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Universidade Federal de Santa Catarina Programa de Pós Graduação em Engenharia de Produção Disciplina: Planejamento industrial Prof.: Nelson Casarotto;

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1 Universidade Federal de Santa Catarina Programa de Pós Graduação em Engenharia de Produção Disciplina: Planejamento industrial Prof.: Nelson Casarotto; Dr. Agosto de 2004

2 Francisco Gelinski Neto Idaulo Cunha Paulo Heyse
LAGUNA`S SHRIMP LTDA Projeto De Viabilidade De Viabilidade Técnico Econômico Para Implantação de Unidade de Processamento de Camarão Marinho. Francisco Gelinski Neto Idaulo Cunha Paulo Heyse Agosto de 2004

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4 Objetivos Específicos Análise Estratégica do Negócio.
Laguna´s Shrimp Ltda INTRODUÇÃO Objetivo Geral Estudar a viabilidade da indústrialização do camarão a partir de uma produção local, bem como sua comercialização. Objetivos Específicos Análise Estratégica do Negócio. Determinação do Mix Estratégico. Elaboração do anteprojeto Análise de Viabilidade

5 ANÁLISE ESTRATÉGICA DO NEGÓCIO
Laguna´s Shrimp Ltda ANÁLISE ESTRATÉGICA DO NEGÓCIO Definição do Negócio Serviço global: Atuar no fornecimento de alimentos de origem marinha cultivada. Funções primárias: indústrialização e comercialização camarões marinhos cultivados. Funções comerciais: Atuará apenas no mercado atacadista. Segmento de oferta: Indústria do camarão processado. Produtos: Camarão descascado, embalado e congelado; camarão empanado; camarão com casca congelado e embalado em caixas especiais - (214 ton./mês). Tecnologia: acima da média empregada pelo setor no País.

6 ANÁLISE ESTRATÉGICA DO NEGÓCIO
Laguna´s Shrimp Ltda ANÁLISE ESTRATÉGICA DO NEGÓCIO Definição do Negócio Segmento da demanda: o produto será destinado a empresas importadoras européias e americanas e a redes de supermercados e de restaurantes no mercado nacional. Regionalização: exportação até 80% e mercado interno, em média, 20% Grau de sofisticação do negócio: médio. Porte/tamanho: médio Localização: Laguna – SC – Brasil

7 Equipamentos - Automação crescente – maior produtividade
Laguna´s Shrimp Ltda ANÁLISE AMBIENTAL EXTERNA Tecnológico Equipamentos - Automação crescente – maior produtividade Controles Computadorizados – maior rapidez e qualidade Possibilidade de redução de até 80% da M.O. Inovações desestabilizadoras – Adaptações de outros setores da indústria processamento de alimentos.

8 Governamental – Nacional e internacional
Laguna´s Shrimp Ltda ANÁLISE AMBIENTAL EXTERNA Governamental – Nacional e internacional Fatores que afetam fornecedores; processo beneficiamento e comercialização. Políticas ecológicas – restrições internas e externas Políticas de biosegurança e sanitárias – barreiras não tarifárias e aumento de custos. Políticas de Exportação – incentivos; barreiras tarifárias; acordos bilaterais e com blocos econômicos.

9 Aqüicultura Mundial – Cresce 10% a.a. (base1990).
Laguna´s Shrimp Ltda ANÁLISE AMBIENTAL EXTERNA Econômico Aqüicultura Mundial – Cresce 10% a.a. (base1990). Importações: cresceram 13% a.a. (EUA e UE). Importações camarões (2002) EUA: 500 mil toneladas. UE: 450 mil toneladas. Japão: 250 mil toneladas (2001). Tigres Asiáticos: 200 mil toneladas (2003).

10 Produtores Aqüicultura (2002): China: 310 mil toneladas/ano.
Laguna´s Shrimp Ltda‘O ANÁLISE AMBIENTAL EXTERNA Econômico Produtores Aqüicultura (2002): China: 310 mil toneladas/ano. Tailândia: 260 mil toneladas/ano Consumo mundial: 70% vem do mar; 30% aqüicultura. Futuro: aumento da participação da aqüicultura.

