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Professor : Paulo Roberto Pimenta. Introdução O propósito do marketing e satisfazer as necessidades e desejos dos clientes-alvo Dessa forma, a análise.

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1 Professor : Paulo Roberto Pimenta

2 Introdução O propósito do marketing e satisfazer as necessidades e desejos dos clientes-alvo Dessa forma, a análise do comportamento do consumidor visa identificar como pessoas, grupos e organizações selecionam, compram, usam e descartam artigos, serviços, idéias ou experiências para satisfazer suas necessidades e desejos

3 interdisciplinar Comportamento do consumidor é uma matéria interdisciplinar de marketing que lida com diversas áreas de conhecimento como economia, psicologia, antropologia, sociologia e comunicação.

4 Busca de informações Uma das mais importantes fontes de informação dos produtos e serviços existentes no mercado é a propaganda Fontes internas( memória, experiências) Vendedores de lojas, propagandas e materiais promocionais no ponto-de-venda, folhetos, amigos, conhecidos, redes sociais

5 Busca de informações Diferenças no grau de pesquisa em função do processo de decisão de compras

6 Modelo de comportamento do consumidor O comportamento do comprador pode ser visto como um processo de estímulo e resposta A tarefa do profissional de marketing é entender o que acontece com o consumidor entre o estímulo externo e a decisão de compra

7 AVALIAÇÃO DE ALTERNATIVAS Um cliente avalia de acordo com: Atributos do produto Marcas Experiência Influência da situação Semelhanças das ofertas Motivação Envolvimento Conhecimento

8 DECISÃO DE COMPRA Fatores que atrasam a decisão de compra: Pressão do tempo (muito ocupado para dedicar tempo) Necessidade de mais informações Falta de condições para comprar Incertezas da necessidade do item Riscos social e psicológicos altos se decidisse errado

9 Modelo de Estímulo e Resposta Processo de decisão do comprador Reconhecimento de problemas Busca de informações Avaliação de alternativas Decisão de compra Comportamento após a compra Outros estímulos Econômico Tecnológico Político Cultural Características do comprador Culturais Sociais Pessoais Pscológicas Decisões do comprador Escolha do produto Escolha da marca Escolha do revendedor Freqüência de compra Montante de compra Estímulos de Marketing Produto Preço Praça Promoção

10 Principais fatores que influenciam a compra O comportamento de compra do consumidor é influenciado por: Fatores culturais Fatores sociais Fatores pessoais Fatores psicológicos

11 COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR Fatores que influenciam o comportamento COMPRADOR Fatores Psicológicos  Motivação  Percepção  Aprendizagem  Crenças e atitudes Fatores Pessoais  Idade e estágio de ciclo de vida  Ocupação  Condições econômicas  Estilo de vida  Personalidade e auto conceito Fatores Sociais  Grupos de referência  Família  Papéis e posições sociais Fatores Culturais  Cultura  Subcultura Classe social

12 COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR - DEFINIÇÕES - GRUPOS DE REFERÊNCIA – compreendem todos os grupos que têm influência direta (face-a-face/GRUPOS DE AFINIDADE) ou indireta sobre as atitudes ou comportamento da pessoa. ESTILO DE VIDA – padrão de vida expresso em atividades, interesses e opiniões. Retrata a “pessoa por inteiro” interagindo com seu ambiente. PERSONALIDADE – conjunto de características psicológicas distintas de uma pessoa que levam a respostas conscientes e duradouras em seu ambiente. PERCEPÇÃO – processo pelo qual uma pessoa seleciona, organiza e interpreta as informações para criar um quadro significativo do mundo. APRENDIZAGEM – envolve as mudanças no comportamento de um indivíduo decorrentes da experiência. ATITUDE – resistência de uma pessoa às avaliações favoráveis e desfavoráveis, aos sentimentos emocionais e às tendências de ação em relação a algum objeto ou idéia.

13 Cultura Fatores Culturais Subcultura Classe social Comprador

14 Principais fatores que influenciam a compra Culturais Cultura: é o principal determinante do comportamento e do desejo da pessoa Subculturas: cada cultura é constituída por subculturas, que fornecem identificação e socialização mais específica a seus membros Ex: - Religião - Grupos raciais - Regiões geográficas

15 Fatores Sociais Grupos de referência Papéis e Status Família

16 Principais fatores que influenciam a compra Classe sociais: são divisões relativamente homogêneas e duradouras de uma sociedade Ex: - Renda - Grau de instrução - Área de residência

17 CLASSES SOCIOECONÔMICAS Permite agrupar as pessoas em estratos que combinam fatores como ocupação, educação, riqueza e renda. As pessoas de uma mesma classe mostram preferências semelhantes de marca e produtos em áreas como alimentos, higiene e limpeza, vestuário, atividades de lazer e automóveis e têm padrões de compra próprios.

