores e a diferença entre o lucro alcançado depois das mudanças. Chamado também de diferença estratégica. Representa o lucro que a firma precisa ter para contornar a que da nos lucros atuais.

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Análise do intervalo (GAP) e Metas de Lucro Planejamento de longo prazo e análise de Intervalo. A essência do planejamento a longo prazo é a mesma da análise do intervalo GAP. O problema desta análise está na avaliação das alternativas para a eliminação do intervalo existente entre a posição atual e a desejada e a seleção das melhores alternativas estratégicas. Consiste no processo de procurar e descobrir o melhor projeto no qual a firma deve investir. Procurar meios de solucionar problemas: Sinergia.

17 PLANEJAMENTO DE LONGO PRAZO
Preparação e implementação do plano A seleção das estratégias de longo prazo se concentra em pontos básicos, como seleção de tipos de produtos ou serviços, Definição das atividades, dos mercados, do processo de produção etc... O planejamento alongo prazo cobre todas as atividades da empresa e deverão ser definidos planos detalhados para todas as atividades.

18 PLANEJAMENTO DE LONGO PRAZO
Revisão e Atualização contínua do plano O planejamento de uma corporação é um processo contínuo que responde ao feedback de informações. As mudanças podem ocorrer de varias maneiras, anualmente ou continuamente.

19 PLANEJAMENTO DE LONGO PRAZO
Importância das metas de lucro no Longo prazo O Índice de Retorno sobre o Capital Empregado consiste em uma das melhores medidas de desempenho utilizadas em um planejamento de longo prazo para estabelecer as metas de lucro. (ROCE) Índice Retorno sobre o capital empregado = LLP/AP Lucro líquido planejado Ativo planejado Retorno sobre o capital investido: Sem que a firma atinja metas satisfatórias de lucro, será impossível sobreviver no longo prazo.

20 PLANEJAMENTO DE LONGO PRAZO
Existem oito áreas de atividades para as quais a firma deve dirigir sua atenção quando formula seus objetivos: Padrões de mercado; Inovação; Produtividade; Recursos físicos e financeiros; Lucratividade; Desempenho e desenvolvimento gerencial; Atitudes e desempenho dos trabalhadores; Responsabilidade pública. Dessas, a Lucratividade é a mais importante porque é o meio para atingir os objetivos das outras sete áreas.

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Determinação das Metas de Lucros: Retorno para os sócios; Retenção para expansão da empresa; Impostos sobre o lucro da firma; Cálculo do ROCE.

22 PLANEJAMENTO DE LONGO PRAZO
Planejamento Financeiro: Os objetivos principais da firma devem ser expressos em forma financeira. Assim, as metas financeiras serão suportes numa análise financeira detalhada.


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