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7MAT - 24-02-16 Prof. Dr. Antônio Nascimento.  Willian Alberto do Couto Rosa  TCC 2014  Lic. Matemática IFSULDEMINAS  Orientação: Prof. Me. Toninho.

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1 7MAT - 24-02-16 Prof. Dr. Antônio Nascimento

2  Willian Alberto do Couto Rosa  TCC 2014  Lic. Matemática IFSULDEMINAS  Orientação: Prof. Me. Toninho Nascimento

3  Matemática no dia a dia  Interesse dos estudantes  Sistemas de Ensino  busca de tendências de ensino  Etnomatemática: comunidade envolvida na elaboração de uma Matemática própria  Interesse de pesquisadores  Presença em eventos  Jean Lave – Aprendizagem situada  D’Ambrósio – teoria no Brasil

4  Valorização cultural, social e política de cada grupo social e a aplicação de uma Matemática dinâmica introduzida dentro do cotidiano de cada um.  Instrumento motivacional que desperta interesse e recupera a dignidade e a moral do ser humano.  Oportunidade de uma convivência harmoniosa e a troca de culturas entre indivíduos e povos diferentes.

5  Povo  História  Grupos sociais  Comunidades  Cultura

6  conjunto de indivíduos que, num dado momento histórico, constitui uma nação. Se, por vezes, esta coincide com a totalidade de um território a ela associada, como normalmente acontece, é também o conjunto dos cidadãos de um país, ou seja, as pessoas que, mesmo que constituindo- se de diferentes etnias, estão vinculadas a um determinado regime jurídico, a um Estado. Na linguagem vulgar, a palavra "povo" pode referir-se à população de uma cidade ou região, a uma comunidade ou a uma família; também é utilizada para designar uma povoação, geralmente pequena. momento histórico naçãoterritório cidadãospaísetniasregime jurídicoEstado populaçãocidaderegiãocomunidadefamília

7  a ciência que estuda o Homem e sua ação no tempo e no espaço, concomitante à análise de processos e eventos ocorridos no passado. História como termo, também pode verificar toda a informação do passado que pode ter sido requerida ou arquivada em todas as línguas por todo o mundo, isto como intermédio de registros.ciênciaHomemtempoespaçoanálise

8  Em sociologia, um grupo é um sistema de relações sociais, de interações recorrentes entre pessoas. Também pode ser definido como uma coleção de várias pessoas que compartilham certas características, interajam uns com os outros, aceitem direitos e obrigações como sócios do grupo e compartilhem uma identidade comum — para haver um grupo social, é preciso que os indivíduos se percebam de alguma forma afiliados ao grupo.sociologiaidentidade

9  Uma comunidade é um conjunto de pessoas que se organizam sob o mesmo conjunto de normas, geralmente vivem no mesmo local, sob o mesmo governo ou compartilham do mesmo legado cultural e histórico; grupo territorial de indivíduos com relações recíprocas, que servem de meios comuns para lograr fins comuns.

10  todo aquele complexo que inclui o conhecimento, as crenças, a arte, a moral, a lei, os costumes e todos os outros hábitos e capacidades adquiridos pelo homem como membro da sociedadeconhecimentocrençasartemoralleicostumessociedade

11  “Qual contribuição a Etnomatemática pode trazer para o ensino da Matemática?”  OP: desmistificar o conceito de Matemática única, utilizando a construção do conhecimento matemático implícita na história da Matemática e estudar a possibilidade da aplicação deste método nos dias de hoje.  OE:  estudar momentos importantes da Matemática observados no processo histórico da construção do seu conhecimento  Explicitar o conceito de Etnomatemática  Apontar a possibilidade do uso da Etnomatemática como método didático nos dias de hoje.

12  Necessidade e evolução da sociedade e suas capacidades  “Apenas na Matemática não há correção significativa, só existem extensões. Uma vez que os gregos desenvolveram o método dedutivo, o que fizeram estava correto, correto para todo o sempre.” (BOYER e MERZBACH: 2012, p. 17)

13  Surgimento do mundo = surgimento da Matemática  Percepções: distância, padrões, formas, natureza  Escrita  conhecimento matemático

14  Egito Antigo

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17  Roma

18  Mesopotâmia

19  Maias

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21  Grécia

22  Índia e Arábia

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24  Europa

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26  Brasil  Tradicional, sistema português, jesuítas, vinda da família real, positivismo

27  GEEM (Grupo de Estudos do Ensino de Matemática – SP – 1961)  GEEMPA (Grupo de Estudos sobre o Ensino de Matemática de Porto Alegre - 1972)  GEPEM (Grupo de Estudos e Pesquisa em Ensino de Matemática - RJ - 1976)  MMM  Julio César de Melo e Sousa

28  Propostas que não saem do papel  Receio de mudança  Falta de motivação  Condições de trabalho

29  Raymond Wilder (1950): Matemática como correspondente das raízes de uma cultura  Idioma, música, costumes, maneiras de comparar, classificar, quantificar, medir...  Ubiratan D’Ambrósio: Etnomatemática como cultura matemática com ideias político pedagógicas de caráter progressista.  Matemática aplicada por grupos culturais  Grandes Navegações, Primeira Guerra Mundial

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31  Saber-fazer matemático ao longo da história  Epistemologia da Etnomatemática  Conhecimentos e comportamentos compartilhados  Cotidiano  Reconhecimento de saberes  Visão crítica (Matemática Crítica – Skovsmose)

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36  Problemas educacionais  Etnomatemática como uma ajuda  Relação com cultura do educando  Rompimento com receitas e métodos tradicionais  Diversidade cultural – valorização contemporânea, legislações

37  Etnomatemática enquanto filosofia, teoria  Etnomatemática enquanto metodologia  Legislação  Sala de aula


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