18 Principais fatores que influenciam a compra Fatores sociais O comportamento do consumidor pode também ser influenciado por: Grupos de referência: são aqueles que exercem influência direta ou indireta sobre as atitudes ou comportamento em outra pessoa. Ex: - Família - Amigos - Vizinhos - Grupos religiosos - Grupos profissionais

19 Principais fatores que influenciam a compra Papeis e status Papel consiste nas atividades que uma pessoa deve desempenhar. Cada papel carrega um status As pessoas escolhem produtos que comunicam seus papéis e seu status na sociedade. Ex: Presidentes de empresas dirigem carros luxuosos Advogados usam ternos caros

20 Grupo de referência Formado por pessoas que mantêm uma relação de interdependência, na qual o comportamento de cada membro influencia o comportamento de cada um dos outros. Partilham as mesmas crenças, valores e desejos em relação ao comportamento de compra.  Na infância - a família  Mais tarde - colegas, parentes e outros grupos  Adultos - colegas de faculdade de trabalho, clube, etc.

21 Fatores Pessoais Idade e estágio no ciclo da vida Idade e estágio no ciclo da vida Estilo de vida Ocupação e circunstâncias econômicas Ocupação e circunstâncias econômicas Personalidade e auto-imagem Personalidade e auto-imagem COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR FATORES PESSOAIS

22 Principais fatores que influenciam a compra Fatores pessoais Os principais fatores pessoais que influenciam a decisão de compra são: Idade e estágio do ciclo de vida: cada etapa de vida gera um tipo de interesse por determinado produto Ocupação: a ocupação do indivíduo influencia na escolha do produto Estilo de vida: expressado por atividades, interesses e opiniões Personalidade: descrita em termos de autoconfiança, submissão, sociabilidade etc

23 O Idoso Os brasileiros de 60 anos ou mais chegam a 15 milhões, representando cerca de 8% da população. Os idosos se apegam mais a seus antigos costumes em vez de trocá- los por novos. A idade não apaga as diferenças sociais, culturais, geográficas, etc, Tendem a manter-se fiéis aos produtos e serviços de outras fases da vida.

24 Fatores Psicológicos Percepção Aprendizagem Crenças e atitudes Crenças e atitudes Motivação

25 Principais fatores que influenciam a compra Fatores psicológicos Motivação: é uma necessidade que é suficientemente importante para levar a pessoa a agir Percepção: é o processo por meio do qual uma pessoa seleciona, organiza e interpreta as informações recebidas para criar uma imagem significativa

26 Principais fatores que influenciam a compra Aprendizagem Envolve mudanças no comportamento de uma pessoa surgida da experiência. Pode ser produzida por meio da interação de impulsos, estímulos, sinais e respostas Impulso é um forte estímulo interno que impele a ação Os profissionais de marketing utilizam essa teoria para criar demanda para um produto associando-o a forte impulsos, usando sinais motivadores e fornecendo reforço positivo

27 Principais fatores que influenciam a compra Crença É o pensamento descritivo que uma pessoa mantém a respeito de alguma coisa. Ex: conhecimento, opinião ou fé Essas crenças estabelecem imagens de marcas e produtos, que levam as pessoas a agirem de acordo com elas Atitudes Corresponde a avaliações, sentimentos e tendências de ação duradouros, favoráveis ou não, a algum objeto ou ideia

28 Hierarquia de Necessidades de Maslow

29 Processo de decisão de compra O papel do marketing no processo de compra é: Identificar as influências que existem sobre as decisões de compra dos consumidores, bem como identificar quais as pessoas que os ajudam a tomar a decisão de compra O marketing deve dirigir campanhas direcionadas a cada tipo de pessoa influenciadora (mercado alvo)

30 Processo de decisão de compra Papéis do comprador: Iniciador: pessoa que sugere a idéia de comprar um produto ou serviço Influenciador: pessoa cujo ponto de vista ou conselho influencia na decisão Decisor: pessoa que decide sobre quaisquer componentes de uma decisão de, o que,como e onde comprar Comprador: pessoa que efetivamente realiza a compra Usuário: pessoa que consome ou usa o produto ou serviço

31 As Etapas do Processo de Decisão de Compora Reconhecimento do problema Busca de informações Avaliação de alternativas Decisão de compra Comportamento pós-compra

32 DECISÕES DE COMPRA Razões de desistência Decisão por outra proposta Disponibilidade de tempo para procurar mais Não foi mais necessário Encontrou oferta com preço menor Cansado de continuar o processo

33 Pós Compra Depois da compra, os consumidores tendem a se sentir um pouco desconfortáveis acerca de sua decisão. Os clientes entram em certo estado de ansiedade, uma vez que não têm certeza se fizeram a opção certa ou não. Este estado é chamado de “dissonância cognitiva “.

34 DISSONÂNCIA COGNITIVA Quando o cliente está dissonante, ele apresenta os seguintes comportamentos de compra: 1.Procura informações que reforçam a decisão 2.Percebe mais as informações que reforçam a decisão 3.Evita os aspectos negativos da decisão e reforça os positivos.

35 ATIVIDADE Responder o questionário, pode ser feito em Grupo de até 03 pessoas


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