11 Empregos gerados (dir. e indiretos): 70 mil
Laguna´s Shrimp Ltda ANÁLISE AMBIENTAL EXTERNA Econômico Brasil Exportação 2003 – 60 mil toneladas Empregos gerados (dir. e indiretos): 70 mil Evolução das exportações (U$) 1998 – ,00 2001 – ,00 2005* – ,00

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13 Cultural Estilo de vida ANÁLISE AMBIENTAL EXTERNA
Laguna´s Shrimp Ltda ANÁLISE AMBIENTAL EXTERNA Cultural Estilo de vida Aumento do número de casais trabalhando fora; pessoas morando sozinhas (estudantes, idosos, por opção, etc.). Demanda por porções pequenas e/ou semi prontas. Alimentação fora de casa– restaurantes Saúde – demanda por produtos tipo ‘ligth’ e ‘diet’. Natureza – produtos ecologicamente corretos, orgânicos. Lazer – turismo, hotéis e restaurantes.

14 Aumento no numero e diversidade: restaurantes, hotéis.
Laguna´s Shrimp Ltda ANÁLISE AMBIENTAL EXTERNA Demográfico População Tendência a aumentar o numero de pessoas que comem fora ou produtos semi prontos. Aumento da população de idosos. Aumento da escolaridade, nível de informação e renda: produtos mais sofisticados. Serviços Aumento no numero e diversidade: restaurantes, hotéis.

15 Ecológico ANÁLISE AMBIENTAL EXTERNA
Laguna´s Shrimp Ltda ANÁLISE AMBIENTAL EXTERNA Ecológico Sujeito a grandes pressões devido ao seu impacto: Ambiente natural – pesca predatória Cultivado – grandes áreas, água, controle sanitário. Expansão do fornecimento – ambientalmente complexa. Processamento – resíduos sólidos e líquidos.

16 Análise da indústria ANÁLISE AMBIENTAL EXTERNA Internacional
Laguna´s Shrimp Ltda ANÁLISE AMBIENTAL EXTERNA Análise da indústria Internacional Principais concorrentes: China, Tailândia, Vietnã, Índia, Indonésia e Bangladesh. Distribuição: cartel de importadores sob a bandeira da Uener Barry . Nacional Concorrentes: Nordeste com 95% da produção – 86 mil toneladas (2003)

17 Análise da indústria ANÁLISE AMBIENTAL EXTERNA Regional
Laguna´s Shrimp Ltda ANÁLISE AMBIENTAL EXTERNA Análise da indústria Regional Principais concorrentes: Empresa de Pescados Leardini, em Itajaí; Empresa de Pescados Palhoça, em Palhoça; Pioneira da Costa Pescados, em Florianópolis; Pescados Chico, em Governador Celso Ramos Absorvem 50% da produção local de camarões. Fornecedores: 90% localizados na região de Laguna

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19 Desenvolvimento e crescimento
Laguna´s Shrimp Ltda ANÁLISE AMBIENTAL EXTERNA Análise da indústria Custos/Distribuição Matéria-prima: mais baixo que os concorrentes Transporte Internacional: Mais alto. Beneficiamento: intensivo em M.O. Desenvolvimento e crescimento Internamente: limitado pela renda. Externamente: 16 % EUA – UE 13% a.a.

20 Análise da indústria Ciclo de vida Tecnologia
Laguna´s Shrimp Ltda ANÁLISE AMBIENTAL EXTERNA Análise da indústria Ciclo de vida Em fase de crescimento. Incorporação de novas tecnologias. Tecnologia Baixos níveis de automação Baixa qualidade organoléptica

21 Análise da indústria Infraestrutura Cooperação
Laguna´s Shrimp Ltda ANÁLISE AMBIENTAL EXTERNA Análise da indústria Infraestrutura Portos: Imbituba, Itajaí, São Francisco. Rodovias: precárias Energia; água: adequadas. Cooperação Entidades de apoio: UFSC, UNISUL, EPAGRI, ABCC Beneficiadores/exportadores: baixa

22 Análise da competitividade Entrantes potenciais
Laguna´s Shrimp Ltda ANÁLISE AMBIENTAL EXTERNA Análise da competitividade Entrantes potenciais Não existem solicitações de financiamento encaminhada aos agentes financiadores. Não se detectou intenções no mercado. Tailândia apresenta uma tendência de ampliar seu parque exportador para produtos com valor agregado. A Indonésia pretende aumentar sua área de produção em hectares, em 2005.

23 Análise da competitividade Produtos substitutos:
Laguna´s Shrimp Ltda ANÁLISE AMBIENTAL EXTERNA Análise da competitividade Produtos substitutos: Frutos do mar em geral. Preferências pessoais e preço. Poder dos clientes: Cartel Internacional Poder dos fornecedores: Organizados em associações. Venda de forma relativamente organizada.

