A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

  Universidade Aberta do SUS – UNASUS Universidade Federal de Pelotas Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma3 PREVENÇÃO DO CÂNCER.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "  Universidade Aberta do SUS – UNASUS Universidade Federal de Pelotas Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma3 PREVENÇÃO DO CÂNCER."— Transcrição da apresentação:

1   Universidade Aberta do SUS – UNASUS Universidade Federal de Pelotas Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma3 PREVENÇÃO DO CÂNCER DE COLO DE ÚTERO E DE MAMA NA ESF 04 DO MUNICÍPIO DE ITANHÉM-BA ITANHÉM-BA JULIANA SANTOS ACÁCIO

2 INTRODUÇÃO LOCALIZAÇÃO; ÁREA ADSCRITA; EQUIPE DE SAÚDE;
POPULAÇÃO ADSCRITA; ESTRUTURA FÍSICA

3 TEMA: Câncer de colo do útero e de mama.
OBJETIVO GERAL: Melhorar a detecção de câncer de colo do útero e de mama.

4 OBJETIVOS ESPECÍFICOS: Ampliar a cobertura de detecção precoce do câncer de colo e do câncer de mama; Melhorar a adesão das mulheres à realização de exame citopatológico de colo uterino e mamografia; Melhorar a qualidade do atendimento das mulheres que realizam detecção precoce de câncer de colo de útero e de mama na ESF; Melhorar registros das informações; Mapear as mulheres de risco para câncer de colo de útero e de mama; Promoção da saúde; Realizar ações de promoção à saúde e prevenção de doenças nas famílias das mulheres.

5 JUSTIFICATIVA Devido os altos índices de incidência e prevalência da mortalidade por câncer do colo do útero e de mama no Brasil, ações mais efetivas voltadas para a promoção, prevenção, diagnóstico precoce, tratamento, reabilitação e cuidados paliativos devem ser implementadas.

6 METODOLOGIA LOCAL DA INTERVENÇÃO – ESF 04; PERÍODO – 16 semanas;
POPULAÇÃO ALVO: Mulheres de 25 a 69 anos. .

7 AÇÕES Trabalhamos a Saúde da Mulher, levando em consideração a temática do câncer de colo de útero e de mama. . O enfoque gira em torno dos principais fatores que levam a mulher a não realizar a mamografia e o exame preventivo para câncer cérvico- uterino. As açoes foram divididas em quatro eixos:

8 Eixo monitoramento e avaliação
Ações Levantamento do numero total de mulheres de 25 a 64 anos na área. Realização de consultas médicas e de enfermagem voltadas para a saúde da mulher. Eixo organização e gestão de serviço Realização de visitas domiciliares para aconselhamento e educação em saúde; Busca ativa das mulheres faltosas para coleta de papanicolau; Agendamento da coleta do papanicolau a todas as mulheres que nunca realizaram o exame. Eixo engajamento público Realização de grupos de convivência, oficinas e palestras sobre prevenção do câncer do colo do útero e de mama. Sala de espera sobre prevenção do câncer de colo de útero e de mama. Ações educativas na faixa etária de 25 a 64 anos a fim de aumentar a cobertura do papanicolau Eixo prática clínica Capacitação da equipe para o acolhimento humanizado; Reunião de equipe para avaliação dos resultados dos trabalhos.

9 LOGÍSTICA Manual Técnico do Ministério da Saúde.
Planilha eletrônica criada no Excel. 01 computador. Grupo de estudo que acontece mensalmente.

10 RESULTADOS Cobertura de 30%

11 Cobertura de 14% .

12 Cobertura de

13 Cobertura de 100%

14 Cobertura de 97%

15 Cobertura de 19,4%

16 Cobertura de 100%

17 Cobertura de 100%

18 Cobertura de 100%

19 Cobertura de 100%

20 Cobertura de 100%

21 Cobertura de 100%

22 Cobertura de 100%

23 Cobertura de 19,4%

24 Cobertura de 100%

25 Cobertura de 100%

26 Cobertura de 100%

27 Cobertura de 100%

28 Cobertura de 100%

29 Proporção de mulheres entre 25 e 64 anos que receberam orientação
sobre rotinas para detecção precoce de CA de colo. Cobertura de 100%

30 REFLEXÃO CRÍTICA SOBRE O MEU PROCESSO DE APRENDIZAGEM O PAPEL DA ATENÇÃO BÁSICA; TROCA DE EXPERIÊNCIAS; CONQUISTAS; SATISFAÇÃO E RESULTADO.

31 CONCLUSÃO Melhor adesão das mulheres à realização de exame citopatológico e mamografia; Ampliação da cobertura de detecção precoce do câncer de colo e do câncer de mama; Adesão das mulheres as ações do processo de intervenção;

32

33

34 REFERÊNCIAS Saúde et. Al. Estimativa/2008: Incidência de Câncer no Brasil. Rio de Janeiro: Instituto Nacional do Câncer [acessado 2013 Set 06] Disponível em: br Brasil. Ministério da Saúde. Instituto Nacional do Câncer. Falando sobre o câncer do colo do útero. Rio de Janeiro: INCA; 2002 [acesso em 2013 Set 13] Disponível em: BR Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção a Saúde. Instituto Nacional do Câncer. Coordenação de Prevenção e Vigilância. Nomenclatura Brasileira para laudos cervicais e condutas preconizadas: recomendações para profissionais de saúde. 2. Ed. – Rio de Janeiro: INCA,2006 DUNCAN, Bruce B et. Al. Medicina Ambulatorial: Conduta de atenção primaria baseada em evidências, 3º ed ; Porto Alegre: Artemed, 2006 FREITAS, Fernandes et.al. Rotinas em Ginecologia. 5. ed; Porto Alegre: Artmed, 2006 Ministério da Saúde. Brasília, Guia prático do programa de saúde da família.


Carregar ppt "  Universidade Aberta do SUS – UNASUS Universidade Federal de Pelotas Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma3 PREVENÇÃO DO CÂNCER."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google