A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Formação Continuada à Distância e atuação profissional dos egressos: um estudo sobre o Programa Nacional de Fortalecimento dos Conselhos Escolares Dissertação.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Formação Continuada à Distância e atuação profissional dos egressos: um estudo sobre o Programa Nacional de Fortalecimento dos Conselhos Escolares Dissertação."— Transcrição da apresentação:

1 Formação Continuada à Distância e atuação profissional dos egressos: um estudo sobre o Programa Nacional de Fortalecimento dos Conselhos Escolares Dissertação premiada pela ABED na categoria Investigação Científica/Análise de Cursos Prof.ª Dr.ª Daniela Karine Ramos Prof.ª Mr.ª. Fabiana Lopes Ribeiro

2 Introdução/Contexto Programa Nacional de Fortalecimento dos Conselhos Escolares – PNFCE (leis/objetivos/frentes de formação) Curso de Formação Continuada em Conselhos Escolares – FCCE

3 Objetivos Geral: Identificar as contribuições do curso de FCCE para atuação profissional dos seus egressos na implantação e fortalecimento dos Conselhos Escolares. Específicos: (i) mapear o perfil dos egressos e relacionar as características com suas percepções sobre as contribuições do curso de FCCE em sua atuação profissional; (ii) identificar algumas particularidades da educação a distância e as formas como tal modalidade possa ter contribuído para a percepção dos egressos sobre a efetividade do curso de FCCE; (iii) descrever as contribuições do curso de FCCE na aquisição de conhecimentos e habilidades necessárias para o fomento das ações de implantação e de fortalecimento dos Conselhos Escolares.

4 Fundamentação teórica
Características próprias (modalidade e aluno) Refutar propostas que visem quantidade Crescimento e políticas atuais Importância de apoio adequado ao aluno

5 Procedimentos metodológicos
CATEGORIZAÇÃO E RELAÇÕES FINAIS TABULAÇÃO E ANÁLISE DOS DADOS (SOFTWARE) SURVEY REVISÃO SISTEMÁTICA DE LITERATURA

6 Revisão sistemática “O egresso enfrenta no seu cotidiano de trabalho situações complexas, que levam a confrontar as competências desenvolvidas, durante o curso, com as requeridas no exercício profissional. Pode, a partir daí avaliar a adequação da estrutura pedagógica do curso vivenciado, bem como os aspectos intervenientes no processo de formação acadêmica”. (MEIRA E KURCGANT 2009, p. 482)

7 Questionário/survey Perfil Tópicos Escala Likert Justificativas
Google Formulário 1113 respostas

8 Análise estatística Variáveis dependentes/independentes
Teste T e ANOVA Influência significativa

9 Análise de conteúdo Bardin Palavras frequentes Nuvens de palavras
Subcategorização Análise de Cluster

10 “Aproveitamento” do Curso
Aquisição de conhecimentos campeã dos escores = mais conceitos básicas do que questões práticas, mas a diferença foi pequena Implantação = não muitos implantaram, mas adquiriram habilidades e conhecimentos para implantar Fortalecimento = sensação de segurança para agir Compartilhamento = grande compartilhamento de informações sobre CE e o PNFCE

11 Contribuições do Curso
"A principal (contribuição do curso para minha atuação profissional) foi o conhecimento adquirido durante todo o curso, possibilitando um aprendizado para toda vida" (Cursista 166) Aquisição de conhecimentos “Ampliação de conhecimento sobre o tema e grande motivação para atuar junto ao Conselho Escolar, buscando a melhoria de todo ambiente e comunidade escolar" (Cursista 208) Ampliação de conhecimentos “A conscientização sobre a importância dos Conselhos Escolares e instrumentos para sua concretização” (Cursista 142) Importância do CE

12 Contribuições relacionadas ao perfil
Mulheres (84%) Acima de 42 anos (62 a 71 anos*) Pós-graduação Estudaram mais de 6 horas por semana Especialistas em assuntos educacionais e gestores Mais de 10 anos de atuação na área da educação

13 Contribuições relacionadas a EAD
Ter cursado as duas fases do curso foi um diferencial Já ter experiência prévia com EAD não teve influencia significativo Ter autonomia para aprender não apresentou influencia significativa, todavia as médias dos escores dos egressos que se dizem autônomos é discretamente maior A dificuldade com a EAD teve influencia significativa na aquisição de conhecimentos

14 Contribuições práticas do Plano de Ação
Proporcionou relação teoria/prática Aplicação do Plano de Ação teve relação com a percepção sobre o aproveitamento do curso (escores) Questões políticas Experiência prévia do cursista com a EAD/ autonomia para aprender/ tempo de estudo/ atuação profissional/ tempo de atuação na área da educação 64% (522 egressos) aplicaram seus Planos de Ação ( valorização do papel do Conselho Escolar e da relevância em trazer a comunidade para escola) 36% (300 egressos) não aplicaram ( 25% não atua na área, 11% em andamento, 9% falta de oportunidade, 7% aplicou parcialmente, 7% auxiliou de outras maneiras, outros...já ter conselho, falta de interesse, questões políticas, falta de tempo...) “A atual gestão não é aberta a gestão democrática” (Cursista153)

15 Dificuldades com a EAD 39% tem dificuldades 61% não tem dificuldades
“falta de tempo, falta de disciplina para reservar um tempo fixo” (Cursista 401) “posso organizar minha participação conforme minha disponibilidade de tempo” (Cursista 76)

16 Relações possíveis Aproveitamento diferenciado de acordo com o perfil
Implantação e a pouca influência do perfil Aspectos da EAD * Complexidade da temática/ mudança cultural Para além da aquisição de conhecimentos e habilidades o curso sensibilizou os egressos

17 Finalizando O Curso de FCCE contribuiu para atuação dos seus egressos
Ressaltar a importância de se conhecer o público para planejar as formações Diversidade e Inclusão na EAD "O trabalho identificou contribuições práticas de um curso de formação continuada á distância, ressaltando a importância e necessidade de políticas públicas como esta para melhorar a educação pública do Brasil" Fragilidades/Pesquisas futuras: Questionário – Especificidades dos cursos – Interação/Mediação

18


Carregar ppt "Formação Continuada à Distância e atuação profissional dos egressos: um estudo sobre o Programa Nacional de Fortalecimento dos Conselhos Escolares Dissertação."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google