A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PRÁTICA DE ENSINO E ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM HISTÓRIA II

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PRÁTICA DE ENSINO E ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM HISTÓRIA II"— Transcrição da apresentação:

1 PRÁTICA DE ENSINO E ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM HISTÓRIA II
Aula 9 – Métodos e Conteúdos no Ensino da História da América e do Brasil

2 Conteúdo Programático desta aula
Reconhecimento das possibilidades metodológicas para o Ensino de História da América e do Brasil Análise dos possíveis caminhos para uma seleção de conteúdos históricos dessa temática que contribuam para uma aprendizagem significativa desses períodos;

3 Métodos e Conteúdos no Ensino da História da América
Qual o papel dos livros didáticos  na formação cognitiva e societária dos sujeitos ????? Tem um papel na constituição de “memória” de determinados temas e personagens históricos pelos indivíduos escolarizados. Uma vez lidos ficarão escondidos, restando apenas leitura que sobre eles foi feita. Dificilmente serão revisitados e essa imagem retida no pensamento pode ser perpetuada, congelar-se, transformando-se em memória.

4 Métodos e Conteúdos no Ensino da História da América
A memória construída pelos livros didáticos sobre América, carregam em comum uma visão centrada nos processos de dominação e exploração vivenciados pelos povos americanos ao longo de sua história. Essa marca estabeleceu um lugar histórico que vitimiza os latino-americanos e que pouco contribui para o reconhecimento de outros elementos, também históricos desses processos, como a luta, a resistência e o protagonismo. O espectro dessa marca parece conceder a todo o continente uma imagem de sujeição, de autoritarismo e de incapacidade de livrar-se da condição de colônia.

5 Métodos e Conteúdos no Ensino da História da América
Duas visões: Cientificista: o índio figura apenas como um ser passível de receber a civilização importada da Península Ibérica. Isso seria uma benesse. 2) Lascaniana: tem como referência a obra do Padre Bartolomeu de Las Casas, que esteve no processo de conquista espanhola e que defendia o modelo de dominação onde o nativo deveria ser colonizado a partir de sua conversão à Igreja Católica, dessa forma a violência física seria substituída pelo convencimento religioso. Além de destacar o impulso assassino dos espanhóis, o padre dominicano transforma o indígena em vítima de um processo.

6 Métodos e Conteúdos no Ensino da História do Brasil
- A disciplina de História do Brasil ainda carrega de forma significativa os paradigmas que a constituíram no século XIX, vinculados aos projetos de sedimentação da identidade nacional. - A realidade dos trabalhadores no campo e na cidade, suas organizações, suas formas de lazer, sua luta por direitos e tantos elementos vivenciados em seu cotidiano na História brasileira, nos dias de hoje e no passado, são completamente apagados no currículo de História.

7 Métodos e Conteúdos no Ensino da História do Brasil
- No processo de seleção de conteúdos, a centralidade nos estudos de aspectos da História do Brasil precisa ser priorizada sem perder a visão da totalidade o que implica na incorporação de elementos da História Geral. - A produção historiográfica sobre o Brasil teve significativo crescimento, a partir dos anos 1970, com historiadores de várias tendências. - Ocorre a revisão de muitos “nós da História”, como a Independência do Brasil e a abolição dos escravos, além de possibilitar uma ruptura com a lógica da História eurocêntrica. -

8 Resumindo Analisamos as possibilidades de abordagem e ensino da história América e do Brasil.


Carregar ppt "PRÁTICA DE ENSINO E ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM HISTÓRIA II"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google