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PublicouRosângela Caldeira Lombardi Alterado mais de 5 anos atrás
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Hugo Carvalhal Silva1 , Fátima Kzam Damaceno de Lacerda².
EXPERIMENTOS E AULAS LÚDICAS: AMPLIANDO A MOTIVAÇÃO NO ENSINO-APRENDIZAGEM DE CIÊNCIAS Hugo Carvalhal Silva1 , Fátima Kzam Damaceno de Lacerda². 1 Instituto de Biologia Roberto Alcântara Gomes, IBRAG, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, RJ. ² Instituto de Química, IQ, COPEI/SR-1, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, RJ. INTRODUÇÃO A educação no Brasil tem se mostrado em crise, com altos índices de evasão, repetência e falta de motivação por parte dos alunos. Nesse contexto, se faz necessária uma estratégia de ensino que estimule os discentes e que os mantenham interessados em aprender. Diversas experiências foram feitas com intuito de investigar como aumentar a motivação dos alunos. OBJETIVOS Relatar atividades realizadas no período compreendido entre 2016 e 2018, no âmbito de um projeto de iniciação à docência (ID), que visavam pesquisar, discutir e experienciar formas variadas de motivar os alunos a querer aprender mais, notadamente incluindo a arte no ensino de ciências. MÉTODOS Pesquisa bibliográfica com palavras-chave: “educação em ciências”; “experimentos no ensino de ciências”, “ciência e arte”, “interdisciplinaridade”, “arte-educação”; Aulas práticas e jogos em aproximadamente dez turmas de ensino fundamental, do sexto ao nono ano, na Escola Comunitária Marcílio Dias, em Nova Friburgo, com a supervisão do professor regente de Ciências; Organização da III e IV Mostra de Artes no polo de Educação a Distância de Nova Friburgo; Aulas de música para crianças do Instituto Madre Roseli. RESULTADOS GERAIS Muitos experimentos, eventos, aulas práticas e jogos foram realizados. Em todas essas atividades os resultados foram positivos, com notável entusiasmo e atenção dos estudantes: no colégio e durante as aulas de música houve aumento de interesse por parte dos alunos. Nos eventos no polo, foram abordadas formas variadas de tornar o ensino mais atraente, com intensa participação dos estudantes dos cursos de licenciatura. RESULTADOS NO COLÉGIO Experimento com extrato de repolho roxo: Aumento do interesse pela Química Compreensão do fenômeno Experimento “projeto de célula com massinha” Os alunos souberam discernir as organelas e suas funções em uma célula Jogo “Bingo Atômico” Domínio da tabela periódica por parte dos alunos Projeto de pulmão com material reciclável Os alunos se divertiram muito Compreensão do funcionamento deste órgão Experimento do Sistema Solar no palito Domínio deste conteúdo de ciências Os alunos se divertiram enquanto aprendiam RESULTADOS DAS MOSTRAS DE ARTES Foram vivenciadas formas variadas de entrelaçamento das artes com a educação em ciências. III Mostra de Artes música (paródias musicais, o Rap como recurso pedagógico) desenho (esquemas, ilustrações) estêncil IV Mostra de Artes fotografia (ilustrações, exemplos) mostra de artes plásticas RESULTADOS DAS AULAS DE MÚSICA Com a introdução de brincadeiras, as alunas voltaram a ter interesse em aprender e participar das aulas. CONCLUSÃO A utilização de aulas práticas, experimentos, jogos e o diálogo com as artes, desde o ensino fundamental, podem contribuir para uma educação em ciências mais motivadora, despertando o interesse do discente pelo aprendizado. REFERÊNCIAS FREIRE, P. Pedagogia do Oprimido. 17ª edição. Rio de Janeiro: Editora Paz e Terra, 1987. MATEUS, A. L. Química na cabeça. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2001.
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