24 Empresa projetada. ANÁLISE AMBIENTAL INTERNA
Laguna´s Shrimp Ltda ANÁLISE AMBIENTAL INTERNA Empresa projetada. Barreira a entrada de novos competidores: Escala de operação, bem como a sua especialização e produtos com alto valor agregado. Automatização dos processos: custos unitários de produção menores que o da concorrência. Produtos concorrentes/substitutos: Reduzir impacto com produtos com alta qualidade de apresentação e embalagens com volumes que atendem as tendências atuais de mercado.

25 Empresa projetada. ANÁLISE AMBIENTAL INTERNA Relação com clientes:
Laguna´s Shrimp Ltda ANÁLISE AMBIENTAL INTERNA Empresa projetada. Relação com clientes: Produtos projetados de acordo com especificações internacionais. Relação com fornecedores: Buscar regularidade via parceria e política de preços com produtores de camarão. Relação com competidores: Espaço para cooperar em relação a políticas de exportação, comercialização, meio ambiente.

26 1. Estratégia de penetração de mercado:
Laguna´s Shrimp Ltda MIX ESTRATÉGICO 1. Estratégia de penetração de mercado: Via agregação de valor: redução de custos, produtos práticos, atrativos em sua apresentação, pequenos volumes, com muita informação, apoiado por selos ambientais e sociais. 2. Estratégia de Monitoramento: Via instituições de apoio 1) acompanhamento da evolução tecnológica do setor. 2) mudanças na legislação nacional e internacional (ambiental, tributária, etc); 3) acompanhamento das tendências de mercado (oferta, demanda, hábitos de consumo).

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28 4. Estratégia distribuição:
Laguna´s Shrimp Ltda MIX ESTRATÉGICO 3. Sócio ambiental: Adequação de seus processos a padrões ecologicamente corretos, com tratamento de efluentes a aproveitamento comercial de rejeitos (produtos medicinais, e temperos, por exemplo.) 4. Estratégia distribuição: Monitorar e alinhar-se com as exigências da rede internacional que comanda o setor de exportação. Atender redes de supermercados e hotéis e estar atendo ao consumidor final. Atuar na organização dos exportadores.

29 5. Estratégia Tecnológica:
Laguna´s Shrimp Ltda MIX ESTRATÉGICO 5. Estratégia Tecnológica: Incorporar o máximo de automação, para reduzir custos e aumentar qualidade. 6. Estratégia com fornecedores: Buscar parceria com associações de produtores de camarão, beneficiando e armazenado parte de sua produção.

30 7. Estratégias de produto:
Laguna´s Shrimp Ltda MIX ESTRATÉGICO 7. Estratégias de produto: Devem apresentar atributos de qualidade, uniformidade, regularidade, confiabilidade de oferta. Pequenas porções, boa apresentação – supermercados Porções maiores – Restaurantes e Hotéis

31 NÚMEROS DO PROJETO Investimento Total = R$ ,00 Total custos/mês R$ ,59 Quantidades Kg/mês Custo/Kg (Em reais) ,99

32 PREÇO MÉDIO DE VENDA Quantidade produzida 214.000 Kg/Mês
Preço de venda R$ 16,15/Kg * preço médio ponderado,  

33 VENDAS TOTAIS PREVISTAS = RECEITA = R$3.416.000,00
Faturamento anual = R$ ,00 

34 Avaliação:Considerando meramente os indicadores apresentados, é inegável a viabilidade econômica do empreendimento da forma como está proposta. A TIR supera em muito a TMA, bem como o VPL é positivo. Saliente-se que não foram previstos valores de pró-labore e nem está suficientemente exaustiva a lista de equipamentos e custos desta proposição. Além disto, não foram incluídas as cada vez mais necessárias medidas de proteção ambiental. Ou seja, não foram incluídos cálculos de custos relativos a tratametnos de efluentes e reaproveitameto de águas.

35 Laguna´s Shrimp Ltda CAMARÕES

36 MAQUINÁRIO PARA SELEÇÃO
Laguna´s Shrimp Ltda MAQUINÁRIO PARA SELEÇÃO

37 Laguna´s Shrimp Ltda PROCESSO DE SELEÇÃO

38 MAQUINÁRIO PARA SELEÇÃO
Laguna´s Shrimp Ltda MAQUINÁRIO PARA SELEÇÃO

39 MAQUINÁRIO PARA DESCASCAMENTO
Laguna´s Shrimp Ltda MAQUINÁRIO PARA DESCASCAMENTO

40 Laguna´s Shrimp Ltda CAMARÃO BENEFICIADO

41 Laguna´s Shrimp Ltda PRODUTO BENEFICIADO


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