Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouRenato Araújo Teixeira Renato Alterado mais de 5 anos atrás
1
TEORIAS DA EDUCAÇÃO Prof. Dr. Renato Araújo Teixeira (renato.teixeira@ifg.edu.br)
2
1. P ARA QUE SERVE EDUCAÇÃO ? O desenvolvimento da educação está ligado ao desenvolvimento da própria sociedade “ninguém escapa da educação”; A educação é um processo da constituição humana que produz sentidos e cria significados de ser e estar no mundo “a educação serve como humanização”. Sociedade Cultura Educação
3
2. O QUE É UMA TEORIA ? É um sistema consistente formado por observações, ideias, axiomas, postulados constituindo no seu todo um conjunto que tenta explicar determinados fenômenos; Conjunto de ideias e/ou conceitos de um determinado tema (educação) no qual procura transmitir uma noção geral de alguns aspectos da realidade; A Teoria é um corpo conceitual bem estruturado dentro de um sistema lógico, e capaz de atingir um alto nível de abrangência para os fenômenos que pretende explicar, bem como para suas exceções. O poder explicativo de uma teoria vem da sua capacidade de tratar um diversificado número de fenômenos por meio de um pequeno número de hipóteses fundamentais.
4
3. O QUE É UMA TEORIA DA EDUCAÇÃO ? É a ciência que estuda a possibilidade, o valor e os limites da educação como processo de aperfeiçoamento e de libertação do homem; São constitutivas das pessoas e de sua forma de ser e estar no mundo. As teorias poder em: a) nível da filosofia – compreender o fenômeno educativo; b) nível sociológico – sistematizar os conhecimentos disponíveis; c) nível pedagógico – o modo como é organizado e realizado o ato educativo.
5
4. O QUE É UMA TEORIA DA EDUCAÇÃO ? É uma resposta às necessidades de complexificação das sociedades contemporâneas, resultantes das demandas da industrialização e da urbanização; Tendências e concepções pedagógicas ao longo da história; Estudo das perspectivas de formação e de atuação dos profissionais de educação; Compreender as funções da escola e atuação docente; Reconhecer as teorias da educação como campo do conhecimento; Reflexão para responder no caderno: Por que teoria (s) no plural?
6
5. E DUCAÇÃO NO B RASIL Período Jesuítico (1549-1759); Período Pombalino (1760-1808); Período Joanino (1808-1821); Período Imperial (1822-1888); Período da I República (1889-1929); Período da Nova República (1946-1963); Período Regime Militar (1964-1985); Período da Abertura Política (1986-2003).
7
6. O PROFESSOR E A CULTURA O professor seria a pessoa que faz parte da interação com os padrões sociais que tem o seu meio e das mediações por ele propiciada. O indivíduo existe na relação com os outros, que se ligam numa pluralidade, configurando algo novo: a sociedade; As atividades humanas são desenvolvidas no processo de interação social, que inclui a família e a escola, entre outros espaços educativos.
8
HistóriaCulturaOutroIndivíduoSociedade Papel da escola é ser um espaço institucional vinculado ao objetivo de difusão dos conhecimentos sistematizados, apesar que a educação está em casa, na rua, na igreja ou na escola (pedaços da vida) para aprender, para ensinar, para aprender-e-ensinar.
9
7. A ESCOLA E A PEDAGOGIA Pedagogia é o modo de operar, de realizar o ato educativo; Escola do silêncio (pessoas apáticas, tábulas rasas”, receptores de conhecimento); Escola do diálogo (lugar onde todos são reconhecidos na sua singularidade); Escola enquanto rito de passagem para a escolarização; Professor sujeito provocador de desafios;
10
6. TRABALHO EM GRUPO Grupo: 04 alunos para apresentação oral na próxima aula Tema: escolher um tipo de teoria educacional brasileira Metodologia: a) dizer como surgiu, b) o que estuda (objeto), c) sua importância para a educação e para as práticas pedagógicas, d) como a escola poderia funcionava com essa teoria educacional. Forma de apresentação: 12 minutos para cada grupo, podendo usar ilustrações com cartolinas ou Datashow. Valor: 2,0 pontos.
11
OBRIGADO PELA ATENÇÃO! 11
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.