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Ideias pedagógicas no Brasil : In: SAVIANI, D. (xx)

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Apresentação em tema: "Ideias pedagógicas no Brasil : In: SAVIANI, D. (xx)"— Transcrição da apresentação:

1 Ideias pedagógicas no Brasil : 1759 -1932 In: SAVIANI, D. (xx)

2 Pedagogia pombalina (1759 – 1827) Orientação que se imprimiu ao ensino no Brasil (e em Portugal) com a promulgação, em 1759, das “reformas pombalinas de instrução pública”, decretadas pelo Marquês de Pombal, então primeiro ministro do Rei de Portugal. Caracterizam-se por se contrapor ao predomínio das ideias religiosas e, com base nas ideias laicas inspiradas no iluminismo, instituíam o privilégio do Estado em matérias de instrução. A sistemática pedagógica era das “aulas régias”, ou seja, disciplinas avulsas ministradas por um professor nomeado e pago pela coroa portuguesa com recurso do “subsídio da Coroa a partir de 1722. As aulas régias perduraram no Brasil até 1834.

3 Pedagogia pombalina (1759 – 1827) A sistemática pedagógica era das “aulas régias”, ou seja, disciplinas avulsas ministradas por um professor nomeado e pago pela coroa portuguesa com recurso do “subsídio da Coroa a partir de 1722. As aulas régias perduraram no Brasil até 1834. Características Básicas Das Reforma Pombalinas Estatização e secularização da administração do ensino Estatização e secularização do magistério Estatização e secularização do conteúdo do ensino Estatização e secularização da estrutura organizacional dos estudos Estatização e secularização dos estudos superiores

4 Pedagogias Leigas(1827-1832) Lei de 15 de outubro de 1827 _ determinava a criação de Escol de Primeiras Letras. Visando acesso ao ler, escrever e contar, mas alguns rudimentos do saber considerados indispensáveis para adentrar a modernidade Método Mútuo (Lancaster) os alunos da escola eram divididos em grupos e ficavam sobre a coordenação de um professor apoiado por alunos mais adiantados encarregados de instruir os colegas e estabelecer o controle a partir de ensinamento do professor disponibilizados horas antes

5 Reforma republicana de 1890 A Reforma de Benjamim Constant surge para romper com o modelo educacional da Colônia e impõe os princípios do positivismo no Brasil. A principal marca foi a implantação do um ensino seriado, obrigatório e gratuito. Caetano dos Campos investe nas Escolas Normais, inspirando-se na experiência da Alemanha, Estados Unidos e Suíça, adaptando-as ao Brasil

6 Reforma paulista de 1892 Lei nº 88 de1892: institui a reforma geral da instrução pública paulista. Surgem os GRUPOS ESCOLARES, que vão reunir na sua estrutura física escolas de diferentes níveis. Vai possuir um diretor e tantos professores quantas escolas tivessem sido reunidas para compô-lo.


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