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Ensinar, Aprender, Pesquisar e Avaliar com Mapas Conceituais Desterro Barros.

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Apresentação em tema: "Ensinar, Aprender, Pesquisar e Avaliar com Mapas Conceituais Desterro Barros."— Transcrição da apresentação:

1 Ensinar, Aprender, Pesquisar e Avaliar com Mapas Conceituais Desterro Barros

2 MAPAS CONCEITUAIS

3 Introdução Objetivo Mapas conceituais Técnica de ensino AprendizagemPesquisa Avaliação Analisar a concepção de mapas conceituais distante da perspectiva da racionalidade

4 Introdução Técnica de ensino Conjunto de processos de uma arte, maneira ou habilidade de executar ou fazer algo Caráter instrumental Condição necessária e favorável, mas não suficiente ao processo didático

5 O que é um mapa conceitual? Representação essencialmente cognitiva e lógica, de forma coerente e visual do conhecimento Representação visual Facilitar a percepção Organização lógica dos componentes cognitivos Instrumento Mental Está a serviço do ensino, aprendizagem, investigação e avaliação

6 O que é um mapa conceitual? Flexibilidade Permite relações abertas com argumentos, os elementos Permite uma rede de diálogos Apresentando relações de maior hierarquia que vão se entrelaçando

7 O que é um mapa conceitual? Técnica didática Representação gráfica do conhecimento Redes de elementos que estabelecem relações Comunicam ideias complexas para favorecer Ensino Aprendizagem Pesquisa Avaliação integrando conhecimentos anteriores ou prévios e novos

8 Mapas conceituais: O processo didático e suas dimensões Processo didático Ensino Aprender Pesquisar Avaliar Espaço-tempo em que se dão as relações diretas e imediatas Não são relações isoladas Conhecer cada dimensão para fazer integração

9 Mapas conceituais: O processo didático e suas dimensões Prática social específica Orienta o desenvolvimento socioafetivo Psicomotor Cognitivo Ensino Ensinar é mais que transmitir: significa desenvolver as potencialidades de uma pessoa Intercambiar Compartilhar Confrontar Debater ideias Aprender

10 Mapas conceituais: O processo didático e suas dimensões Professor Ensino OrientaCoordena Estabelece relação mediada pelo conhecimento Mapa Conceitual Auxilia o professor no ato de ensinar Reforçar a compreensão e aprendizagem Visualização dos conceitos-chave Clarificar conceitos complexos

11 Mapas conceituais: O processo didático e suas dimensões Estudante Aprendizagem PensarFalarSentir Aprender Movimento de construção de significados Criar Interpretar e Compreender a realidade

12 Mapas conceituais: O processo didático e suas dimensões Pesquisa Estimula o pensar criativo por meio de mapas conceituais Mapa conceitual é um processo de construção do conhecimento Instrumento de representação metodológica no processo de investigação Complexa Sequencial Construção de conhecimentos

13 Mapas conceituais: O processo didático e suas dimensões Avaliação Imprescindível Mapa conceitual Excelente instrumento de avaliação Desenvolvimento de habilidades Pensamento crítico Aprendizagem autônoma Conhecimento adquirido Capacidade organizativa Habilidades cognitivas Aprendizagem Conhecimento adquirido Capacidade organizativa Habilidades cognitivas Aprendizagem

14 Mapas conceituais: O processo didático e suas dimensões Mapas conceituais Técnica de ensino e de aprendizagem Técnica de investigação e avaliação Professores Esclarecer conceitos de níveis mais complexos Salientar os conceitos-chave Utilizá-los como técnicas avaliativas Projetar pesquisas

15 Mapas conceituais: O processo didático e suas dimensões Mapas conceituais Técnica de ensino e de aprendizagem Técnica de investigação e avaliação Instrumento de aprendizagem Importante para o estudante fazer anotações; Organizar e planejar o estudo; Resolver problemas; Elucidar conceitos; Estabelecer relações entre eles; Preparar-se para as avaliações; Organizar o processo investigativo

16 A TIPOLOGIA DOS MAPAS CONCEITUAIS

17 A tipologia dos mapas conceituais  Um dos aspectos mais relevantes, que torna os mapas conceituais uma técnica preciosa para o ensino, a aprendizagem, a investigação e avaliação  Representação gráfica da organização conceitual: (Forte, 2007)  Lineares  Hierárquicas  Reticulares

