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TC 7196 Acessibilidade na educação a distância: possibilidades tecnológicas para estudantes com deficiência Luciane Maria Molina Barbosa – UNITAU - [A]

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Apresentação em tema: "TC 7196 Acessibilidade na educação a distância: possibilidades tecnológicas para estudantes com deficiência Luciane Maria Molina Barbosa – UNITAU - [A]"— Transcrição da apresentação:

1 TC 7196 Acessibilidade na educação a distância: possibilidades tecnológicas para estudantes com deficiência Luciane Maria Molina Barbosa – UNITAU - [A] Jeniffer de Souza Faria – EPTS Mariana Aranha de Souza – UNITAU Eliana de Cássia V. de Carvalho Salgado – EPTS

2 O contexto da Experiência...
Sociedade Educação a Distância Tecnologia Ensino e Aprendizagem Acessibilidade

3 Objetivo do relato.... [...] desvelar as potencialidades e os desafios postos para colocarmos em prática as ações planejadas e implementadas pela equipe de profissionais da Educação a Distância da Universidade de Taubaté – EaD – Unitau com vistas a possibilitar a inclusão de alunos com deficiência sensorial (auditiva ou visual) nos cursos de licenciaturas e tecnológicos ofertados por esta instituição.

4 Reflexões estabelecidas....
- publicações (pesquisa, documentos oficiais) sobre exclusão e inclusão no âmbito educacional; - superação da negligência ao assistencialismo, da negação ao pertencimento; educação com foco na acessibilidade acesso ao ensino superior*; Sobre acessibilidade, inclusão, ensino superior, A Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva evidenciou a transversalidade da educação especial neste nível, a qual deve ocorrer por meio de ações que fortaleçam o acesso, a permanência e a participação dos alunos.

5 Reflexões estabelecidas....
- barreiras em relação à aprendizagem e à participação; [...] a inclusão se faz num movimento dinâmico e dialógico, com a participação do próprio estudante com deficiência para orientar as melhores práticas inclusivas com foco na acessibilidade. (OLIVEIRA, 2016) Sobre acessibilidade, inclusão, ensino superior,

6 Metodologia ... a partir das experiências profissionais dos autores desse trabalho, bem como da pessoa com deficiência e a equipe de TI que colaboraram no processo de implementação dos recursos de tecnologia assistiva no Ambiente Virtual de Aprendizagem. Revisão de literatura Estudo descritivo

7 condição para utilização, com segurança e autonomia, total ou assistida, dos espaços, mobiliários e equipamentos urbanos, das edificações, dos serviços de transporte e dos dispositivos, sistemas e meios de comunicação e informação, por pessoa portadora de deficiência ou com mobilidade reduzida. Acessibilidade Comunicacional Arquitetônica Atitudinal Programática Metodológica Instrumental Tecnológica é um movimento que antecede a chegada dos estudantes aos espaços de educação formal.

8 exibição do conteúdo, não seguem diretrizes para acessibilidade
A. Comunicacional EaD AVA permite o trabalho formativo novas possibilidades e “espaços” para promover a aprendizagem e a “dialogicidade por meio dos seus diversos recursos de interação e comunicação” potencializa novas práticas pedagógicas exibição do conteúdo, não seguem diretrizes para acessibilidade

9 para validar o significado da palavra acessibilidade, é necessário instituir um conjunto de medidas que possibilitem o acesso, a participação e o pertencimento, ou seja, condições favoráveis nos ambientes que permitam a pessoa com deficiência ter segurança e autonomia em seus estudos. Instituir mudanças não apenas para atender as exigências postas na legislação sobre acessibilidade, mas que efetivamente contribuam com a aprendizagem dos alunos.

10 Recursos de ampliação e contraste
A implementação de uma barra com recursos de ampliação de letras, contraste de cores, leitura de texto selecionado e avatar de Libras, o que traz soluções para uma significativa parte do público/estudantes com deficiência, além de atender a legislação.

11 Informações sobre acessibilidade
Papel de destaque

12 1 - Paps/Paene No Paps/Paene você encontra uma equipe preparada para ajudar você nesta nova e surpreendente caminhada na Universidade. 2 - ATbar O ATbar é uma ferramenta instalada diretamente na plataforma de estudos, que você pode localizar em qualquer página, na parte superior. 3 - VLibras O VLibras é uma ferramenta externa, que precisa ser baixada no seu computador ou instalada no navegador, para que funcione corretamente. O VLibras oferece um conjunto de recursos que traduzem texto, áudio e vídeo para a Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS. 4 - NVDA O NVDA é um leitor de tela que tem como objetivo facilitar a utilização de computadores para pessoas cegas. Recomendamos que a navegação pela plataforma Moodle seja feita utilizando o leitor de tela NVDA. Ele é um software gratuito que pode ser acessado pelo endereço 

13 A professora intérprete e especialista em deficiência auditiva contribuiu com sugestões de aplicativos e na produção da janela de libras em vídeo aulas, processo que está em andamento e em crescente expansão para atender todos os cursos gradativamente. [...] de que forma as pessoas surdas são beneficiadas com a tradução para Libras, como funcionam os avatares na tradução literal e as falhas de uma interpretação mecânica mediada pelos plugins. Pontuou junto a equipe de TI algumas necessidades de alteração estrutural das ferramentas textuais nos menus, o que mostrou ser imprescindível para que os estudantes surdos consigam navegar com autonomia. Percepção visual dos surdos

14 Menu Acessibilidade Atalhos
Também foram inseridos dois menus de acessibilidade, um na página inicial e outro, na sala Web, agrupando links mais utilizados que podem ser acessados por teclas de atalho.

15 Algumas constatações... as adequações mais impactantes são aquelas que envolvem uma forma diferente de navegar e de apropriação dos conteúdos por linguagens diferentes, seja por Libras, seja pelo uso dos leitores de tela... provocam melhoria na navegabilidade para todos, independente de deficiências mais ou menos visíveis. . o principal propósito é facilitar a aprendizagem e a adequação metodológica com finalidades para acessibilidade. o que foi feito pela equipe de TI, embora não sejam apenas decisões políticas, são ações que sustentarão todos  os movimentos pedagógicos, de currículo, de acolhimento, de percepção do outro pelo olhar da diversidade.

16 Obrigada!


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