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PublicouAna Sofia Cruz Valente Alterado mais de 7 anos atrás
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7MAT - 24-02-16 Prof. Dr. Antônio Nascimento
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Willian Alberto do Couto Rosa TCC 2014 Lic. Matemática IFSULDEMINAS Orientação: Prof. Me. Toninho Nascimento
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Matemática no dia a dia Interesse dos estudantes Sistemas de Ensino busca de tendências de ensino Etnomatemática: comunidade envolvida na elaboração de uma Matemática própria Interesse de pesquisadores Presença em eventos Jean Lave – Aprendizagem situada D’Ambrósio – teoria no Brasil
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Valorização cultural, social e política de cada grupo social e a aplicação de uma Matemática dinâmica introduzida dentro do cotidiano de cada um. Instrumento motivacional que desperta interesse e recupera a dignidade e a moral do ser humano. Oportunidade de uma convivência harmoniosa e a troca de culturas entre indivíduos e povos diferentes.
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Povo História Grupos sociais Comunidades Cultura
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conjunto de indivíduos que, num dado momento histórico, constitui uma nação. Se, por vezes, esta coincide com a totalidade de um território a ela associada, como normalmente acontece, é também o conjunto dos cidadãos de um país, ou seja, as pessoas que, mesmo que constituindo- se de diferentes etnias, estão vinculadas a um determinado regime jurídico, a um Estado. Na linguagem vulgar, a palavra "povo" pode referir-se à população de uma cidade ou região, a uma comunidade ou a uma família; também é utilizada para designar uma povoação, geralmente pequena. momento histórico naçãoterritório cidadãospaísetniasregime jurídicoEstado populaçãocidaderegiãocomunidadefamília
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a ciência que estuda o Homem e sua ação no tempo e no espaço, concomitante à análise de processos e eventos ocorridos no passado. História como termo, também pode verificar toda a informação do passado que pode ter sido requerida ou arquivada em todas as línguas por todo o mundo, isto como intermédio de registros.ciênciaHomemtempoespaçoanálise
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Em sociologia, um grupo é um sistema de relações sociais, de interações recorrentes entre pessoas. Também pode ser definido como uma coleção de várias pessoas que compartilham certas características, interajam uns com os outros, aceitem direitos e obrigações como sócios do grupo e compartilhem uma identidade comum — para haver um grupo social, é preciso que os indivíduos se percebam de alguma forma afiliados ao grupo.sociologiaidentidade
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Uma comunidade é um conjunto de pessoas que se organizam sob o mesmo conjunto de normas, geralmente vivem no mesmo local, sob o mesmo governo ou compartilham do mesmo legado cultural e histórico; grupo territorial de indivíduos com relações recíprocas, que servem de meios comuns para lograr fins comuns.
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todo aquele complexo que inclui o conhecimento, as crenças, a arte, a moral, a lei, os costumes e todos os outros hábitos e capacidades adquiridos pelo homem como membro da sociedadeconhecimentocrençasartemoralleicostumessociedade
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“Qual contribuição a Etnomatemática pode trazer para o ensino da Matemática?” OP: desmistificar o conceito de Matemática única, utilizando a construção do conhecimento matemático implícita na história da Matemática e estudar a possibilidade da aplicação deste método nos dias de hoje. OE: estudar momentos importantes da Matemática observados no processo histórico da construção do seu conhecimento Explicitar o conceito de Etnomatemática Apontar a possibilidade do uso da Etnomatemática como método didático nos dias de hoje.
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Necessidade e evolução da sociedade e suas capacidades “Apenas na Matemática não há correção significativa, só existem extensões. Uma vez que os gregos desenvolveram o método dedutivo, o que fizeram estava correto, correto para todo o sempre.” (BOYER e MERZBACH: 2012, p. 17)
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Surgimento do mundo = surgimento da Matemática Percepções: distância, padrões, formas, natureza Escrita conhecimento matemático
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Egito Antigo
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Roma
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Mesopotâmia
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Maias
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Grécia
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Índia e Arábia
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Europa
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Brasil Tradicional, sistema português, jesuítas, vinda da família real, positivismo
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GEEM (Grupo de Estudos do Ensino de Matemática – SP – 1961) GEEMPA (Grupo de Estudos sobre o Ensino de Matemática de Porto Alegre - 1972) GEPEM (Grupo de Estudos e Pesquisa em Ensino de Matemática - RJ - 1976) MMM Julio César de Melo e Sousa
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Propostas que não saem do papel Receio de mudança Falta de motivação Condições de trabalho
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Raymond Wilder (1950): Matemática como correspondente das raízes de uma cultura Idioma, música, costumes, maneiras de comparar, classificar, quantificar, medir... Ubiratan D’Ambrósio: Etnomatemática como cultura matemática com ideias político pedagógicas de caráter progressista. Matemática aplicada por grupos culturais Grandes Navegações, Primeira Guerra Mundial
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Saber-fazer matemático ao longo da história Epistemologia da Etnomatemática Conhecimentos e comportamentos compartilhados Cotidiano Reconhecimento de saberes Visão crítica (Matemática Crítica – Skovsmose)
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Problemas educacionais Etnomatemática como uma ajuda Relação com cultura do educando Rompimento com receitas e métodos tradicionais Diversidade cultural – valorização contemporânea, legislações
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Etnomatemática enquanto filosofia, teoria Etnomatemática enquanto metodologia Legislação Sala de aula
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