18 Organização Linear  Muito Reduzida e simples;  Cada elemento está ligado com o elemento antecedente e com o consequente

19 Organização hierárquica  Cada elemento está ligado a um ou mais elementos, que estão diretamente subordinados. Compreensão superficial do argumento

20 Organização Reticular  Não há limite natural na organização;  Alto nível de conectividade  A organização em rede representa um formato que pode descrever de maneira simples a sua complexidade;  Dos conceitos mais abrangentes para os menos abrangentes Os mapas conceituais não são autoinstrutivos. Devem ser explicados pelos autores, ou seja, por professor e estudante. Mapas conceituais são facilitadores do ensino! Não simples ilustrações! Fundamentado em um texto! Mapas conceituais são facilitadores do ensino! Não simples ilustrações! Fundamentado em um texto!

21 Arellano e Santoyo (2009)  Principais protótipos de mapas conceituais:  Estrutura cíclica, hierárquica, hierárquica com liga cruzada  Estrutura cíclica:  Facilita a apresentação dinâmica do pensamento  Todos os conceitos estão conectados – circuito – afeta o todo  Estrutura hierárquica – Relações internas  Representação estática das relações

22 Tavares (2007)  Tipos:  Teia de aranha  Conceito central  Fluxograma  Conhecimentos de forma linear  Passo a passo - Ponto de partida e chegada  Lógica e sequencial  Entrada e saída  Relações entre conceitos – dificultar leitura  Utilizado para explicar movimento do processo entrada e saída

23 Tavares (2007)  Tipos:  Hierárquico:  Os conceitos mais inclusivos estão explícitos na parte superior  Os menos inclusivos estão inter-relacionados  Exige a profundidade do conhecimento do autor

24 Por fim...  Mapas conceituais:  Representação visual empregada para partilhar significados e mostrar relações entre os conceitos  Integrar informações,  construir influencias complexas e  possibilitar a transformação da informação em conhecimento  Importância das relações:  Marriot e Torres (2007)  Conceitos devem estar relacionados entre si  Característica da relação, e não ser simplesmente listados. Uma relação pode ter os respectivos estados: -Indefinido - Definido só em uma direção -- Definido de maneira recíproca ou Simétrico

25 Como elaborar mapas conceituais Mapas conceituais Objetivos didáticos Sustentados por teorias pedagógicas Visam organizar e representar o conhecimento Perspectiva teórica do professor, do aluno, do investigador Estruturado com base em conceitos fundamentais do conhecimento específico

26 Como elaborar mapas conceituais Criação de Mapas conceituais Selecionar perguntas, identificar e listar os conceitos sobre o tópico selecionado do tema Ordenar os conceitos pelo nível mais amplo e geral e mais inclusivo Escolher o par de conceitos principais (gerais e inclusivos) na parte superior do mapa e colocar os subconceitos abaixo de cada um Estabelecer e definir as relações entre os conceitos e subconceitos por meio de cartões, símbolos, linhas, setas, cores frases de ligação Buscar as interconexões entre os conceitos e subconceitos

27 Mapas conceituais Representação cognitiva e lógica, de forma coerente e visual Objetiva formar redes de elementos que estabelecem relações, comunicam ideias complexas Favorecer o ensino, a aprendizagem, a pesquisa e a avaliação Foco: consciência pedagógica, curiosidade, descobertas, dúvidas, mudanças e inovações Técnica didática para identificar relações entre diferentes conceitos em uma área de conhecimento específico Relações estáticas: reduzem a incerteza dos níveis de conexões dos conceitos em uma proposição Concebidos no âmbito de um ideal educativo Facilitar a percepção Favorece a articulação entre teoria e prática Relações dinâmicas: se referem à variações entre os conceitos A serviço do ensino, da aprendizagem, da pesquisa e da avaliação Tipos Lineares, hierárquicos e reticulares Tavares: teia de aranha, fluxograma, entrada e saída, hierárquico. Têm a vantagem de ser organizados como uma representação visual empregada para partilhar significados e mostrar relações entre os conceitos Os conceitos devem estar relacionados entre si, explicando qual a característica da relação entre esses conceitos (Mariott e Torres, 2007) Estabelecer as relações significativas ou de maior hierarquia que vão se entrecruzando ou estruturando com as proposições Estabelecer as relações significativas ou de maior hierarquia que vão se entrecruzando ou estruturando com as proposições


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